TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha sobre Tecnologia dos Alimentos

Por:   •  17/5/2019  •  Trabalho acadêmico  •  467 Palavras (2 Páginas)  •  619 Visualizações

Página 1 de 2

Resenha tecnologia dos alimentos

Em meus estudos percebi a importância das técnicas aplicadas para processamento dos alimentos, as quais irão garantir o tempo de validade e qualidade de cada alimento. Pesquisando vi que tais cuidados já eram aplicados há muito tempo atrás, desde a pré-história com a defumação, as fermentações, salga e dessecação, tempos depois na Europa antiga criaram a ideia de produzir queijo.

Percebe-se então que a manufatura de alimentos é antiga, porém com o tempo essas técnicas foram ficando mais sofisticadas. Outro fator no que diz respeito à conservação e qualidade de alimentos é a água, uma vez que, sua presença pode afetar ou ajudar na qualidade do alimento. A decomposição dos alimentos pode acontecer rapidamente, devido às reações químicas e enzimáticas durante a estocagem, a melhor maneira de controle da taxa de deterioração nesse caso é saber o teor de água presente no alimento. Seguindo este raciocínio temos a conservação dos alimentos, uma técnica eficaz e antiga é a salga: consisti em envolver o alimento de sal, já que o sal é uma substância higroscópica, ou seja, ela absorve o máximo de água do alimento, assim diminuindo o teor de água e dificultando a ação de fungos e bactérias conservando o alimento.

Outra técnica de conservação é o calor: tem como praxe conservar alimentos até os dias de hoje, com característica de eliminar agentes microbianos, podemos manter a qualidade do alimento quase 100% tratando com ação do calor.

Ainda em conservação, outra técnica muito usada em vários seguimentos alimentícios é a Pasteurização processo utilizado em alimentos para destruir microrganismos patogênicos ali existentes. Foi criado em 1864, tendo esse nome em homenagem ao químico francês que o criou, Louis Pasteur.  Basicamente o processo se dá por elevar a temperatura do alimento e rapidamente baixar, assim matando os germes e bactérias existentes nos mesmos.

Branqueamento, tratamento térmico com finalidade de desativar as enzimas que causam a deterioração dos alimentos, neste caso comumente usado em hortaliças e frutas. O branqueamento também causa outros efeitos, como diminuir a carga microbiana de origem do produto, além de amaciar os tecidos dos vegetais, facilitando o envase e removendo o ar dos espaços intracelulares.

Controle de umidade, num nível de 10 a 15% é reduzida à umidade dos produtos, pois num nível baixo de umidade não é possível que os microrganismos cresçam e se multipliquem. Assim essa técnica proporciona algumas vantagens, tais como, Facilidade na conservação do produto, Proteção contra microrganismos, Redução de peso, Economia de energia (por não precisar de refrigeração) Disponibilidade do produto em qualquer época do ano.

Essas técnicas citadas, quando aplicadas corretamente são altamente eficazes, pois garante a qualidade do produto, bem como durabilidade, sabor e cheiro. Técnicas as quais serão escolhidas de acordo com a necessidade, levando em conta a massa microbiana, constituição de enzimas e os fatores físico-químicos.  

 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (57.4 Kb)   docx (8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com