TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relátorio sobre pH

Por:   •  30/4/2016  •  Ensaio  •  2.346 Palavras (10 Páginas)  •  684 Visualizações

Página 1 de 10

Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)

Curso de Bacharelado em Química Industrial

Química Geral Experimental B

Relatório de aula prática:

Prática nº 7: Medidas de valor de pH e soluções tampão

Isac Henrique Oliveira Lourenço

Izabella Cristinna Nogueira Passos Andrade

Talita de Fátima Rocha

Ouro Preto

2015

1 INTRODUÇÃO

A condição na qual as concentrações de todos os reagentes e produtos em um sistema fechado param de variar com o tempo é chamada equilíbrio químico. O equilíbrio ocorre quando as reações opostas acontecem a velocidades iguais: a velocidade na qual os produtos são formados a partir dos reagentes é igual à velocidade do inverso (BROWN, 2005).

Os ácidos e bases são importantes em inúmeros processos que acontecem ao nosso redor, desde industriais até biológicos. Desde os tempos primordiais da química experimental, os cientistas identificam ácidos e bases por suas propriedades características (MIESSLER, 2014).

Além das suas aplicações, os ácidos e bases são muito importantes em experimentos graças aos seus comportamentos em soluções. Os ácidos em solução aquosa provocam a formação dos íons hidrônio, que é um dos aspectos complexos da interação do íon H+. Os químicos usam H+ (aq) e H3O+ (aq) (hidrônio) de maneira intercabiavel para representar a mesma coisa, ou seja, o próton hidratado responsável pelas propriedades características das soluções aquosas de ácidos (MIESSLER, 2014).

Bronsted e Lowry propuseram definir ácidos e bases em termos de suas habilidades de transferir prótons. De acordo com a definição deles, um acido é uma substância (molécula ou íon) que pode doar um próton para outra substância. Analogamente, uma base é uma substancia que pode receber um próton (MIESSLER, 2014).

Alguns ácidos são melhores doadores de prótons que outros; algumas bases são melhores receptoras de prótons que outras. Resumidamente, quanto mais forte o ácido, mais fraca sua base conjugada; quanto mais forte a base, mais fraco é seu ácido conjugado. Dessa forma, se sabemos algo sobre a força de um ácido, sabemos algo sobre a força de uma base (BROWN, 2005).

Soluções preparadas com ácido fraco e seu respectivo sal, ou soluções preparadas com uma base fraca e seu respectivo sal, são denominadas soluções tampões, no sentido de resistirem a mudanças em seus respectivos pHs quando recebem a adição de ácidos ou bases, ou quando são diluídas (MIESSLER, 2014).

2 OBJETIVOS

2.1 Objetivo geral

Foi realizada uma prática para determinar o conteúdo total de proteínas do leite integral e determinar sua acidez em graus Dornic e densidade aparente.

2.2 Objetivo especifico

Foram preparados diferentes sistemas, para quantificar os teores de albumina e caseína foi empregada uma condição de pH e temperatura para coagulação de ambas, sendo feita depois uma filtração, para determinação da densidade aparente foi usado o picnomêtro e para determinar a acidez do leite foi feita uma titulação. 

3 METODOLOGIA

Foi realizada uma aula pratica em laboratório. Na realização do relatório foram utilizados bibliografias.

4 MATERIAS

4.1 Reagentes

Tabela 1 – Reagentes utilizado em todo o procedimento

Água destilada

Alaranjado de metila

Azul bromotimol

Fenolftaleína

Hidróxido de sódio

Vermelho de metila

Ácido acético

Ácido Clorídrico

Acetato de sódio

4.2 Materiais

Tabela 2 – Materiais e vidrarias utilizados em todo o procedimento

13 unidades de tubos de ensaio

1 béquer

1 pipeta

5 PROCEDIMENTOS

5.1 Avaliação do valo do pH da agua destilada

a) Pegou-se um erlenmeyer de 125,0mL e colocou-se 50,0mL de água destilada.

b) Adicionou-se 2 a 3 gotas do indicador azul de bromotimol, agitou-se e anotou-se a cor da solução.

c) Em seguida adicionou-se gota a gota uma solução 0,1mol/L de hidróxido de sódio, NaOH, até ocorrer mudança de cor, agitou-se e anotou-se a cor da solução.

5.2 Avaliação do valor do pH de soluções aquosas

a) Pegou-se o tubo de ensaio 01, adicionou-se 20 gotas de ácido acético, 20 gotas de água destilada e 4 gotas do indicador que nesta solução foi o alaranjado de metila, anotou-se a cor, o valor do pH e a faixa mais provável do valor do pH.

b) Pegou-se o tubo de ensaio 02, adicionou-se 20 gotas de ácido acético, 20 gotas de água destilada e 4 gotas do indicador que nesta solução foi o azul de bromotimol, anotou-se a cor, o valor do pH e a faixa mais provável do valor do pH.

c) Pegou-se o tubo de ensaio 03, adicionou-se 20 gotas de ácido acético, 20 gotas de água destilada e 4 gotas do indicador que nesta solução foi a fenolftaleína, anotou-se a cor, o valor do pH e a faixa mais provável do valor do pH.

d) Pegou-se o tubo de ensaio 04, adicionou-se 20 gotas de acetato de sódio, 20 gotas de água destilada e 4 gotas do indicador que nesta solução foi o vermelho de metila, anotou-se a cor, o valor do pH e a faixa mais provável do valor do pH.

e) Pegou-se o tubo de ensaio 05, adicionou-se 20 gotas de acetato de sódio, 20 gotas de água destilada e 4 gotas do indicador que nesta solução foi o azul de bromotimol, anotou-se a cor, o valor do pH e a faixa mais provável do valor do pH.

f) Pegou-se o tubo de ensaio 06, adicionou-se 20 gotas de acetato de sódio, 20 gotas de água destilada e 4 gotas do indicador que nesta solução a fenolftaleína, anotou-se a cor, o valor do pH e a faixa mais provável do valor do pH.

g) Pegou-se o tubo de ensaio 07, adicionou-se 20 gotas de ácido acético, 20 gotas de acetato de sódio e 4 gotas do indicador que nesta solução foi o alaranjado de metila, anotou-se a cor, o valor do pH e a faixa mais provável do valor do pH.

h) Pegou-se o tubo de ensaio 08, adicionou-se 20 gotas de ácido acético, 20 gotas de acetato de sódio e 4 gotas do indicador que nesta solução foi o azul de bromotimol, anotou-se a cor, o valor do pH e a faixa mais provável do valor do pH.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.1 Kb)   pdf (134.6 Kb)   docx (16.2 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com