TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Aluno “Docente”: Possibilidades e Desafios do Estágio

Por:   •  27/5/2020  •  Resenha  •  454 Palavras (2 Páginas)  •  484 Visualizações

Página 1 de 2

Unidade: 1

Título: O Aluno “Docente”: Possibilidades e Desafios do Estágio

 

O estágio supervisionado trata de um componente curricular obrigatório o qual faz parte de uma etapa importante da formação do docente. É através do estágio que toda a teoria acadêmica é posta em prática, no qual o estagiário vai terá a possibilidade de treinar a transposição de conteúdos aprendidos em sala de aula para os alunos da escola.

Para (Elicker et al., 2017) o período de estágio se torna de extrema importância para o aluno de licenciatura para que faça reflexões acerca da prática docente e do processo de ensinar e aprender, pois o ensinar se trata de uma prática complexa e não simples como muitos acham. Não basta saber o conteúdo da disciplina, mas é necessário saber fazer. Conseguir transpor os conhecimentos teóricos adquiridos e repassar aos alunos atendendo suas necessidades e questionamentos.

        O estágio pode ser um local de desenvolvimento de conhecimentos e o espaço mais próximo para o acadêmico da sua futura realidade como profissional, portanto esse acadêmico não pode se limitar ao tradicional transpor conteúdo. Assim, é indicando que no seu estágio de docência uma série de etapas sejam seguidas de modo o campo de atuação como objeto de análise.

        Entre etapas é possível destacar a observação da escola, ambiente esse que será desenvolvido o trabalho, planejamento da inserção do estagiário ao plano e prática de ensino, observação por parte do estagiário da aula do professor supervisor, onde dali são retirados muitas vezes o jeito e técnicas utilizadas pelo professor, a regência propriamente dita do estagiário e por fim, a confecção de um relatório sobre tudo seu período como estagiário descrevendo desde seu momento inicial de observação até da sua regência. Permitindo assim a prática necessária antes de se tornar um professor formador de conhecimento.

Nesse sentido, cada etapa vivenciada no estágio de docência são cruciais e importantes na formação do professor, levando-o a um momento reflexivo, crítico e formador. Como diria Paulo Freire (1996), a partir da prática de ensino é que se descobre o papel fundamental do professor para a modificação da realidade...

Bibliografia

SILVA, H. I.; GASPAR, M. Estágio supervisionado: a relação teoria e prática reflexiva na formação de professores do curso de Licenciatura em Pedagogia. Rev. bras. Estud. pedagog., Brasília, v. 99, n. 251, p. 205-221, jan./abr. 2018.

PINHEIRO, J. P. S. O Aluno “Docente”: Possibilidades e Desafios do Estágio. Cruzeiro do Sul Virtual. Educação a Distância.

Estágio Supervisionado em Ciências: Reflexões da Ação Docente. Disponível em: Acessado em: 19 de maio de 2020.

Estágio como Espaço de Aprendizagem Profissional da Docência no Curso de Pedagogia. Disponível em: Acessado em: 19 de maio de 2020.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (43.7 Kb)   docx (7.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com