TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resoluções História da Química

Por:   •  21/4/2021  •  Exam  •  2.308 Palavras (10 Páginas)  •  252 Visualizações

Página 1 de 10

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO-Campus VII

Curso

Licenciatura em Ciências Naturais-Biologia

Prof.

Paulo Roberto Brasil Marques.

Área

História da Química-Remota

Eletiva

Discente: ADAILTON DE SOUSA MESQUITA

 

Prova 1

1) A ciência é algo novo na história da humanidade e apesar de sua contribuição essencial para o desenvolvimento social e humano, ela ainda é apresenta de forma distorcida e estereotipada nas mídias (digitais ou não). Na sua opinião, embasada nas aulas e nos materiais lidos na disciplina, qual o motivo dessa visão errônea?  

A sociedade em geral, consegue compreender a importância do papel da ciência para o desenvolvimento da nação e do mundo, por outro lado, não compreende a ciência em si, uma vez que desconhece suas determinações históricas e ideológicas, que são elementos constitutivos das relações de poder que orientam o discurso científico.

A mídia é um instrumento didático na disseminação da ciência, mas não um meio de compreensão do discurso científico. Ao tornar algumas pesquisas científicas conhecidas pelo grande público, enfatiza, normalmente, os avanços tecnológicos e os resultados práticos.

Por não ser apresentado, de fato, todo conhecimento científico atrelado a determinado assunto, e por conta da sociedade em geral não saber interpretar essas informações, abre-se brechas para distorções e visões estereotipadas.

2) Comentamos em aula sobre uma questão secular que é a distinção entre a fé e a razão, ou seja, o conhecimento religioso e o conhecimento científico, que nem sempre concordaram durante os séculos que se passaram. Descreva o porquê dessa divergência e comente as diferenças entre o pensamento religioso e o pensamento científico. 

Há divergências, tendo em vista que para muitos, as coisas são definitivamente inquestionáveis, já que acreditam que tudo vem de um propósito de uma divindade, enquanto outros buscam através de questionamentos e experimentos respostas para um determinado acontecimento.

Outrora, tal situação era motivo de morte, já que para os que defendiam a busca por um conhecimento que distorciam as vontades de uma divindade eram tratados como hereges.

Muitos buscadores do conhecimento científico tiveram que fazer retratações para não serem mortos.

Muitos acreditam que o conflito entre Ciência e Religião não pode ser solucionado, pois os elementos explicativos da ciência adotam uma metafísica naturalista, enquanto que a essência da religião é acreditar no sobrenatural.

3) Os filósofos da natureza pensaram o mundo a partir do natural e trouxeram um pensamento que ajudou a substituir o mitológico pela razão. Eles buscavam qual seria o princípio básico de tudo que existia observando os fenômenos da natureza. Dessa busca surgiu também a teoria dos quatro elementos. Explique a relação entre esses filósofos e essa teoria.  

A teoria dos 4 elementos perdurou por mais de mil anos e considerava que tudo na natureza era composto por esses quatro elementos: fogo, terra, água e ar.

Primeiramente Tales de Mileto relatou que á água era o elemento da qual se originavam todas as coisas. Propôs isso observando que tinha água em todo lugar.

Anaxímenes, por volta do século VI a.c, propôs, em divergência a Tales de Mileto, que o ar era o elemento da qual se originavam todas as coisas.

Já por volta de 540-480 ac, Heráclito propôs, em divergência a Tales de Mileto e Anaxímenes, que o fogo era o elemento da qual se originavam todas as coisas. Partia da ideia que como a natureza se modifica e o fogo seria o principal agente de modificação.

Após isso, por volta de 490 – 430 ac, surgiu a teoria dos quatro elementos, em que Empédocles, juntou as três teorias anteriores e acrescentou a terra. Que todo o universo serial formado por água, ar, fogo e terra.

Uma exemplificação seria uma madeira queimando, onde na queima aparecia o elemento fogo (que seria justamente o elemento fogo), da fumaça (o elemento ar), de um pouco de vapor (elemento água) e das cinzas (elemento terra).

Por volta de 350 a.C., outro filósofo grego muito conhecido, Aristóteles (384-322 a.C.), retomou essa ideia e acrescentou que cada um desses elementos tinha um devido lugar e procurava permanecer nele ou encontrá-lo. Por exemplo, a terra estava no centro dos quatro elementos, em seguida vinha a água, acima vinha o ar e, por último, acima de todos, o fogo.

Além disso, essa teoria dizia que algumas qualidades das substâncias as associavam aos quatro elementos. O fogo teria as qualidades “seco” e “quente”, já associadas com a água estão as qualidades “frio” e “        úmido”. Um elemento poderia se transformar em outro com a remoção ou a adição dessas qualidades.

4) A relação humana com os fenômenos da natureza foi primordial para as primeiras observações e curiosidades sobre as transformações da matéria. Os conhecimentos foram adquiridos e passados para gerações futuras pelo senso comum. Comente essa relação citando como a humanidade aprendeu a dominar esses processos de transformação e como eles foram úteis na época.  

O senso comum é um tipo de pensamento que não foi testado, verificado ou metodicamente analisado. Geralmente, o conhecimento de senso comum está presente em nosso cotidiano e é passado de geração a geração. É popular e culturalmente aceito, o que não garante a sua validade ou invalidade.

Por ser obtido a partir de um movimento de repetição cultural, pode estar correto ou não. Não é possível confiar nesse tipo de conhecimento como se confia na ciência, mas também não podemos invalidá-lo de imediato, pois o fato de não se estabelecer métodos e testes comprobatórios, não significa, necessariamente, que o tipo de conhecimento popular está errado.

Esse tipo de conhecimento, passado de geração em geração foi de extrema utilidade na agricultura, na saúde, por exemplo, já que tinham um conhecimento do período seco e chuvoso e também de plantas que eram utilizadas para cura de enfermidades.

5) A alquimia foi um período em que muitos dos processos de transformação da matéria foram dominados. Explique a diferença do período de acúmulo de conhecimento pelo senso comum do período da alquimia. 

O conhecimento era passado de geração em geração tendo em vista a repetição dos eventos, sem uma busca expressiva. Já no período da alquimia não descartava esse conhecimento anterior, porém, buscavam-se respostas, através de observações e experimentações.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.3 Kb)   pdf (391.1 Kb)   docx (348.3 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com