TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Recristalização do NaCl

Por:   •  15/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.045 Palavras (5 Páginas)  •  1.181 Visualizações

Página 1 de 5
  1. INTRODUÇÃO

O cloreto de sódio é um sal orgânico oriundo juntamente com água da reação de neutralização entre o ácido clorídrico e o hidróxido de sódio. A temperatura ambiente este cloreto é um sólido branco, inodoro, constituído de pequenos cristais. (SILVA, 2009).

[pic 1]

FIGURA 1: Cristais de cloreto de sódio; fonte: http://alunosonline.uol.com.br/upload/conteudo_legenda/d0cdb43033a48b648412919a57099c24.jpg

[pic 2]

FIGURA 2: Representação esquemática de um retículo cristalino de cloreto de sódio; fonte: http://besttemas.com.br/wp-content/uploads/2012/07/cloreto-de-sodio-molecula.jpg

Este sal é bastante solúvel em água e por ser um composto iônico tem pontos de fusão e ebulição muito altos (respectivamente 801°C e 1.413°C). (GOMES, 2015)

Ele é abundantemente encontrado na água do mar, por isso, a forma mais comum de obtenção deste sal é através da evaporação da água do mar. Além do seu uso comum para temperar alimentos, este sal é amplamente usado na produção de detergentes, sabões líquidos e xampus como espessante ou também usado através da eletrólise ignea para produção do gás cloro (Cl2) e do sódio metálico (Na0). (GOMES, 2015; SILVA, 2009).

“O teste da chama baseia-se nas transições eletrônicas previstas pelo modelo atômico de Bohr. Seguindo este modelo, tem-se que no estado fundamental (estado de menor energia) os elétrons ocupam os níveis mais baixos de energia possíveis. Quando um átomo absorve energia de uma fonte externa, como o calor fornecido pela chama do bico de bunsen, um ou mais elétrons absorvem essa energia e “pulam” para níveis mais energéticos”. (UDESC, -)

  1. OBJETIVO

Preparo de cloreto de sódio através da recristalização.

  1. MATERIAIS E REAGENTES

Vidro de Relógio;

Cápsula de porcelana;

Bicarbonato de sódio;

Proveta;

Água destilada;

Ácido clorídrico 6M;

Bico de bunsen;

Alça de platina;

Balança semi-analítica;

Pipeta de Pasteur;

  1. PROCEDIMENTOS

Pesou-se na balança semi-analítica a cápsula de porcelana juntamente com o vidro de relógio.

Em seguida, na cápsula foi pesado 1 grama de bicarbonato de sódio. Mediu-se em uma proveta 10 ml de água destilada que foi adicionada a cápsula com NaHCO3. Tampou-se a cápsula com o vidro de relógio.

Com auxilio de uma pipeta de Pasteur foram adicionadas aos poucos 45 gotas de ácido clorídrico a cápsula com NaHCO3, até que a efervescência. Lavou-se a face inferior do vidro de relógio e a água da lavagem colocada na cápsula.

Retirou-se o vidro de relógio e com auxílio de um bico de bunsen aqueceu-se a cápsula. Quando o sal começou a recristalizar tampou-se novamente a cápsula com o vidro de relógio. Após toda a água secar interrompeu-se o aquecimento. Reservou-se a cápsula

Após esfriar foram pesados a cápsula e o vidro de relógio juntamente com o sal obtido.

Fez-se o teste da chama onde um pouco do produto foi dissolvido em água e com auxílio de uma alça de platina colocou-se no fogo onde pode-se observar a mudança na chama.

Anotou-se as observações.

  1. RESULTADOS E DISCUSSÃO

Pode-se observar que a cápsula juntamente com o vidro de relógio tem o peso de 126,09 gramas.

Observou-se que a solubilidade do bicarbonato de sódio em água é boa.

Quando adicionado o HCl pode-se observar uma reação com efervescência (bastante liberação de gás) esta reação segue a seguinte equação:

                            HCl + NaHCO3 --> NaCl + CO2 + H2O

         Lavou-se o vidro de relógio e a água da lavagem foi colocada na cápsula pois como a reação é efervescente parte do sal cristalizado fica no vidro de relógio e para maior rendimento e menor perda de massa lava-se a face inferior do vidro para pegar este sal. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)   pdf (127.3 Kb)   docx (45 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com