TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS Processos Gerais - Etapa 1

Dissertações: ATPS Processos Gerais - Etapa 1. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/9/2013  •  714 Palavras (3 Páginas)  •  447 Visualizações

Página 1 de 3

Processos Gerenciais - Etapa 1

Aula-tema: Processo Administrativo: Planejamento da ação empresarial.

Objetivo

Compreender o planejamento como uma das principais funções das administração.

Introdução

Planejamento é um processo que consiste em um conjunto de ações para realização de um objetivo, antes deste se tornar realidade é necessário que haja um projeto, facilitando a escolha de decisões e avaliação de todos possíveis caminhos, também é uma forma para obversar futuros erros que talvez apareçam, com o planejamento é menos provável que aconteça tais erros durante a realização do projeto. Sendo assim, podemos dizer que o planejamento é o lado racional do objetivo final.

Desenvolvimento

O professor Roberto Shinyashiki destaca em seu artigo que um futuro é consequência do presente, e que esse futuro não é daqui a 10 anos, mas sim amanhã. Os empresários de visão vivem isso melhor do que ninguém, pois travam batalhas paralelas entre o presente e o futuro. Já segundo o Professor Paulo Barreto, observamos que mundo evolui cada vez mais e esse profissional evolui juntamente, pois planeja mais, em menos tempo, com menos custos e mais lucros.

Tipos de planejamento

Através dos níveis hierárquicos, formam-se três tipos de planejamento, sendo eles, planejamento estratégico, tático e operacional.

Planejamento Estratégico: Este tipo de planejamento considera a empresa como um todo, envolvendo a visão geral da mesma, e é elaborado pelo nível hierárquico mais alto da companhia, normalmente propõem uma direção para o futuro da empresa. Os planos estratégicos dizem sobre a adaptação da empresa e as mudanças que ocorrem no ambiente, este é um planejamento a longo prazo.

Planejamento Tático: Já planejamento o tático tem atuação na área funcional da empresa, e é elaborado pela gerencia intermediária (média) da mesma, este tipo de planejamento possui um detalhamento maior na formação dos planos e cobrem um objetivos a médio prazo, o plano tático deve estar alinhado com o plano estratégico.

Planejamento Operacional: Após os planos táticos são desenvolvidos os planos operacionais, o planejamento operacional é ainda mais detalhado que o planejamento tático, também é mais objetivo e racional, é elaborado pelo setor operacional da empresa, abortando todos os setores operacionais da empresa. Este tipo de planejamento cuida das questões de como as atividades vão ser feitas e como colocar em pratica as ideias discutidas nos outros tipos de planejamento, visando as atividades cotidianas da empresa, sendo assim é um planejamento de curto prazo.

Dentro do planejamento operacional encontramos determinados planos envolvidos, e estes são:

 Procedimentos, que são as etapas que devem ser seguidas para a execução de um plano, é fundamental que todas as rotinas da empresa tenham procedimentos a serem seguidos por todos, pois facilita a pratica de novos planos e também o aprendizado de todo colaborador.

 Orçamentos, este plano está relacionado ao uso do dinheiro em um determinado

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com