TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

QUÍMICA APLICADA AO ENSINO MÉDIO

Por:   •  31/3/2019  •  Resenha  •  627 Palavras (3 Páginas)  •  230 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL

QUÍMICA APLICADA AO ENSINO MÉDIO

Profª Maria Alice Reis Pacheco

Ana Júlia Gomes Donada

Síntese de Capítulos

1 A aula operatória e a visão universal da Ciência

Esta consiste na discussão acerca da universalidade do pensar, que é trazer de volta a busca pela emancipação do educando, da motivação para a investigação e construção do conhecimento, que vem sendo abandonada devido a utilização do sistema conteudista que hoje é conhecido. Esse sistema conteudista e tradicional força o professor a ser um simples repetidor de teorias e, por consequência estas ficam perdidas e sem sentido ao olhar do educando.

Em linhas gerais formação global é a possibilidade de relacionar a ciência que se é estudada com a ética, moral e valores que são vivenciados na sociedade civil. A formação global do aluno ocorrerá à medida que este conseguir apresentar cada conceito a partir de uma construção em etapas, ou seja, de um caminho dialético, desde o estudo da formação histórica até a crítica e suas consequências no quotidiano da sociedade. Esse método de formação global atende ao desejo de grande parte dos alunos, que é a construção de um significado para cada conteúdo que é estudado.

O trabalho principal de um educador é auxiliar o jovem aluno a criar autonomia e a construir um conhecimento e um pensamento crítico acerca da realidade em que este está inserido, tornando-o um cidadão integrante do mundo. O professor e o aluno devem trabalhar juntos na busca da construção do conhecimento.

Nenhuma ciência surgiu do vazio, todas passaram por grandes estudos, pesquisas e construções para hoje chegarmos ao que conhecemos. Com base nisto, nenhuma ideia deve estar desassociada da contextualização com o real.

2 A aula operatória e a visão de transitoriedade da Ciência

Tem-se incutido no consciente de cada pessoa que professor é aquele que de tudo sabe e não erra, ou não pode errar. Hoje esse pensamento ainda é muito comum, quando erros ocorrem por parte do professor, são levantados questionamentos e críticas por parte dos alunos, e estes “problemas” devem ser tratados como objeto de reflexão por parte do educando, trazendo para sala de aula conceitos de humildade e valores.

Um dos principais e melhores meios da construção do conhecimento é a aprendizagem a partir do erro. O erro se torna operativo quando o aluno, em conjunto com o professor, consegue impor ao erro um papel de experiência, tendo assim um caráter dialético onde, de um lado é arruinador e ao mesmo tempo educador.

A concepção de aula operatória nos dirige para o conceito de transitoriedade e relatividade das verdades científicas, que devem ser trabalhadas com o educando. Sabe-se que a ciência está em desenvolvimento e diante disto não pode ser descartado margens de erro, e estes erros devem sempre ser trabalhados na vida de qualquer indivíduo.

Satisfeita é àquela aula onde o professor é capaz de dar ao aluno o poder da dúvida e este se sinta motivado a saná-la e a pesquisar cada vez mais, e sozinhos conseguirem formular suas próprias ideias e conclusões.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (35.1 Kb)   docx (8.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com