TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório Educação e Economia Colaborativa

Por:   •  15/5/2023  •  Relatório de pesquisa  •  817 Palavras (4 Páginas)  •  58 Visualizações

Página 1 de 4

Educação e Economia Colaborativa

PARCERIAS E MEIOS DE IMPLEMENTAÇÃO; CONSUMO E PRODUÇÃO RESPONSÁVEIS

Yasmin Furlaneti Torres  – 32331290 – 32331290@mackenzista.com.br

Camille Cavallaro Cervantes – 32352808 – 32352808@mackenzista.com.br

Isadora Martins Batista – 32375522– 32375522@mackenzista.com.br

Geovana Yukie Abe – 32353154– 32353154@mackenzista.com.br

Ingrid Sayuri Hossoe Ishida – 32375972 – 32375972@mackenzista.com.br

Virgínia do Socorro Motta Aguiar – virgina.aguiar@mackenzie.br

  • INTRODUÇÃO

Nos tempos de hoje a economia colaborativa tem se tornado cada vez mais presente e a educação cada vez mais necessario. A economia colaborativa tem como objetivo a troca de serviços com foco no ganho multo sem a necessidade da compra propriamente dita, já a educação tem forte impacto em como uma sociedade vai progredir. Quando nos referimos a educação no meio da economia colaborativa, aonde a colaboração tem um papel fundamental na educação, é  preciso a colaboração de pais e familiares dos alunos, professores e alunos, para compartilharem conhecimentos, e ideias. Sem a proatividade de qualquer um dos lados ou a falta de cooperação afeta de forma significativa a qualidade da educação.

A educação e a colaboração tem o potencial para tornar o ensino algo mais inclusivo e participativo. Podendo ser emplementado em todos os niveis de ensino, atingindo ainda mais pessoas.

Essa abordagem era usada pelos povos indígenas brasileiros como uma forma de compartilhar recursos entre si para formar grupos maiores. No entanto, foi somente depois que a internet se tornou popular que esse tipo de economia se tornou mais popular com grandes plataformas como o Airbnb ou a Uber.

https://www.totvs.com/blog/negocios/economia-colaborativa/#:~:text=A%20economia%20colaborativa%20%C3%A9%20um%20modelo%20de%20neg%C3%B3cios%20que%20se,de%20um%20produto%20ou%20servi%C3%A7o.

  • CARACTERIZAÇÃO DO PROBLEMA

Apesar de todas as vantagens da economia colaborativa na educação, existem problemas a serem emfrentados, ao tentar implementar esse tema na sociedade. um probelma a ser apontado é a falta de intendimento das pessoa na questão da economia, que é etendida por muitas pessoas como um fator apenas de gastar dinheiro excessivamente , e do lado da educação um entendimento retrogrado, de que todos tem que ter o mesmo tipo de conhecimento, sem a necessida de compartilhar seu conhecimento individual.

Um grande problema é a falta de igualdade na sociedade, aonde o dinheiro influencia o tipo de educação que vai se ter. Essa falta de acesso a educação, afeta todo o pais, diminuindo cada vez mais o acesso a educação.

Por fim, temos a exploração de trabalhadores, a falta de sustentabilidade ambiental e a falta da justiça social, que ocorrem por uma má gestão da educação, fazendo se necessario emplementar esses topicos na educação, para tambem conseguir uma melhor economia para o pais.

Com base no que foi citado acima, a nossa proposta apresentada é : como emplementar a economia colaborativa na educação de todos, de uma forma a favorecer váris partes, gerando emprego e renda?

  • proposta

após a apresentação dos problemas relacionados ao tema: educação e economia colaborativa, foi pensado uma proposta que visa introduzir a economia colaborativa na educação.

Portanto, a proposta seria criar mercearias aonde as pessoas de uma mesma comunidade estudantil, possam vender seus artesanatos ou comidas, qualquer coisa de seus interreses, ajudando essas familias a terem um aumento na renda de suas casas, tendo apenas que ajudar com uma pequena taxa em cima de seus lucros para manter a manutenção da mercearia, e como incentivo dar uma pequena parte de seus lucros para ajudar a escola da qual algum parente seu estuda.

Um segundo passo seria criar um site para melhor divulgação dos produtos, e tambem para divulgar o intuito dessas vendas, para que pessoas possam fazer doações atraves desse site para a escola ajudando no ensino.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)   pdf (66.9 Kb)   docx (9.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com