TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório Indicadores Acido-base

Por:   •  11/8/2021  •  Relatório de pesquisa  •  1.439 Palavras (6 Páginas)  •  803 Visualizações

Página 1 de 6

Indicadores ácido-base

Relatório Científico

Indicadores ácido-base são substâncias que, na prática, nos indicam o pH de uma solução pela mudança de coloração. As substâncias utilizadas como indicadores são grandes moléculas orgânicas, naturais ou sintéticas, que possuem o caráter de um ácido fraco ou base fraca, o indicador mostra o momento de parar a reação, que é no ponto de viragem, quando há a mudança brusca de cor. O ácido fraco possui uma cor, enquanto sua base conjugada possui outra, conforme mostrado a seguir. O mesmo ocorre com a base fraca e seu ácido conjugado, ou seja, cada um possui uma cor :

Indicador ácido + H2O ↔ H3O+ + Base conjugada
(cor A)                                       (cor B)

Assim, quando o indicador ácido-base entra em contato com uma solução ácida ou básica, ocorre um deslocamento do equilíbrio, conforme explica o Princípio de Le Chatelier . Se o indicador de pH for composto de um ácido fraco em equilíbrio com sua base conjugada e entrar em contato com uma solução ácida, aumentará a quantidade dos íons H3O+ no meio. Essa quantidade de íons é diminuída através de uma reação com a base conjugada, deslocando o sentido do equilíbrio para a esquerda para formar o ácido fraco, ficando com a cor A.

Por outro lado, se o indicador entrar em contato com um meio básico, os íons OH- da solução básica reagirão com os íons H3O+ do indicador, diminuindo a concentração deles no meio. Assim, a fim de produzir mais íons H3O+, o equilíbrio químico deslocar-se para a direita, no sentido de formação desses íons, mudando para a cor B.

Quanto mais ácida uma solução, maior a quantidade de íons hidrônio (H3O+) e menor o pH. Por outro lado, quanto menor a concentração dessa espécie, a solução é básica e o pH é elevado. Embora existam aparelhos que medem o pH através da condutividade da solução, os indicadores são muito utilizados pela comodidade e facilidade de manuseio.

O papel tornassol é o mais antigo dos indicadores, mas hoje muitos outros utilizados. Os mais conhecidos são: fenolftaleína, alaranjado de metila e azul de bromotimol.

O pH é o potencial hidrogeniônico e a escala de pH, que varia de 0 até 14, é útil para medir quão ácida ou básica é uma solução. Sendo que o 7 representa um meio neutro, os valores abaixo de 7 são meios ácidos e quanto menor o pH, mais ácido é o meio, enquanto os valores acima de 7 são meios básicos e quanto maior esse valor, mais básico é o meio.

Geralmente os valores de pH e pOH ( potencial hidroxiliônico – indica a concentração de íons OH, sendo que quanto maior, mais básico é o meio) são decimais.

Os indicadores servem para mostrar se um material é ácido ou básico, pois só de olharmos não conseguimos fazer essa distinção. Por isso, os indicadores são utilizados para nos dar uma indicação aproximada do pH de uma substância.

Existem vários indicadores artificiais usados em laboratório, sendo esses os três mais usados, veja cada um:

  • Fenolftaleína: é um indicador líquido que fica incolor em meio ácido e rosa intenso em meio básico:

[pic 1]

  • Papel de tornassol: Fica com cor azul na presença de bases e adquire cor vermelha na presença de ácidos.

[pic 2]

  • Indicador universal: Eles são obtidos quando se imergem as tiras de papel em soluções com uma mistura de indicadores, que depois são secas. Desse modo, eles apresentam cores diferentes para cada valor de pH, sendo mais precisos do que os anteriores.

Assim, no laboratório, quando se quer determinar o pH de alguma solução, basta introduzir essas tiras na solução estudada e comparar a cor obtida com a escala que aparece na embalagem do indicador.

No entanto, para se escolher o indicador certo, é preciso considerar as forças relativas dos ácidos e das bases que participam da reação e também da faixa de viragem do indicador. Por exemplo, a faixa de viragem da fenolftaleína é entre 8,2 e 10,0, então ela é indicada para reações em que o ponto de viragem ocorre em pH básico, mas não em que o ponto de viragem ocorre em pH ácido.

Objetivo

 Parte 2

Principais Indicadores ácido-bases e sua utilização: 

Fenolftaleína é o indicador mais recorrente, com a fórmula C²⁰H¹⁴O. Apresenta-se normalmente como um sólido em pó branco ou em solução alcoólica como líquido incolor.

Quando jogamos Fenolftaleína em Meio Ácido ela fica Incolor . Agora quando jogamos a Fenolftaleína em Meio Básico ela fica com a coloração Rosa .E em meio neutro ela não terá cor, pois continuará com a cor original (incolor), pelo fato do meio ser neutro não alteraria em nada na coloração.

Tornassol é extraído de uma planta líquen e fixada em papel poroso ( chamado      também de papéis de tornassol).

Existe hoje em dia papéis de tornassol azul, vermelho e neutro (a coloração é basicamente cinza).

O papel de tornassol azul é usado para testar ácidos, ele apresenta a coloração azul, pois na sua fabricação ele foi submetido a um processo básico. Ele é usado para testar ácidos, pois se testado a Meio Básico não vai mudar nada. Se você tiver um meio ácido e jogar o papel de tornassol e submeter nesse meio ácido, o papel azul ficará vermelho.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.9 Kb)   pdf (176.9 Kb)   docx (34.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com