TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESENHA "A TERRA É PLANA"

Por:   •  4/8/2020  •  Resenha  •  594 Palavras (3 Páginas)  •  191 Visualizações

Página 1 de 3

ALUNA: Camila Cristina Nunes – 1º TERMO BIOLOGIA

RESENHA “A TERRA NÃO É PLANA”

Uma pesquisa realizada pelo Instituto Datafolha (2019) aponta que 7% ou seja 11 milhões de pessoas ainda acreditam que a terra é plana, essa crença vem da maior parte das pessoas que possuem pouca escolaridade, ou seja, não concluíram nem sequer o ensino fundamental, pessoas com mais de 60 anos e os católicos, já que em algumas passagens da Bíblia seria apontado a existência de uma terra plana.

Terraplanistas como são chamados acreditam que, a Terra está parada, não se move, sua superfície é plana e há uma cúpula chamada “Firmamento” entre nós, o sol, a lua e as estrelas estão sob ela e são menores e mais próximos do que nos é ensinado, não há planetas mas sim estrelas no céu e nós não podemos sair dessa cúpula.

Muitas dessas afirmações ainda geram duvidas entre as pessoas, mas fatos científicos e estudos de filósofos antigos provam exatamente o contrário dos Terraplanistas, todos chegam à conclusão de que sim, a terra é redonda.

Aristóteles foi um dos filósofos que provou de diversas maneiras que a terra é redonda, um desses estudos é que diferentes constelações são visíveis de diferentes latitudes, o que só consegue fazer sentido se imaginarmos a terra como um globo, assim quando olharmos “pra cima” veremos uma faixa de espaço diferente entre os hemisférios sul ou norte. Outra teoria de Aristóteles é sobre o eclipse lunar onde a sombra da Terra na face do Sol é curvada.

Outro fato muito comum que vivenciamos no nosso dia a dia é quando um navio se afasta no horizonte, percebemos que ele nunca desaparece de uma só vez, mas sim aos poucos, sempre de baixo para cima e isso ocorre devido a curvatura arredondada do planeta.

E se ela é plana como dizem os Terraplanistas como eles explicariam o fuso horário? Já que se fosse o Sol iria brilhar ao mesmo tempo para todos os habitantes, não havendo o dia e a noite, ele iluminaria o planeta sob um mesmo ângulo.

Se a Terra é plana como muitos dizem, qual o sentido de todos os outros planetas no qual conseguimos observar com facilidade utilizando um telescópio serem redondos? Será que a Terra é tão especial assim pra ter uma forma diferente dos outros?

Além disso os Terraplanistas não acreditam na gravidade, eles dizem que o que nos mantem com os pés no chão é a densidade de nossos corpos, fato que a ciência discorda já que todos os pontos da superfície ficam na mesma distância do centro fazendo com que recebam a mesma forma gravitacional distribuindo assim toda a matéria.

A maior parte dos argumentos dos Terraplanistas é proveniente da metodologia empírica (baseado em observações), mas é aquele ditado "Nem tudo que se vê é o que parece, nem tudo que parece é o que realmente é".” (CORRÊA).

Referências Bibliográficas

FOLHA DE SÃO PAULO. 7% dos brasileiros afirmam que Terra é plana, mostra pesquisa. 2019. Disponível em:. Acesso em: 31 jul 2020.

GAUCHAZH CIÊNCIA E TECNOLOGIA. Sete afirmações feitas pelos Terraplanistas e os motivos de eles estarem enganados. 2019. Disponível em: . Acesso em: 31 jul 2020.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (66.1 Kb)   docx (8.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com