TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade Reflexiva - Unidade I - O Aluno “Docente”: Possibilidades e Desafios do Estágio

Por:   •  21/5/2020  •  Dissertação  •  627 Palavras (3 Páginas)  •  820 Visualizações

Página 1 de 3

Atividade Reflexiva - Unidade I - O Aluno “Docente”: Possibilidades e Desafios do Estágio

É de enorme importância que o licenciando tenha acesso à prática docente, esta é a base para sentirem-se preparados para atuar em sala de aula e tornarem-se bons profissionais.

“Quando pensamos o ensino de ciências na atualidade, a primeira palavra que nos surge à mente é: desafios. Isso porque a realidade complexa impõe dificuldades àqueles que pretendem adentrar-se pelos caminhos da educação científica. Por outro lado, a Didática das Ciências, nas últimas décadas, tem se constituído uma profícua área de pesquisa, cujos principais resultados podem orientar os professores de Ciências ao enfrentamento desses desafios da prática”. (Martins, 2005).

Diante da questão levantada “Professor de Ciências: uma atividade fácil ou difícil de ser realizada?” penso que a resposta possa ser relativa, as dificuldades enfrentadas pelos docentes são diversas desde estrutura das escolas, passando por indisciplina dos alunos e a ausência de apoio dos pais. É exigido que o professor tenha constantes atualizações e seja flexível quanto a sua didática considerando cada aluno e suas dificuldades, cada turma possui uma realidade diferente, que exige posturas diferentes. Outra dificuldade, principalmente para quem está iniciando como educador é o tempo do estágio de regência de classe que é muito limitado para ampliarem uma prática pedagógica, assim acabam não realizando certas atividades diferenciadas com receio de que isso poderia prejudicar a aprendizagem das crianças, assim há uma limitação maior nas atividades de ensino e aprendizagem. (SCALABRIN e MOLINARI, 2013)

Outra dificuldade citada por Scalabrin e Molinari (2013) que normalmente são sentidas pelos acadêmicos é de não se sentirem preparados para atuarem como professores, e nem sempre saberem como agir diante dos problemas

comuns das escolas. Uma dificuldade que eu senti em particular é que as escolas públicas em especial possuem grande ausência de professores e muitas delas optam por colocar o estagiário para lecionar como professor substituto, isso nos traz insegurança, nos faz pensar se estamos pronto ou não para tal exercício. O estágio deve ser visto como uma importante ferramenta na formação do professor para o exercício diário da profissão. É no período do estágio supervisionado que o licenciando, percebe a possibilidade de utilizar os conhecimentos teóricos na prática. Sendo assim, o exercício da profissão é facilitado com o tempo de prática docente e com todas as tecnologias e estudos feitas para ajudar o licenciado em sua didática dentro da sala de aula.

Referências:

SCALABRIN, I. C.; MOLINARI, A. M. C. A IMPORTÂNCIA DA PRÁTICA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO. Revista - Cientifica CENTRO UNIVERSITÁRIO DE ARARAS "DR EDMUNDO ULSON" – UNAR, Araras - SP, 7, n. 1, 2013. 1 - 12.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (35.4 Kb)   docx (7.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com