TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha De Tecnologia

Trabalho Universitário: Resenha De Tecnologia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/9/2013  •  4.684 Palavras (19 Páginas)  •  409 Visualizações

Página 1 de 19

Existe um equilíbrio grande entre as vantagens e as desvantagens que o avanço da tecnologia traz para a sociedade. A principal vantagem é refletida na produção industrial: a tecnologia torna a produção mais rápida e maior e, sendo assim, o resultado final é um produto mais barato e com maior qualidade.

As desvantagens que a tecnologia traz são de tal forma preocupantes que quase superam as vantagens, uma delas é a poluição que, se não for controlada a tempo evolui para um quadro irreversível. Outra desvantagem é quanto ao desemprego gerado pelo uso intensivo das máquinas na indústria, na agricultura e no comércio.

ALGUMAS FERRAMENTAS DE GESTÃO:

1. SISTEMA DE INFORMAÇÕES GERENCIAIS- SIG

Os Sistemas de Informações Gerenciais (SIG) são de grande importância para as empresas, pois permitem que sejam realizadas as integrações entre as diversas funções empresariais. Como exemplo, as funções compras, marketing, finanças, recursos humanos e produção passam a trocar informação, visando a alcançar maior competitividade. Nesse sentido, deverá ocorrer à otimização dos recursos, o cumprimento dos prazos, a redução dos custos associados, etc.

“Todo sistema pode ser dividido em subsistemas menores, que recebem entradas específicas e produz saídas específicas, como também ser um subsistema de um sistema maior. Pode ser um sistema fechado, como as máquinas, ou aberto, como os organismos vivos, sistemas sociais, a organização, a sociedade, etc. Os sistemas abertos vivem em constante interação com o ambiente, com entradas introduzidas no sistema (inputs), que são processadas, gerando uma saída (outputs), que pode realimentar (feedback)”. Administração de Sistemas de Informação Capítulo 1 – REBELLO (2004).

“Os componentes são também sistemas (subsistemas), e que, por sua vez, podem ser decompostos em outros sistemas menores. Todo sistema tem seus objetivos, as razões de sua existência, de modo que seus elementos possam ser devidamente entendidos, e estão diretamente relacionados às saídas que o sistema deve produzir definindo, claramente, o que se quer desse sistema”. Administração de Sistemas de Informação Capítulo 1 – REBELLO (2004).

• ENTRADAS: São todos os elementos que o sistema deve receber para serem processados e convertidos em saídas ou produtos.

• SAÍDAS: São os resultados produzidos pelo sistema, em geral diretamente relacionados aos objetivos ou razões dos sistemas; quando não acontece, então o sistema não está cumprindo o seu fim.

• COMPONENTES e PROCESSOS INTERNOS: São as partes internas do sistema, utilizadas para converter as entradas em saídas. Os processos são as ações realizadas pelos componentes do sistema na transformação das entradas e saídas.

• FEEDBACK: É o retorno dado sobre as saídas produzidas pelo sistema sobre as entradas do mesmo. É a avaliação da qualidade do produto do sistema. A realimentação deve ser continua, para que se tenha certeza da evolução dirigida do sistema, garantindo seu desenvolvimento no sentido de adaptação as necessidades.

INFORMAÇÃO:

Para se definir informação, deve-se ter a clara distinção conceitual entre dado e informação. Dados incluem os itens que representam fatos, textos, gráficos, imagens estáticas, sons, etc. São sinais que não foram processados, correlacionados, integrados, avaliados ou interpretados de qualquer forma, representando. É possível perceber que os dados podem ser descritos através de representações formais, estruturais, podendo obviamente ser armazenados em um computador e processados por ele, uma vez que são "observações sobre o estado do mundo, e sua observação pode ser feita por pessoas ou por tecnologia apropriada" (DAVENPORT, apud REZENDE, 2003).

Uma vez que os dados são processados, interpretados, dentro de um contexto em que exprime significado, obtém-se a informação.

A informação é valiosa se for pertinente à situação, fornecida no tempo certo, para as pessoas certas, e de forma não complexa demais para ser entendida. Deve ser clara, concisa, precisa, completa, e de custo compatível.

SISTEMAS DE INFORMAÇÃO:

Os sistemas de informação têm evoluído tanto em importância para as organizações, quanto em tecnologia. Os sistemas de arquivamento manual podem satisfazer muitas necessidades para organizar e recuperar informações, mas através destes torna-se lenta e difícil a tarefa de recuperar grandes quantidades de informação, bem como coletar e transmiti-las de grandes distâncias. Os sistemas de informação computadorizados, por sua vez, facilitam o acesso aos dados em um único local, suportando rápidas e repetidas pesquisas de dados, permitindo também recuperar informações de múltiplos locais quase sempre instantaneamente.

“A interpretação, através dos dados, sobre o que realmente os clientes, os concorrentes e outros atores do ambiente interno e externo estão querendo dizer, mesmo que de forma indireta, auxilia os gestores a monitorar o desempenho da empresa, possibilitando aos mesmos adotar medidas efetivas para melhorar seus produtos e processos, bem como utilizar informações sobre as melhores práticas de outras empresas (benchmarking), estabelecendo assim um padrão de desempenho de alto nível para essa empresa”. (GORDON & GORDON, 2006).

A informação deve ser elaborada de modo a contribuir efetivamente para a melhoria dos resultados da empresa. Em virtude desta relação de dependência entre organizações e sistema de informação, é de vital importância identificar qual informação é importante para a organização, quando, de que forma e para qual nível da organização ela se destina.

“Os sistemas de informação influenciam diretamente o modo como os gestores decidem, planejam e, em muitos casos, determinam como e quais produtos e serviços são produzidos. Atualmente, podem ajudar as empresas a ampliar seu alcance a mercados distantes, oferecer novos produtos e serviços, reformar tarefas e fluxos de trabalho e até mesmo mudar profundamente a maneira de conduzir negócios”. LAUDON & LAUDON, 2001)

O principal papel para os sistemas de informação é sua aplicação em problemas que se relacionam à vantagem competitiva de uma empresa.

CLASSIFICAÇÃO DOS SISTEMAS DE INFORMAÇÃO:

Os sistemas de informação nas empresas podem ser classificados de muitas maneiras, representando diferentes possibilidades de uso. Uma classificação, apresentada por LAUDON &

...

Baixar como (para membros premium)  txt (32.3 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com