TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório teste da chama

Por:   •  31/5/2016  •  Relatório de pesquisa  •  839 Palavras (4 Páginas)  •  820 Visualizações

Página 1 de 4

RELATÓRIO DE AULA EXPERIMENTAL

Acadêmicas

NOEMIA D. O. FERREIRA

SINANE WOLFFUGRAN                                                

DALILA  DOS SANTOS GOMES                

NAVIRAÍ-MS

Agosto/2014

  1. INTRODUÇÃO

A realização deste experimento, Teste da Chama, teve como objetivo a observação da cor da chama obtida pelo aquecimento de soluções  com magnésio,  cobre, sódio, Potássio, bário, estrôncio, lítio e cálcio com as mudanças de níveis energéticos do átomo.
O teste envolverá a exposição das soluções em uma chama e a observação da cor resultante para cada espectro de emissão. Aplicou-se energia em forma de calor, a chama, fornecida a cada solução, que a partir daí explicará o princípio de que partem dos elétrons da última camada de valência absorvem a energia, e que emitem luz ao voltar ao estado fundamental de cor e intensidade, que podem ser verificados através da observação visual da chama.

A energia da chama causa a transição de um elétron, de um átomo ou íon que está sendo testado de um nível de energia passando para outro nível maior de energia.
Ao receber energia térmica do exterior, o elétron sai de seu estado original para um nível de energia mais elevado, ou seja, salta de uma órbita mais interna para outra mais externa; porém a quantidade de energia que ele recebe é bem definida. Ao retornar da órbita mais externa para outra mais interna, ou seja, ao seu estado fundamental, o elétron emite energia, na forma de luz de cor bem definida ou outra radiação.         

2. OBJETIVO

Tem como objetivo a observação da cor chama obtida pelo aquecimento de soluções acidas, ou sais sólidos, de nitrato, sulfato ou cloreto de sódio,lítio, cálcio, cobre potássio e magnésio e ,com as mudanças de níveis energético  do átomos.

3. PARTE EXPERIMENTAL

3.1 MATERIAIS E REAGENTES

Materiais:

Pipeta volumétrica

Cápsula de porcelana

Fósforo

Pinça

Reagentes:

Etanol

Sulfato de cobre

 Cloreto de Lítio.

Cloreto de Sódio

Cloreto de Estrôncio

Cloreto de Cálcio

Magnésio

Cloreto de Potássio.

Cloreto de Bário

3.2 PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL

Teste 1: Mg, magnésio; foi colocado 3ml de magnésio com etanol medido com pipeta de pasteur e colocado na cápsula de porcelana e ao iniciar a queima sua cor vai desaparecendo e se tornando incolor até que no final da queima tem uma chama brilhante intensa.

Teste 2: Li, lítio; foi colocado 2ml de lítio com etanol medido com pipeta de Pasteur e colocado na cápsula de porcelana e ao iniciar a queima tem cor violeta ,a modificação da coloração da chama ocorre de forma bem rápida.

Teste 3: Ba, bário; foi colocado 2ml de bário com etanol medido com pipeta de Pasteur e colocado na cápsula de porcelana e ao iniciar a queima vimos cores azul, amarelo e finalizou a queima com tons de verde.

Teste 4: Ca, cálcio; mediu se 2 ml de cálcio com etanol medido com a pipeta de Pasteur e colocado na cápsula de porcelana o que na queima nos mostrou coloração azul mudando e predominando o amarelo intenso.

Teste 5: K, potássio; mediu se 2 ml de potássio com etanol medido com a pipeta de Pasteur e colocado na cápsula de porcelana o que na queima nos mostrou coloração  predominante o amarelo intenso.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)   pdf (232 Kb)   docx (143.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com