TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Aluno “Docente”: Possibilidades e Desafios do Estágio

Por:   •  2/4/2020  •  Trabalho acadêmico  •  615 Palavras (3 Páginas)  •  376 Visualizações

Página 1 de 3

Unidade: Unidade I - O Aluno “Docente”: Possibilidades e Desafios do Estágio

Nome: Francislene de Freitas Benedito

RGM: 1822044272

Título:

Texto resposta:

Como sabemos atualmente os docentes enfrentam diversos obstáculos em sala de aula, despertar o interesse e a atenção dos alunos não é uma tarefa fácil.

O ensino de ciências é um desafio para os docentes uma vez que limita se em sua maior parte apenas na base teórica de modo que os estudantes, apesar de aprenderem os termos científicos, não se tornam capazes de apreender o significado de sua linguagem, o ensino de ciências requer uma relação entre a parte teórica e a prática. É de extrema importância que parte prática aconteça, pois através dela os alunos podem explorar suas ideias e hipóteses sobre os fenômenos científicos que ocorrem no seu entorno.

Segundo Delizoicov e Angotti (1991, p. 22): “Na aprendizagem de Ciências Naturais, as atividades experimentais devem ser garantidas de maneiras a evitar que a relação teoria-prática seja transformada numa dicotomia”.

As experimentações em ciência caracterizam uma excelente metodologia para que o estudante concretize seus conhecimentos relacionando a parte teórica com prática. Porem a maneira que o ensino de ciências vem sendo abordado atualmente nas escolas acaba por não despertar o interesse dos alunos, o que por muitas vezes acaba refletindo no cotidiano dos professores, que por muitas vezes não são induzidos a buscar aperfeiçoamento de suas ações através de formações continuadas, contribuindo para o fracasso de processo de ensino e aprendizagem de Ciências, portanto os docentes devem estar em constante aprendizado buscando formas de inovar suas aulas para que os alunos se mostrem interessados. Sabemos também que a realidade das escolas são outras muitas não possuem laboratórios para que aconteçam essas aulas experimentais, e em outras instituições de ensino existe a ausência de espaço, ou até existem os laboratórios mais as aulas não acontecem por falta de equipamentos. Segundo Plano Nacional da Educação, é previsto como estratégia 19 da meta 7:

“Assegurar a todas as escolas públicas de educação básica água tratada e saneamento básico, energia elétrica, acesso à rede mundial de computadores em banda larga de alta velocidade, acessibilidade à pessoa com deficiência, acesso a bibliotecas, acesso a espaços para prática de esportes e acesso a bens culturais e à arte e a equipamentos e laboratórios de ciências” (BRASIL, 2014).

Percebe-se que o maior desafio de um professor no ensino de ciências e colocar em pratica a parte teórica, e construir um ambiente de aprendizagem de qualidade principalmente os que atuam em escolas públicas.

Sabemos que o estágio é um componente indispensável para formação de futuros docentes, é nessa fase que nos estudantes somos preparados para enfrentar os desafios da carreira, vale ressaltar que o estágio contribui para a troca de experiencias e vivencias diárias entre os alunos e professores auxiliando no desenvolvimento das habilidades dos futuros docentes.

Quando realizei o estágio no ensino médio a professora que acompanhei pode apresentar aos seus alunos uma aula pratica feita em sala aula, pois a instituição não disponibilizava de laboratório, ao final observei que o alunos tiveram um melhor desempenho e que toda aquela parte teórica transmitida em sala aula, fazia mais sentido pra eles. Por isso a realização do estágio é fundamental para a formação profissional e em especial do educador que de maneira alguma poderá ocupar o seu lugar como docente sem ter conhecido a realidade de estar em sala de aula com todas as dificuldades, diversidades. Pois:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (96 Kb)   docx (8.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com