TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DE VIVENCIAS DO ALUNO DOCENTE

Por:   •  24/11/2019  •  Resenha  •  1.849 Palavras (8 Páginas)  •  197 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]

INSTITUTO DE APOIO A UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO – IAUPE

PRE VESTIBULAR DA UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO – PREVUPE

JEMERSON DA COSTA NASCIMENTO

RELATÓRIO DE VIVENCIAS DO ALUNO DOCENTE

PREVUPE - 2018

NAZARÉ DA MATA

2018


[pic 2]

RELATÓRIO DE VIVENCIA DO ALUNO DOCENTE

Relatório de vivencia de Jemerson da Costa Nascimento, como aluno docente do componente curricular de Física, no polo de NAZARÉ DA MATA do projeto  PREVUPE 2018.

Nazaré da Mata

 2018[pic 3]

[pic 4]

SUMÁRIO

  1. Introdução................................................................................................................
  2. Diagnose da Escola /Polo.......................................................................................
  3. Plano de Ensino/Curso............................................................................................
  4. Plano de Aulas........................................................................................................
  5. Relato da Regência .................................................................................................
  6. Considerações Finais ..............................................................................................
  7. Referências...............................................................................................................
  8. Anexos.....................................................................................................................

INTRODUÇÃO

        Este relatório tem como finalidade apontar os progressos construídos ao longo do projeto, logo que o PREVUPE objetiva inserir os alunos da rede pública de ensino nas instituições de ensino superior, por meio de exposições do conteúdo de forma dinâmica e especificas, cujo objetivo é permitir absorver o máximo de conteúdo que será apresentado no exame nacional do ensino médio (ENEM), além de verificar o nível do processo de aprendizagem por meio de simulados que tem função diagnosticar a união da teoria e pratica vistos em sala de aula.

         Como docente de Física, busquei nivelar, iniciar pelo nivelamento dos alunos e logo após focar nos conteúdos previsto no planejamento do projeto. E decorreu assim, tendo a introdução a cinemática como primeiro conteúdo e finalizando com eletricidade.

        Toda via, muitas dificuldades dos alunos que foram criadas ao longo do ensino médio dos mesmo, pode ser sanada devido as aulas e além disso, o conteúdo foi trabalha de forma satisfatória.

DIAGNOSE DA ESCOLA/POLO

Dados de identificação:

Nome: escola de aplicação professor chaves

Localização  endereço: Rua Professor Américo Brandão, 43- Centro- Nazaré da Mata PE

Número de turmas atendidas: 08

Disciplina Física

Carga Horária 64/mês

Aspectos físicos da Escola (quantitativo de salas de aula- 22 salas no total, 02 banheiros grandes e com vestiário, sala de professores, 01 laboratório(FÍSICA) , 01 biblioteca, 01 quadra coberta;

Apoio Didático Pedagógico (aparelhos multimídias, data show etc....)

Perfil da comunidade atendida (Atendimento aos alunos de vários municípios entre eles Nazaré da Mata, Carpina, Lagoa do Carro, Limoeiro, etc.

PLANO DE ENSINO/CURSO

 PLANO DE CURSO – 2018

Componente Curricular: FÍSICA

Docente: Jemerson Nascimento

E-mail: Jemerson_nascimento@hotmail.com

1. Ementa:         

Mecânica: Cinemática escalar, Cinemática vetorial, Leis de Newton, Trabalho e Energia,  Momento Linear,  Sistemas de Partículas,  Estática e  Gravitação Universal. Mecânica dos Fluidos: Hidrostática. Calor e Termodinâmica: Termometria, Dilatação Térmica, Estudo dos Gases e Leis da Termodinâmica. Óptica Geométrica: Definição e Conceitos Preliminares, Reflexão da Luz, Espelhos Planos e Esféricos, Refração da Luz, Dioptro Plano, Lentes Esféricas e Aplicações. Ondas: Ondulatória, Interferência e Acústica. Eletricidade e Magnetismo: Eletrostática, Eletrodinâmica e Eletromagnetismo.

2. Objetivo Geral:

Compreender os fenômenos físicos existentes na natureza a partir do estudo das Leis e Princípios da Física e relaciona-los com situações comuns do cotidiano.

3. Objetivos Específicos:

  • Buscar o reconhecimento da Física como produção e construção humana, por meio do contato com sua história, percebendo a sua importância para o mundo moderno;
  • Favorecer a identificação, compreensão e análise dos diversos tipos de movimentos dos corpos e sua evolução temporal;
  • Estimular a resolução de problemas que contenham gráficos e tabelas, percebendo a sua importância na representação dos saberes físicos;
  • Favorecer a compreensão e utilização dos teoremas, leis e princípios de conservação da Física na resolução de problemas;

4. Unidades Temáticas /Conteúdo Programático

MÊS

Unidade Temática 1 – Mecânica                             MÊS: MAIO

  • O que é física; ramos da física; algarismos significativos e ordem de grandeza; grandezas escalares e vetoriais; álgebra dos vetores.

  • Cinemática escalar: trajetória, deslocamento, velocidade escalar e aceleração escalar, o movimento uniforme e uniformemente variado, queda livre e lançamento de projéteis, aplicação.

Unidade Temática 2 - Mecânica                         MÊS: MAIO E JUNHO

  • Cinemática vetorial: deslocamento vetorial, velocidade vetorial e aceleração vetorial, lançamento horizontal e lançamento oblíquo no vácuo, movimento circular uniforme e uniformemente variado.

  • Leis de Newton: conceito de força e massa, forças importantes da natureza, aplicações das leis de Newton.
  • Trabalho e Energia: trabalho de uma força, potência de uma força, teorema trabalho-energia cinética, princípio da conservação da energia mecânica.
  • Momento Linear: impulso de uma força, momento linear de um sistema de partícula, conservação do momento linear, colisões elásticas e inelásticas,.
  • Sistemas de Partículas: centro de massa, torque ou momento de uma força, momento angular, princípio da conservação do momento angular.

Unidade Temática 3 – Mecânica                        MÊS: JUNHO

  • Estática: estática do ponto material, estática do corpo extenso, estabilidade do equilíbrio.

  • Gravitação Universal: Leis de Kepler, Lei da Gravitação Universal, aceleração da gravidade, aplicações.

Unidade Temática 4 – Mecânica dos Fluidos                 MÊS: JUNHO

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.3 Kb)   pdf (217.9 Kb)   docx (1.2 Mb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com