TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Crítica do filme Radioactive

Por:   •  8/5/2022  •  Resenha  •  403 Palavras (2 Páginas)  •  1.921 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

                                                Vinicios Silva da Silva

Licenciatura em Química 1ºS.

RESENHA CRÍTICA DO FILME RADIOACTIVE

RADIOACTIVE. Direção de Marjane Satrapi. Estados Unidos: Netflix, 2019. 1 filme (110 min).

        Inspirado nos cientistas Marie Curie e Pierre Curie, o filme “Radioactive”, lançado em 2019, com a direção de Marjane Satrapi além de contar com a produção da Netflix. O filme relata a história do casal e de suas descobertas para o mundo contemporâneo, além disso, mostra as dificuldades que tiveram e o machismo que Marie Curie sofreu ao decorrer de sua carreira.

        O filme apresenta um conteúdo, cuja importância mudou drasticamente a sociedade, pelo fato da descoberta da radioatividade em 1898, os novos elementos Rádio e Polônio. Porém, como ainda não era de conhecimento na época, a exposição à radiação fez mal ao casal e aos outros cientistas que buscavam estudar as propriedades desses elementos. Após isso, Pierre veio a falecer em um atropelamento em 1906, caso não fosse por esse incidente, provavelmente teria morrido devido aos efeitos da radiação, depois de um tempo veio a falecer Marie pela radiação em 1934.

        A obra mostra acontecimentos marcantes, como a radioterapia para o tratamento do câncer em 1899. A radioatividade pode trazer benefícios para a sociedade, mas se usada em mãos erradas, pode resultar em catástrofes, como a criação de armas nucleares para destruição em massa nas guerras, criada em 1945, a Little boy. Mesmo sendo utilizada para o bem, como na usina nuclear que gera energia elétrica, um pequeno acidente resulta numa catástrofe, como ocorreu em Chernobyl em 1986.

        A meu ver, o filme é deverás importante para o entendimento dos estudantes do ensino médio e superior, pois mostra com detalhes como foram descobertos os novos elementos e o quão importantes se tornaram na sociedade. Esse fato resultou em grandes benefícios para os cientistas, uma descoberta abre portas para outra, assim possibilitando a evolução da sociedade, um exemplo disso é a filha Irene Curie que junto ao marido, criaram a radiação artificial. Além disso, o filme é bem desenvolvido, com ótimas atuações e sem fugir muito da história verdadeira, mostrando até o machismo que era vivido na época e as dificuldades que existiam para os cientistas, cada parte da obra chama a atenção do espectador, isso faz o filme ser mais interessante.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (72.7 Kb)   docx (19.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com