TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO E REGÊNCIA PRÁTICA II

Por:   •  7/12/2017  •  Relatório de pesquisa  •  1.462 Palavras (6 Páginas)  •  389 Visualizações

Página 1 de 6

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO[pic 1]

DEPARTAMENTO DE QUÍMICA

WILLIAM SANTOS DA SILVA

RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO E REGÊNCIA

PRÁTICA II

RECIFE

2014

INTRODUÇÃO

Este relatório traz os resultados obtidos das observações das aulas acompanhadas no colégio Leal de Barros, assim como a regência feita na mesma instituição. Traz as experiências obtidas das turmas do 1ºC, 1ºD, 3ºC e 3ºD e mostra a diferença entre os comportamentos entre elas, assim como o nível de aprendizagem de cada uma de cada uma de cada uma.

As atividades se deram início no ano de 2014 e foram concluídas no mesmo.  

A ESCOLA

A Escola de Ensino Fundamental e Médio encontra-se na Rua Antônio Borges Uchôa, sem número, no bairro do Engenho do Meio, na cidade de Recife – Pernambuco.

A escola possui uma boa estrutura de sala de aulas, biblioteca, refeitório, sala de áudio e vídeo, laboratório de Ciências e recinto dos docentes.

 

OBSERVAÇÃO DAS AULAS

        

As aulas observadas foram entre as turmas do 1ºC, 1ºD, 3ºC e 3ºD, onde em cada uma delas pôde-se notar que haviam grandes diferenças entre o nível de aprendizagem e a interação entre os alunos e o professor, assim como o nível de interação dos alunos com a disciplina de Química, onde, não parecia, nas turmas mais recentes no ensino Médio, como os primeiros anos, ter muito apreço pela disciplina.

A primeira turma acompanhada foi o 1ºD. O conteúdo foi introduzido pela professora Elanie de forma clara, objetiva. Ela enquanto regia o assunto Hidrocarbonetos teve alguns problemas na questão de atenção, pois os alunos dessa turma eram um pouco dispersos e pouco interessados, mas a professora conseguia equilibrar o desinteresse com questões que faziam todos os alunos questionarem a si mesmos sobre o que estavam aprendendo. A seqüência que ela usou para apresentar o assunto foi bastante coerente.

A segunda turma acompanhada foi o 3ºD, turma já mais madura, onde apresentava alunos com maior interesse e melhor desempenho na disciplina. A atenção dos alunos era algo bastante marcante, pois pouco se ouvia alguma conversa paralela. O assunto foi apresentado de forma coerente pela professora, com uma seqüência didática dentro do esperado, sem atropelos.

A terceira turma acompanhada foi o 1ºC, turma de jovens, recém saídos do ensino fundamental II e cheios de energia. Em comparação com o 1ºD, esses eram mais explosivos, faziam mais barulho. O comportamento da professora para com eles foi mais direto, sem tanto cuidado. Ela passou um texto no livro da escola para eles lerem, e escreveu algumas questões no quadro e pediu para que eles fizessem palavras cruzadas com aquelas perguntas, ou seja, o resultado das questões deveriam se encaixar nos quadros de forma adequada. Alguns alunos sentiram dificuldade, mas a maioria estava disposta a fazer. Foi uma alternativa bastante inteligente da professora, pois os alunos não pareciam estar dispostos a um tipo de aula convencional, e ela trouxe algo novo e que prendeu a atenção deles.

A quarta turma foi o 3ºC. Foi feito algo similar ao 1ºC, um caça palavras baseado no texto definido pela professoram a partir do livro didático da escola. O interessante é que os alunos se interessam mais pelo assunto quando os meios usados são outros, como no caso, o caça palavras e não o tipo de aula convencional que eles estão acostumados.

Em uma segunda ocasião, foi acompanhado as aulas de outro professor que substituiu a professora Elanie, na mesma disciplina.

A primeira turma acompanhada com o novo professor foi o 1ºC, turma já conhecida por ser bastante ativos e cheios de energia. O professor Moisés fez a regência da aula no laboratório com uma aula prática bastante interessante, onde toda aquela energia dos alunos fora transferida para o experimento. A atenção deles foi grande. O professor tratou de apresentar experimentos que abordavam o conceito ácido-base, onde se caracterizava soluções como ácidas e básicas através dos indicadores ácido e base. O professor apresentou uma seqüência bastante interessante, levando os alunos a um alto nível de concentração e percepção das cores que definiam os indicadores.

A segunda turma acompanhada com o professor Moises foi o 3ºD, turma mais madura e de mais fácil interação. A aula também foi ministrada no laboratório e teve como objetivo as reações endotérmicas e exotérmicas. O professor realizou dois experimentos e fez os alunos manterem contato com as reações, mostrando-os que o recipiente ficava gelado em uma ocasião, e quente na outra. Uma ótima maneira de não fazer-los esquecer o que é exotérmico e endotérmico.

A terceira turma foi o 3ºC, e com eles foi repetido o mesmo experimento sobre as reações endotérmicas e exotérmicas. A turma era bastante interessada, característica dos alunos do terceiro ano desta escola, e interagiu bem com a aula, tanto na aprendizagem, quanto na resposta de perguntas. Nessa prática o professor pediu a minha ajuda para realizar o experimento.

Os dois Professores, Elanie e Moisés, usaram o conhecimento didático que possuíam para atingir os alunos de forma a que a atenção deles fosse tomada. A Professora Elanie agindo com suas palavras cruzadas, caça palavras, e o Professor Moisés trazendo seus experimentos e levando os alunos aos questionamentos de o porquê aquilo estar acontecendo.

Ambos introduziram perfeitamente o assunto abordado, com uma ótima seqüência didática. Utilizaram dos recursos didáticos citados acima, como o caça palavras e os experimentos em laboratório e finalizaram a aula de uma forma clara, onde pouco se via dúvida. O importante é que eles cobraram dos alunos os resultados daquilo que eles viram, ou seja, um relatório sobre as práticas e um resumo sobre o caça palavra.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.5 Kb)   pdf (145.8 Kb)   docx (297 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com