TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Quimica - Tecnologia e Sociedade

Por:   •  19/11/2018  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.035 Palavras (5 Páginas)  •  233 Visualizações

Página 1 de 5

Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Paulino de Brito.

Professor: Souza.

Aluno: Humberto Felipe.

Turma: 3.102J.

Trabalho de Química

Pesquisa

Tema: Química, tecnologia e sociedade.

O mundo passa constantemente por transformações e muitas delas em uma velocidade tão grande que mal conseguimos acompanhar e avaliar como elas refletem na nossa sociedade.

O desenvolvimento tecnológico, aliado ao desenvolvimento científico, tem sido o responsável por muitas dessas mudanças, é visto pela maioria das pessoas como um fenômeno que não só constitui avanço para sociedade, mas também que determina suas condições de evolução e progresso. Porém, diante dessa evolução, não se tem dado conta de analisar e refletir em que circunstâncias os artefatos científico-tecnológicos estão sendo produzidos. Não questionamos as repercussões que são trazidas para a sociedade.

Ainda que reconheçamos que existe a necessidade de debates críticos sobre o uso da ciência e da tecnologia, percebemos que tanto na sociedade como no ambiente escolar esses debates não tem muito espaço para acontecerem.

É muito importante que a sociedade em geral desperte para poder criar alternativas que possam desenvolver o senso crítico nas pessoas.

O enfoque Ciência Tecnologia Sociedade (CTS) surgiu como uma abordagem que levasse as pessoas a refletirem sobre as questões do agravamento dos problemas ambientais e diante de discussões sobre a natureza do conhecimento científico e seu papel na sociedade. Cresceu no mundo inteiro um movimento de crítica ao modelo de desenvolvimento científico e tecnológico que passou a refletir sobre as relações entre ciência, tecnologia e sociedade (CTS). A partir da década de 70, esse movimento levou a proposição de novos currículos de ensino de ciências que buscaram incorporar os conteúdos de CTS, em suas matrizes curriculares. Um currículo em que os conteúdos ligados a ciência e a tecnologia, são propostos e analisados de acordo com o momento socioeconômico, histórico, ético e político em que ocorreu. São centrados na explicação científica, planejamento tecnológico e solução de problemas, e tomada de decisão sobre temas práticos de importância social.

Tudo o que nos cerca possui algum princípio químico, desde medicamentos até as roupas que vestimos. Por mais que todos esses produtos que consumimos tragam comodidade, em contrapartida, suas produções podem causar poluição ao ambiente e consequentemente prejudicar a saúde humana.

Por muitos anos, a química foi vista com maus olhos, principalmente porque a indústria química não tinha como preocupação o planejamento e o cuidado com os desperdícios e resíduos, provocando também acidentes e desastres.

Contudo, desde o início dos anos de 1990, a área da Química denominada Química Verde (QV), vem desenvolvendo estudos no sentido de evitar ou minimizar os impactos causados à saúde humana e ao ambiente, com objetivo de desenvolver estudos e ações científicas e ou processos industriais ecologicamente corretos, podendo conceituá-la como tecnologia limpa.

Com base na evolução e crescimento do conhecimento científico e tecnológico é que ao longo dos últimos anos governantes, a sociedade científica e as indústrias foram percebendo a necessidade de tentar combater esses impactos negativos.

A mídia constantemente expõe a química como perigosa ao meio ambiente e a responsável pela poluição ambiental. Nesse tipo de divulgação, a química acaba sendo vista como aquela que contribui para desenvolvimento tecnológico, mas não se preocupa com meio ambiente e a saúde humana. Assim, é importante que se explore o conceito de Química Verde, pois, ainda que seja relativamente recente, desde os anos de 1990 quando a Agência Norte Americana, nos Estados Unidos levantou a missão de proteger o meio ambiente e a saúde humana é que este conceito começou a ser debatido mundialmente, e a química tem envidado esforços para mudar essa realidade, recuperando aos poucos sua imagem.

A disciplina de Química, para uma considerável parcela de estudantes, é encarada como uma barreira seja porque muitas vezes é ministrada fora de seu contexto social, histórico e/ou tecnológico, de maneira que distancia os conteúdos da realidade dos estudantes, dificultando o processo ensino/aprendizagem já que os alunos não conseguem aplicar seus conhecimentos químicos no cotidiano; seja porque há muito tempo a química é vista como responsável pelos problemas ambientais causados pela utilização indiscriminada de produtos químicos industriais, assim como pelo despejo inadequado de produtos químicos utilizados em nossas residências, afetando um rio perto de nossas casas, um bairro, uma cidade, uma população.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)   pdf (83.5 Kb)   docx (12.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com