TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DE OBSERVAÇÃO DA UNIDADE MUNICIAL RENATO ARCHER (UMRA)

Por:   •  3/12/2015  •  Relatório de pesquisa  •  787 Palavras (4 Páginas)  •  164 Visualizações

Página 1 de 4

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão – IFMA/Campus Codó.

Licenciatura Plena em Química

Disciplina: Elementos da Ciência I

Docente: Francisca Inalda Oliveira Santos

Discentes: Ana Karla Araújo Silva, Antonia Raiane Silva, Brenda Rayane do Santo Cruz, Maria Bruna Costa de Oliveira e Patricia Nepomuceno dos Santos.

RELATÓRIO DE OBSERVAÇÃO

A análise ocorreu no turno matutino nas turmas de 6° e 7° ano do Ensino Fundamental II, na Unidade Municipal Renato Archer (UMRA), escola pública localizada na zona urbana do município Codó/MA. A escola possui 217 alunos em 10 turmas do 6° ano ao 9° ano. As primeiras turmas observadas foram as de 6° ano subdividas em: 6° ano A, 6° Ano B e 6° ano C. As mesmas sendo compostas por 78 alunos com faixa etária entre 11 a 15 anos de idade.

Em um segundo momento foram analisadas as turmas de 7° ano subdividas em: 7° ano A e 7° ano B, possuindo um número total de 72 alunos. Durante o desenvolvimento deste trabalho foram acompanhados os professores Raimundo Carlos Rodrigues e Cláudia Maria dos Santos Andrade.

[pic 1]

FIGURA 1: Estrutura física da Unidade Municipal Renato Archer. Elaborada pelos próprios autores, 2015.

A professora Cláudia Maria tem uma jornada de 18 anos de carreira profissional na área da educação, atuando grande parte no ensino fundamental I e II. Graduada em Licenciatura Plena em Geografia pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), no presente momento atua no 6° ano A e B da UMRA. A docente demonstra afinidade com a matéria ministrada, possui domínio dos assuntos aplicados em salas de aulas relacionando homem-natureza, utilizando exemplos presentes no dia a dia do alunado, assim facilitando a compreensão e a aplicação dos conteúdos no âmbito escolar e familiar. Entre as 17hr20min de acompanhamento foi assistido a ministração do conteúdo “Qualidade da água”, onde a professora Cláudia Maria trabalhou de forma que contextualizada e conscientizando os alunos a filtrar água que vem diretamente da torneira.

“Na educação contemporânea, o ensino de Ciências Naturais é uma das áreas em que se pode reconstruir a relação ser humano/natureza em outros termos, contribuindo para o desenvolvimento de uma consciência social e planetária. Um conhecimento maior sobre a vida e sobre sua condição singular na natureza permite ao aluno se posicionar acerca de questões polêmicas.” (BRASIL, 1998, p.22).

O Docente Raimundo Carlos possui uma carreira profissional de 15 anos de docência, atua na etapa de ensino fundamental. Graduado em Licenciatura em Biologia e Licenciatura em Matemática pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), pela UMRA ministra aulas da disciplina de Ciências no 6° ano C, 7° ano A e 7° ano B. No decorrer das aulas foram repassados os conteúdos: Cadeia alimentar e anelídeos. O professor Raimundo Carlos não possui domínio diante do alunado, além do mais não aplica uma metodologia que facilita a compreensão do aluno, porém trabalha muito a leitura, mas de uma forma voltada apenas para o livro didático, a partir disso pôde-se ver a desatenção com os outros recursos pedagógicos por parte de ambos os professores.

Trata-se de enciclopédias temáticas, livros de divulgação ou ficção científica, matérias de jornais ou de revistas, folhetos de origem diversa (museus, postos de saúde, organizações não-governamentais, empresas etc.) e livros paradidáticos. Tais fontes cumprem diferentes funções, claramente superando e completando aquelas do livro didático tradicional. (BRASIL, 1998, p. 128)

A escola de modo geral fisicamente apresenta uma boa estrutura, possui 11 salas de aulas, sala de diretoria, sala de professores, laboratório de informática, cozinha equipada, banheiros, sala de secretaria, refeitório, despensa, almoxarifado, quadra de esporte e um pátio amplo. Porém a mesma tem uma grande deficiência na distribuição de livros didáticos no qual o aluno não pode levar o recurso didático para casa, assim gerando dificuldade para o aluno fazer os afazeres fora do âmbito escolar e dificulta o trabalho do professor aplicar atividades externas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)   pdf (149.2 Kb)   docx (50.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com