TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Economia Colaborativa

Por:   •  18/8/2019  •  Artigo  •  1.228 Palavras (5 Páginas)  •  212 Visualizações

Página 1 de 5

        A economia colaborativa, que tem seu pilar centrado no compartilhamento pessoa-para-pessoa (peer-to-peer) e tem ganhado seu espaço cada vez mais no mundo, é um conceito duradouro, abrangente, revolucionário e sustentável da atualidade, pensadas em um mundo com constantes crises econômicas e sociais que urge a presença de políticas ambientais que protegem o meio-ambiente e trazem benefícios mútuos a indivíduos da sociedade, e por que não dizer que essas economias colaborativas visam um sentido de comunidade ampliado?

        Rachel Bostman, as economias colaborativas abrangem três possíveis tipos de sistemas atualmente:

  1.         
  2. Mercados         de redistribuição: ocorre quando um item usado passa de um local         onde ele não é mais necessário para onde ele é. Baseia-se no         princípio do “reduza, reuse, recicle, repare e redistribua”.
  3.         
  4. Lifestyles         colaborativos: baseia-se no compartilhamento de recursos, tais como         dinheiro, habilidades e tempo.
  5.         
  6. Sistemas         de produtos e serviços: ocorre quando o consumidor paga pelo         benefício do produto e não pelo produto em si. Tem como base o         princípio de que aquilo que precisamos não é um CD e sim a música         que toca nele, o que precisamos é um buraco na parede e não uma         furadeira, e se aplica a praticamente qualquer bem.

        As economias colaborativas atualmente geram uma receita de US$3,5 bilhões para aqueles que usam, e tem um crescimento de 25% ao ano, estimado em US$4,4 bilhões.

Analistas econômicos ainda não incorporam em suas análises o impacto econômico dessa rede colaborativa e há espaço não só para startups mas também para grandes empresas.

        As grandes empresas têm se adaptado ao novo panorama, levando em consideração as economias colaborativas, fazendo parcerias e mudanças significantes em vertentes de seus negócios para melhor se acomodarem ao crescimento dessas economias. Empresas como Avis, Google e GM são organizações que preferiram ir de encontro com as novas tendências, e não lutar contra elas, o My Ways, aplicativo lançado pela empresa DHL viu seu faturamento se reerguendo com o lançamento dessa economia colaborativa onde remetentes e destinatários se conectarem através de outros, fazendo o transporte de encomendas entre eles.

        Estamos compreendendo o mundo ao nosso redor, as necessidades que nos rodeiam, ofertas e demandas, com diferentes olhos, utilizando a tecnologia que um dia nos afastara um do outro, agora nos unisse em novas relações pessoais, em construção de laços de amizades, conhecendo novas pessoas e trazendo benefícios mútuos entre elas.

        Porém, no Brasil, empreender não é fácil, criar mecanismos que vão de encontro com a vontade de grandes empreendedores é uma árdua, cansativa, e por vezes impossível tarefa a ser cumprida, como exemplo temos o Fleety, que criou uma plataforma de aluguel de carros entre pessoas, de preferência as próximas a você, do seu ciclo mais próximo, ou até mesmo de um ciclo mais afastado, permitia que aqueles que tem seu carro conseguisse emprestar por uma taxa a ser combinada entre as partes, e aqueles que precisam pudessem tê-lo.Todo esse processo de conexão entre locador e locatário se dá através do site da Fleety, que oferece login via Facebook e tem uma grande gama de opções e recursos para garantir segurança a todos. A pessoa que pretende alugar o carro pode buscar na base do site e escolher o modelo que é do seu interesse. Infelizmente esse aplicativo teve que FECHAR AS PORTAS NO BRASIL.

        Temos também o Beved e o Skillshare, Plataforma de educação online livre, onde uma comunidade de profissionais de diversas áreas compartilham conhecimentos práticos e experiências reais de mercado através de cursos online, a única contrapartida do usuário é pagar a inscrição na aula ou no curso que está sendo ministrado. O Beved está em funcionamento no Brasil e tem crescido.

        Através desta plataforma você pode explorar o mundo hospedando-se em espaços disponibilizados por anfitriões em mais de 190 países, ou ganhar dinheiro compartilhando o espaço extra que você tem em sua casa com viajantes do mundo inteiro.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)   pdf (47.5 Kb)   docx (9.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com