TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório Teste de Chamas

Por:   •  18/5/2017  •  Relatório de pesquisa  •  1.099 Palavras (5 Páginas)  •  287 Visualizações

Página 1 de 5

INTRODUÇÃO

De acordo com Bohr, um átomo pode ser representado por um núcleo onde vai existir prótons e neutros e esse núcleo vai possuir cargas positivas, e em volta desse núcleo existem camadas ou níveis de energia, onde os elétrons são distribuídos, possuindo assim cargas negativas. Através dessa análise foi proposto que quando o átomo recebe energia os elétrons são excitados, podendo assim, passar de sua camada para outra mais enérgica. Usando como exemplo o potássio (K) terá a seguinte distribuição eletrônica: 19K = 1s2 2s2 2p6 3s2 3p6 4s1. O elétron 4s1 será o mais externo, se esse átomo receber determinada energia esse elétron vai ser excitado e podendo passar para uma camada mais externa, ou seja, ele passara para a camada 4p. Após receber essa excitação o elétron tende a voltar ao seu estado normal e para que isso ocorra ele vai precisar liberar tal energia recebida e para que isso ocorra o elétron vai liberar essa energia sob uma forma de luz.

Os átomos excitados de um determinado elemento, ao voltarem ao seu estado fundamental, emitem radiação que, quando decomposta, constitui um espectro de linhas característico e único do elemento químico. Este espectro de linhas, chamado de espectro atômico funciona como uma impressão digital do elemento químico.

Existem um conjunto de técnicas são usadas para fazer a identificação dos elementos químicos que constituem uma amostra que é feita analisando os espectros obtidos. Tais técnicas podem ser denominadas como Analise Espectral. Diversas técnicas que são utilizadas na análise têm como características em comum a excitação dos átomos da amostra que será analisada. E um dos processos de excitação que pode ser utilizado é o teste de chama.

O teste de chama é um procedimento usado para identificar a presença de íons metálicos, usando como base o espectro de emissão característico de cada elemento. O teste se baseia no fato de que elétrons de determinado átomo quando excitados através do bico de gás e retornam para o seu estado fundamental liberando assim a energia em forma de luz alguns elementos podem ser classificados de acordo com a cor das chamas resultantes do teste. Dessa forma é possível identificar diversos elementos químicos através das cores que são emitidas quando aquecidos numa chama.


Objetivos

A pratica deve como objetivo apresentar uma técnica de analise espectral chamada teste de chama. Onde através da excitação dos elétrons através da energia em forma de calor foi possível verificar mudanças de cores nas chamas, mudanças que puderam ser vistas mesmo a olho nu. Também foi observado que as cores variam de acordo com o elemento, isso ocorre pois como os átomos de cada elemento possuem órbitas com níveis de energia diferentes, a luz liberada em cada caso será em um comprimento de onda também diferente, o que corresponde a cada cor. A pratica serviu para mostrar que cada elemento se comporta de uma maneira diferente de outro sendo assim possuindo características diferentes, e analisando essas características pode ser possível aprender a detectar determinado elemento químico pertencente de uma amostra.


Materiais e Reagentes Utilizados

  • Fosforo
  • Bico de Bunsen
  • Alça de Platina
  • Solução de HCI3M
  • Água Destilada
  • Béquer
  • Tubos de Ensaio
  • Suporte
  • Soluções de:  Cloreto de Lítio; Cloreto de Estrôncio; Cloreto de Potássio; Cloreto de Cálcio e Sulfato de Cobre (II).

Parte Experimental

Ao iniciar a pratica foi feito um teste da alça de platina para verificar se nela possuía resíduos de íons de outro elemento químico, para que assim ao realizar os testes os resultados obtidos não estivessem adulterados. Para realizar a limpeza da alça foi utilizado uma solução de Ácido Clorídrico, onde inicialmente era colocado a alça de platina e levada ao fogo para eliminar os resíduos. Após realizado a limpeza usando o ácido era necessário usar a agua destilada e repetir o processo, verificando sempre ao retornar com a alça na chama se existe alguma diferença na cor apresentada na chama, caso não ocorra nenhuma diferença na cor original da chama poderia considerar que a alça metálica estivesse completamente limpa de íons residuais, porém, se apresentasse uma cor diferente o processo de limpeza deveria ser repetido até que a alça ficasse completamente limpa. Essa limpeza deveria ocorrer sempre que algum teste era realizado antes de passar para outra solução, para que assim não ocorresse contaminação nos outros testes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)   pdf (78.5 Kb)   docx (13.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com