TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatorio de Microbiologia

Por:   •  21/9/2016  •  Trabalho acadêmico  •  871 Palavras (4 Páginas)  •  2.639 Visualizações

Página 1 de 4

Curso de Bacharel em Química Industrial

Disciplina de Microbiologia

Aula prática – Introdução ao Laboratório de Microbiologia

Agosto- 2016

  1. Introdução

A microbiologia é uma área voltada para os estudos de microrganismos, tanto quanto as organizações, estruturas, ações biológicas, formas de cultivo, dentre outras.

Os microrganismos são formas de vida unicelular e individuais, que incluem os grupos das bactérias, fungos, protozoários e algas microscópicas, que possuem diversas aplicações industriais e se encontram em diversos lugares espalhados na natureza (TORTORA, 2012).

As bactérias são os organismos mais simples com relação a estrutura e composição, apresentam-se em estruturas de cocos (esféricas), bastonetes (cilíndricas) e espiraladas, podendo ser classificadas como gram-positivas ou gram-negativas, dependendo da composição da sua parede celular, uma vez que as gram-positivas não possuem uma membrana externa e tornam-se mais sensíveis à penicilina, por exemplo (VIEIRA & FERNANDES, 2012).

Os fungos são eucariontes, heterotróficos e, em grande maioria, aeróbicos. Possuem parede celular rígida que pode ser composta de celulose, glicanas, mananas ou quitina e membrana celular com esteróis presentes (VIEIRA & FERNANDES, 2012).

São classificados entre fungos filamentosos, leveduras e dimórficos e se reproduzem assexuadamente através da fragmentação de suas hifas, para os fungos filamentosos, ou sexuadamente pela formação de esporos (TORTORA).

Para o crescimento das colônias de microrganismos são levados em conta fatores que propiciam o desenvolvimento das células geradas, através de meios de cultivo apropriados. Alguns fatores que influenciam no crescimento microbiano estão a temperatura, pH, pressão osmótica, e fontes de nutrientes químicos, como carbono, nitrogênio, enxofre, fósforo, oxigênio, dentre outros (TORTORA, 2012).

Como esses microrganismos estão em constante multiplicação, eles são encontrados em diversos lugares num ambiente, seja meio ambiente ou laboratorial.

        Em relação ao cultivo prático, em metodologias de isolamento, atendendo algumas práticas envolvendo higiene e esterilização dos materiais utilizados (FLORENTINO, 2012).

        

  1. Objetivos
  • Introdução ao laboratório, com conhecimento de materiais e equipamentos essenciais para preparo das condições de cultivo de microrganismos;
  • Apresentação de diferentes meios de cultivo;
  • Agentes químicos e físicos utilizados no controle de microrganismos e
  • Apresentação aos acadêmicos os diferentes tipos de microrganismos.

  1. Equipamentos
  • Autoclave;
  • Capela de fluxo laminar;
  • Estufa;
  • Mesa agitadora (“Shaker”)
  • Centrífuga;
  • Espectrofotômetro
  • Microscópio  

  1. Procedimento

Inicialmente, todos os materiais utilizados na prática foram esterilizados em autoclave (120 ºC por 20 min), para eliminar qualquer tipo de contaminação.

Assim, foram preparados 100 mL de meio de cultivo Potato Dextrose mais Ágar, em frasco Erlenmeyer de 1 L, para o crescimento de fungos e em outro frasco de 1 L, foram preparados 100 mL de meio de cultura Muller-Hinton mais Ágar, para crescimento de bactérias.

Os frascos foram lacrados e autoclavados (120 ºC por 20 min), e após um leve esfriamento da solução, foram distribuídos em 8 placas de Petri, cada uma referente aos 4 alunos, e com um meio de cultivo para cada.

Com o endurecimento nas placas, foram coletadas amostras em diferentes lugares, através de um swab estéril, e espalhadas nos meios de cultivo.

Após 3 dias, foram observados os crescimentos dos fungos, e após mais 5 dias, foram observados os crescimentos dos fungos, ambos em estufa a 25 ºC.

Também foi preparada uma placa de Petri contendo meio de Mueller-Hinton com Ágar, para realização de teste de antibiograma de uma espécie desconhecida de bactéria, para avaliar a resistência a diferentes antibióticos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)   pdf (145.4 Kb)   docx (898.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com