TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATORIO DE PRATICAS DE LABORATÓRIO

Por:   •  22/5/2016  •  Relatório de pesquisa  •  877 Palavras (4 Páginas)  •  642 Visualizações

Página 1 de 4

                        

]

INTRODUÇÃO

As práticas realizadas em um laboratório de química possuem regras e medidas de segurança a serem seguidas, neste contexto, essas normas são imprescindíveis na aprendizagem, sendo necessário noções de como usar as vidrarias e os instrumentos no laboratório, para   que   não   ocorra   acidentes, os   quais   se   devem   a   inúmeros   fatores principalmente a imperícia e imprudência.

A importância desta aula prática se dá pela aprendizagem ao manusear os diversos instrumentos como Bureta, Proveta, Balão volumétrico e Pipeta, analisando como se dar a prática da Pesagem, Medidas de Temperaturas e Manuseio com Recipientes Volumétricos.

OBJETIVOS

Familiarizar-se com as práticas de laboratório de Química, reconhecendo a importância das medidas em química, bem como a aprender manusear corretamente os equipamentos como termômetros, balanças, provetas e pipetas dentre outros.

 

PARTE EXPERIMENTAL

MEDIDA DE MASSA

Material Utilizado

• Becker (50ml)

• Cadinho de Porcelana;

• Conta-gotas

• Rolha de Borracha;

• Tampa de Plástico;

Verificou-se primeiramente com as mãos o peso de três objetos: rolha de borracha, um cadinho de porcelana e uma tampa de plástico, classificando-os de forma decrescente, do maior peso para o menor, de 1 a 3. E depois obteve a medida real de cada objeto coletando todos dos dados obtidos.

Verificou-se ainda o peso de um Becker de capacidade 50ml, e depois de adicionadas 50 gotas de água destilada, foi novamente levado a balança para averiguar o novo peso obtido. Neste procedimento analisou se aproximadamente o número de gotas em um mililitro e o volume aproximado de uma gota de água.

MEDIDA DE VOLUME

Material Utilizado

• Becker

• Bureta

• Erlenmeyer

• Pipeta Graduada

• Proveta

As práticas para aferição do volume foram feitas em vários passos: obtido 10 ml na Pipeta Graduada, transferiu-se o volume de líquido para uma Proveta, onde foi verificada a medida na escala.

Medida a massa do Becker ainda vazio, o valor de sua massa foi anotado, depois mediram-se 20 ml na proveta transferindo esse volume liquido para um Becker. Em seguida foi medida 50 ml de agua em um Erlenmeyer e transferido para a proveta, anotando-se a medida na escala.

        Verificou-se em até duas casas decimais o peso do Becker seco de 100 ml, depois medindo 20 ml de água destilada com uma proveta, transferiu-se esse volume para o Becker pesando-o novamente, repetindo o este processo por mais duas vezes, colhendo os pesos obtidos em cada passo.

        Após o processo anterior, realizado com a Proveta, esvaziou-se o Becker, deixando-o seco, para repetir os mesmos passos utilizando não mais a proveta, mas a Pipeta, notando-se comumente os volumes adquiridos.

        Também treinou-se o manuseio com a Pipeta graduada, transferindo-se várias medidas volumes para tubos de ensaios. Bem como com a Bureta, enchendo-a, e transferindo-se o volume para o Erlenmeyer.

MEDIDAS DE TEMPERATURAS

Material Utilizado

• Becker (100ml)

• Becker (500 ml)

• Termômetro

Utilizando-se do Becker de 500 ml, com volume de água da torneira aproximadamente a 200ml, verificou-se a temperatura utilizando o termômetro. Tomando-se os cuidados de manter o termômetro totalmente imerso sem tocar o vidro. Anotou-se a temperatura com máximo de algarismos possível.

Com outro Becker de 100 ml, fez-se uma mistura de água e gelo, agitando-a mediu-se a temperatura novamente, depois adicionou-se aproximadamente 5g de cloreto de sódio a mistura, esperou-se 2 minutos para colher a nova temperatura da mistura.

RESULTADO E DISCUSSÕES

Medidas de massa

Material

Ordem da Massa Estimada

Massa Medida

Ordem Real

Rolha de Borracha

1

31,72

Rolha de Borracha

Tampa de Plástico

3

9,73

Tampa de Plástico

Cadinho de Porcelana

2

24,02

Cadinho de Porcelana

Nesta primeira prática, obteve-se de uma forma mais empírica os pesos dos próprios equipamentos, classificando-os por ordem decrescente de seus pesos, neste momento não houve divergência entre a Ordem de Massa Estimada e a Massa Medida.

Material

Massa (g)

Massa do Becker Pequeno (50 ml)

30,73

Massa do Becker +50 gotas de água

32,39

Massa de 50 Gotas de Água

1,66

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)   pdf (123.4 Kb)   docx (14.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com