TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Unidade I - O Aluno “Docente”: Possibilidades e Desafios do Estágio

Por:   •  30/3/2021  •  Resenha  •  549 Palavras (3 Páginas)  •  231 Visualizações

Página 1 de 3

Atividade Reflexiva

Unidade 1 - O aluno “docente”: Possibilidades e Desafios do estágio

O conceito de docência é algo que vai além do que podemos assimilar, pois é algo muito complexo. Sendo desta maneira permeada de desafios e aprendizados, neste sentido pode-se perceber que a realização do estágio supervisionado é um elemento importante para a formação de um professor capacitado. Com tudo existem fatores que são facilitados e outros que dificultam o ensino dentro de uma sala de aula.

A realização do estágio é o momento aonde o professor terá o elo entre o conhecimento teórico e o conhecimento prático que será colocado em prática que contribuem para o seu crescimento como um profissional em um todo.

Com tudo o estágio supervisionado proporciona ao professor o conhecer, e refletir sobre o âmbito a qual ele irá atuar. Desta maneira é preciso que o licenciado enfrente os desafios que irá encontrar no âmbito escolar. Tudo isso é um grande desafio, pois o estagiário irá aprender a compreender que cada aluno tem um modo de aprendizado e são diferentes um do outro.

Conforme Pimenta e Lima (2012) - “O estágio se constitui como um campo de conhecimento, o que significa atribuir-lhe um estatuto epistemológico que supera sua tradicional redução à atividade prática instrumental.” Ainda de acordo as referidas autoras, o Estágio Supervisionado, enquanto campo de conhecimento, “se produz na interação dos cursos de formação com o campo social no qual desenvolvem as práticas educativas.”

O ensino de ciências não deve focar atenção somente na teoria, mas gerar atratividade e aprendizagem por meio da experimentação. A prática, no ensino de ciências, pode ser articulada a aulas passeios, análise em laboratórios ou mesmo outras formas de experimentação, que podem ser usadas no espaço escolar ou na comunidade. Em suas palavras, “os conteúdos da área de ciências são parte da cultura elaborada para o conhecimento do mundo que nos rodeia.” (ZANCUL, 2008)

Desta maneira, a aprendizagem pode colaborar para aulas mais atrativas da disciplina, o conteúdo não dever ser visto apenas como um manual a ser seguido mais sim como um adereço para complementar a aula. Por outro lado, é importante que o Professor (docente) promova nos alunos a vontade do querer buscar sempre mais sobre o que está sendo dito dentro da sala de aula, buscando por fora em ferramentas que irão trazer benefícios ao mesmo.

Com tudo após realizar a finalização do seu curso o aluno compreende que apenas aquilo que ele aprendeu a buscar em sua graduação não será suficiente para que possa ser um profissional qualificado na área, a busca por aprendizado será constante para que desta forma possa cada dia mais ser um professor que atende as necessidades dos seus alunos. Abreu, Bejarano e Hohenfeld (2003) afirma que “os professores necessitam de uma formação contínua em longo prazo para que possam tanto ter a

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (37.7 Kb)   docx (8.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com