TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha do livro: Oxigênio. Uma peça em 2 atos e 20 cenas.

Por:   •  1/8/2016  •  Resenha  •  509 Palavras (3 Páginas)  •  893 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA


CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS

DEPARTAMENTO DE QUÍMICA

Resenha do livro: Oxigênio. Uma peça em 2 atos e 20 cenas.

Igor Matheus Ruiz Pires        

Ciclo de Leituras

Prof. Dr. Moisés Alves de Oliveira


Londrina

2015

        Este livro, montado como uma peça de teatro, teve como objetivo mostrar um dilema existente na sociedade química sobre à quem deve-se a descoberta do gás oxigênio. Carl Djerassi e Roald Hoffmann apresentam nesta obra os pontos e contrapontos que atribuiriam a um dos três, ou a dois, ou aos três, pesquisadores o título de descobridor do oxigênio.

        Esse assunto é, de fato, meio crítico aos químicos, pois a atribuição de descobridor, deve-se, primeiramente, ao olhar do que seria um descobridor. Seria este o primeiro a produzir o tal gás? Ou então, seria este o primeiro a publicar um trabalho mostrando a produção do tal gás? Ou, ainda com outra visão, o primeiro a entender e poder explicar a descoberta do tal gás?

        O livro mostra então, sempre com base nessas três perguntas, um debate entre alguns professores que deveriam escolher um dos três, Priestley, Scheele ou Lavoisier, para ganhar um prêmio nobel retrospectivo pela descoberta do gás oxigênio. Sendo que, ao mesmo tempo, os autores intercalam o debate entre os professores do nobel e um encontro dos três pesquisadores, e suas respectivas esposas, feito pelo rei Gustavo III. Essas intercaladas, acabam servindo para esclarecer as dúvidas que os professores possuem sobre os pesquisadores.

        Um recurso muito usado pelos autores é o papel das esposas dos pesquisadores. Onde estas deveriam ser a chave da pesquisa dos professores para, assim então, poder encontrar o verdadeiro descobridor. Sendo que essas mulheres são as confidentes de seus maridos, sabendo de seus segredos, ou, como no caso da Madame Lavoisier, até lhes escondendo importantes segredos.

        No final do livro, eles fazem uma votação para escolher então dois ganhadores para o nobel, porém os autores não mostram os vencedores, deixando para o leitor essa decisão, após, no texto todo, mostrar fatos para que o leitor faça essa escolha.

        Os autores tendem muito a levar os leitores a abrir os olhos sobre Lavoisier. Se caso os leitores que já conhecem o assunto forem contra Lavoisier levar o título de descobridor, ao ler esse livro eles confirmarão mais ainda essa ideia. Enquanto os leitores que acham que ele mereça o título, devem ficar duvidosos sobre essa afirmativa.

        O texto em si é muito interessante e passa um grande desejo ao leitor para continuar lendo essa história. Porém, o leitor já deveria possui um certo conhecimento prévio pelo tema, principalmente sobre o assunto do flogístico, pois os autores tratam deste como se fosse um tema conhecido por todos, mas que praticamente nem é usado nos cursos de química atualmente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (115.8 Kb)   docx (16.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com