TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Aluno “Docente”: Possibilidades e Desafios do Estágio

Por:   •  9/4/2021  •  Resenha  •  583 Palavras (3 Páginas)  •  243 Visualizações

Página 1 de 3

Atividade Reflexiva - Unidade I

Nome: Sávio Sayanne Andrade Silva

RGM: 27106870

O Aluno “Docente”: Possibilidades e desafios do Estágio.

        O Ensino das ciências é uma atividade complexa, desafiadora, que visa investigar de forma racional o universo. O docente tem papel fundamental na disseminação desse conhecimento, porém há vários desafios dentro e fora da sala de aula, que vão desde falta de estrutura e equipamentos nas escolas ou até mesmo a falta de interesse dos alunos para com a disciplina.

Para Benetti (2015), o estágio é de extrema importância para que o licenciando possa fazer aplicações do conhecimento teórico e prático adquiridos ao longo da graduação, além de suas reflexões acerca da pratica e de todo processo de docência, pois lecionar trata-se de uma via de mão dupla, onde é preciso se colocar também como ouvinte.

O estágio é indispensável para a formação do docente, além de ser o ambiente mais próximo da futura realidade profissional do licenciando, logo, é importante que tenha em mente que a sala de aula deve gerar atratividade e aprendizagem, como por exemplo aulas de laboratórios, aulas-passeio entre outros.

Fourez (2016), concorda com essa perspectiva, mas enfatiza que estudos de caso sobre a temática realizado no brasil retratam a predominância ainda nas escolas brasileiras do sistema de ensino tradicional, com pouca aplicação pratica. Logo, tal processo será um dos fatores da crise de ensino de ciências no brasil.

Deste modo, para a formação docente o estágio mostra-se crucial e determinante, embora cheio de desafios, de surpresas, e no estágio que temos a oportunidade de observar e vivenciar a realidade, para que em seguida possamos criar e otimizar à nossa maneira didática e pratica de agir em sala de aula. Tendo sempre em mente o exercício hábil e criativo do tema abordado, respeitando as especificidades de cada aluno ou turma.

REFERÊNCIAS

PIMENTA, Selma Garrido. O estágio na formação de professores: unidade, teoria e pratica 3.ed. São Paulo: Cortez, 1997.

BENETTI, Bernadete e Ramos, Eugenio Maria de França. Professoras e Ensino de Ciências: desafios e inovação para os anos iniciais do Ensino Fundamental. X Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências – X ENPEC Águas de Lindóia,SP – 24 a 27 de Novembro de 2015

SILVA, H. I.; GASPAR, M. Estágio supervisionado: a relação teoria e prática reflexiva na formação de professores do curso de Licenciatura em Pedagogia. Rev. bras. Estud. pedagog., Brasília, v. 99, n. 251, p. 205-221, jan./abr. 2018

FOUREZ, Gérard. Crise no ensino de ciências? Investigações em ensino de ciências, v.8 n.2, p. 109-123, 2016.

pois é a partir dele que se tem a oportunidade de trazer a realidatendo em vista que a partir do mesmocada momento vivenciado no estágio são cruciais e determinantes na formação docente.

O ambiente de ensino não pode ser espaço de estresse, é necessário ter entusiasmo e paciência no relacionamento com os alunos a construção de um ambiente que  para o licenciando proporciona ao licenciando a aplicação de conhecimentos teóricos e práticos adquiridos ao longo da graduação, além de auxiliar na ampliação cultural dos futuros docentes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (64.1 Kb)   docx (8.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com