TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Química Através da Água

Por:   •  29/11/2021  •  Trabalho acadêmico  •  11.815 Palavras (48 Páginas)  •  69 Visualizações

Página 1 de 48

[pic 1]

Profº José Carlos Alvares

Ciclo da Água

Através do conhecimento do ciclo da água, podemos compreender uma série de conceitos importantes dentro do estudo da Química.

A ilustração a seguir, mostra esquematicamente o ciclo da água.

[pic 2]

Como podemos observar na figura acima, a evaporação da água forma massas de ar úmido que, quando resfriadas, formam as nuvens. A água então volta à terra na forma de chuva, alimentando as fontes subterrâneas de água (lençóis freáticos), rios, lagos, etc. antes de evaporar novamente, fechando o ciclo.

A água da chuva, ao penetrar no solo, dissolve os sais presentes nas rochas, carregando-os até o mar. Esses sais permanecem dissolvidos na água do mar tornando-a salgada.

A água, quando cai sob a forma de chuva, dissolve os gases presentes no ar atmosférico: oxigênio (O2), nitrogênio (N2) e também o gás carbônico (CO2). Este ao se dissolver na água da chuva, forma o ácido carbônico (H2CO3). Assim, toda chuva é ligeiramente ácida, pois o ácido carbônico é um ácido fraco.

                               CO2    +    H2O                      H2CO3[pic 3]

 Nas regiões onde o ar é poluído, existem outras substâncias, como óxidos de enxofre e óxidos de nitrogênio, que também se combinam com a água, formando outros ácidos mais fortes e tornando a chuva muito mais ácida . Nesse caso, ela é chamada de chuva ácida.

Chuva ácida provocada pelos óxidos de enxofre

Uma das principais impurezas que existem nos derivados de petróleo (gasolina, óleo diesel) e no carvão mineral é o enxofre (S).

Quando esses combustíveis são utilizados, a queima do enxofre produz o dióxido de enxofre (SO2), um óxido ácido de cheiro muito forte e irritante.

                                         S      +     O2                          SO2  [pic 4]

                                 

Na atmosfera, o SO2 reage com o oxigênio (O2) e se transforma lentamente no trióxido de enxofre (SO3), outro óxido ácido. Embora essa reação seja difícil, ela é acelerada pela presença de poeira na atmosfera e da radiação ultravioleta do sol. O SO3 formado reage com a água da chuva, produzindo ácido sulfúrico (H2SO4), que é um ácido forte.

[pic 5]

                 2 SO2     +     O2                            2 SO3              [pic 6]

                    SO3     +     H2O                         H2SO4[pic 7]

Chuva ácida provocada pelos óxidos de nitrogênio

No motor dos automóveis ocorre a entrada de ar, cujo oxigênio (O2) é necessário à combustão (queima). Junto com esse O2, entram os outros componentes do ar, que não deveriam, em princípio, tomar parte de reações químicas dentro do motor. No entanto, devido à alta temperatura interna do motor, ocorre a reação entre o gás nitrogênio (N2) e o O2 :

                                            N2     +    O2                            2 NO[pic 8]

Uma vez lançado na atmosfera, o monóxido de nitrogênio (NO) se transforma num óxido ácido, o dióxido de nitrogênio (NO2), que, ao reagir com a água da chuva, produz os ácidos nitroso (HNO2) e nítrico (HNO3).

[pic 9]

               2 NO    +    O2                                 2NO2[pic 10]

      2 NO2    +    H2O                              HNO2    +    HNO3[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]

[pic 14]

[pic 15]

O ácido nítrico não surge na chuva apenas devido à poluição. Nos raios que ocorrem durante as tempestades também se formam NO e NO2, que conduzem ao aparecimento desse ácido na água. Assim , quantidades moderadas de HNO3 podem existir na chuva, mesmo na ausência de poluição, desde que a chuva seja acompanhada de raios.

Esse processo também permite que o nitrogênio(N2) do ar, que é biologicamente inerte para animais e vegetais (entra e sai do organismo sem se incorporar aos tecidos), possa ser assimilado pelas plantas  principalmente na forma de nitritos (NO2 ) e nitratos (NO3 –), que assim podem ser transformados pelos vegetais em substâncias orgânicas nitrogenadas como proteínas, ácidos nucléicos, clorofila, etc.

O NO2 também contribui para a formação de ozônio (O3) na atmosfera:

                                NO2     +     O2                                     NO     +     O3 [pic 16]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (63.1 Kb)   pdf (1.3 Mb)   docx (1.1 Mb)  
Continuar por mais 47 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com