TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RECICLAGEM DO LIXO ELETRÔNICO

Por:   •  28/2/2016  •  Relatório de pesquisa  •  1.360 Palavras (6 Páginas)  •  409 Visualizações

Página 1 de 6

RECICLAGEM DO LIXO ELETRÔNICO

Reciclagem do Lixo eletrônico

Introdução

Com o avanço da tecnologia ocorre um crescente descarte de material eletrônico tais como computadores, televisores, celulares e etc, com isso se tornam de grande importância, um adequado destino deste material, para que não ocorra a contaminação do meio ambiente. Sendo os principais metais encontrados na sucata eletrônica: Au, Ag, Al, Cd, Cu, Pb, Sn, Ni, Fe (CETEM), entre outros. O trabalho tem por objetivo apresentar os diversos fatores pelos quais deixam claro a real importância da reciclagem dos resíduos eletrônicos tendo em vista o grande prejuízo socioambiental que este traz,  levando em consideração principalmente o ritmo elevado quem vem tendo produção destes resíduos , e a busca por uma forma de redução dos impactos que podem ser provocados por estes resíduos seja no âmbito mundial, mas principalmente nacional, regional e local.

Lixo eletrônico no Brasil

As taxas de crescimento econômico registradas no Brasil nos últimos dez anos, trouxeram com ela o aumento da produção de lixo que se tornou o grande problema dos centros urbanos. Na maioria das vezes a coleta e despejo em aterros sanitários e até mesmo em lixões a céu aberto sem nenhum tipo de tratamento tem sido a medida adotada por inúmeros municípios no país. Uma pequena parcela realiza a coleta seletiva e encaminha para os centros de triagem onde todo o lixo é separado e encaminhado para a reciclagem. Por parte do poder público ainda é dada uma atenção principalmente ao lixo domiciliar e detrimento dos outros tipos de lixo que provocam os mesmo males ou até piores que os resíduos domiciliar um desses casos é o do lixo eletrônico que vem cada vez aumentando e não há por parte da união uma política adequada de tratamento.

Segundo o relatório do Programa das Nações Unidas do Meio Ambiente para o Desenvolvimento (PNUMA), por ano são produzidas cerca de 115mil toneladas de resíduos eletrônicos (PNUMA , 2009), e todo esse material acaba sendo jogado nos lixões ou aterros sem qualquer tipo de tratamento o que ocasiona sérios problemas socioambientais.

É considerado como lixo eletrônico celulares, computadores, DVDs, televisores, geladeiras, máquinas de lavar todos os produtos eletroeletrônicos que possuem circuitos eletrônicos (Faverra.D,2008) na maioria das vezes esses resíduos são descartados pela sua rápida obsolescência,  pois com o desenvolvimento tecnológico  surgem novos aparelhos .Além do usuário que busca um produto novo atual, o mercado sempre busca incentivar o consumo o maior consumo possível, por parte da sociedade existe o apelo para que o usuário sempre se mantenha atual e que  compre  novos produtos e dessa forma os produtos eletroeletrônicos acabam tendo um curto período de vida, e consequentemente elevando a produção de resíduos eletrônicos. O principal problema é que o consumidor ou usuário não se opõe a essa mentalidade consumista não se dando conta dos sérios prejuízos que esse consumismo provoca tanto na sociedade como no meio ambiente.

Por parte do governo brasileiro se nota a falta de regulamentos rígidos que exijam que os Estados e municípios dêem uma correta destinação aos seus resíduos neste caso principalmente ao eletrônico. A falta de uma fiscalização rígida e leis que responsabilizem os fabricantes pelo descarte correto dos seus produtos só faz aumentar o problema, em alguns países desenvolvidos existem legislações que obrigam os fabricantes a buscarem um correto descarte desse material, e esses buscam formas desde a simples reciclagem a exportar o seu lixo para países menos desenvolvidos.

Problemas ocasionados pelo lixo eletrônico

O lixo eletrônico é o gênero de resíduo que mais cresce no mundo, esse elevado crescimento traz também o elevado risco à saúde humana bem como ao meio ambiente, tudo isso graças a composição desses resíduos que na maioria dos casos são utilizadas diversas substâncias químicas sendo estas desde elementos simples até hidrocarbonetos complexos (Faverra.E 2008). De todas as substâncias existentes nesses resíduos cerca de 70% são metais como: Au, Ag, Al, Sn, Ni, Fe, além de metais pesados como Cu, Cd, Pb, As, Cr, Be, Mercúrio e outros materiais como por exemplo PVC, além do alto valor de mercado estes metais trazem um elevado risco a saúde como desde uma simples dor de cabeça até mesmo a problemas mais sérios como câncer. Como por exemplo:

 Metais e outros materiais

Onde são encontrados

Conseqüências a saúde humana

Mercúrio

Computadores e monitores LCD;

Problemas de estômago,  distúrbios renais  e neurológicos;

Zinco

Usado na galvanização de aço de computadores;

Pode provocar vômitos, diarréias e problemas pulmonares;

Cobre

Fios;

Pode provocar intoxicações com lesões no fígado;

Cádmio

Monitores de tubo antigos, baterias de notebook;

Causa envenenamento, danos aos ossos, rins e pulmões;

Arsênico

Aparelhos celulares;

Pode causar  doenças na pele, coração, fígado e provocar câncer no pulmão;

Berílio

Computadores e celulares;

Causa câncer no pulmão;

Prata

Computadores, TVs, Dvds;

10g de nitrato de prata pode ser letal ao homem;

Chumbo

Computadores, TVs;

Inalado pode provocar problemas respiratórios;

PVC

Usado em fios para isolar corrente;

Queimado e inalado pode provocar problemas respiratórios;

Fonte: artigo científico sobre lixo eletrônico FAVERA. Eduardo .C.D.

Além dos riscos a saúde esses metais quando descartados de forma inadequada podem trazer consequências graves ao meio ambiente. As substancias químicas presentes nesses resíduos podem penetrar o solo e contaminar os lençóis freáticos contaminando plantas e animais por meio da água e também a população através da ingestão desses produtos. Há também o risco quando esses materiais são queimados produzem fumaça que poluem através da liberação de gases, e podem provocar o agravamento do aquecimento global.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.7 Kb)   pdf (112.6 Kb)   docx (13.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com