TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SAÚDE OCUPACIONAL E SEGURANÇA DO TRABALHO

Por:   •  30/5/2019  •  Trabalho acadêmico  •  5.047 Palavras (21 Páginas)  •  166 Visualizações

Página 1 de 21

[pic 1]

SAÚDE OCUPACIONAL E SEGURANÇA DO TRABALHO

O Serviço de Saúde Ocupacional e Segurança do Trabalho (SOST) é um serviço ligado à Divisão de Gestão de Pessoas voltado para atender às necessidades dos servidores nas questões relacionadas à saúde e segurança das suas atividades laborais. É composto por uma equipe multidisciplinar em Saúde e Segurança do Trabalho, formada por, Médico e Técnicos de Segurança trabalho e Engenheiro de Segurança, que está à disposição para avaliar situações de risco e incidentes relacionados com o local de trabalho. O SOST realiza inspeções periódicas para cumprir as normas de segurança e saúde estabelecidas pela instituição.

Resultados esses muito importantes para a peça fundamental do segmento saúde, que é o paciente, pois a atuação de profissionais mais qualificados eleva a qualidade do serviço prestado, como também a sobrevida e a recuperação das vítimas.

O ambiente hospitalar é o local onde se tem fontes potenciais de riscos tanto para os profissionais da área da saúde que exercem suas atividades, quanto para os pacientes que ali se encontram. Os cuidados adequados aos pacientes são prestados na sua grande maioria pelos profissionais da equipe de enfermagem e também por promoverem e preservarem a saúde.

 O atendimento pré-hospitalar prestado por enfermeiros a pacientes com diversos graus de gravidade, expostos a todo tipo de risco laboral, devido ao frequente manuseio de fluidos corpóreos, associado ao estresse da situação de emergência. O conjunto de procedimentos praticados nesse tipo de atendimento tem sido peça fundamental à segurança do profissional para manutenção da vida e minimização das sequelas dos pacientes. A partir da análise e discussão dos dados, observou-se que a maioria dos enfermeiros informou existir normas para prevenção de acidentes com material biológico potencialmente contaminado na unidade que atua. Pode-se constatar ainda que uma maior parcela dos entrevistados tem conhecimento sobre os protocolos de condutas a serem adotadas após o acidente. Porem evidenciou-se que o caso de acidente ocupacional ocorrido se deu em virtude, não da falta de EPIs, pois os mesmos fazem uso, mas sim pela distração, cansaço, por estar com pressa, entre outros. Expondo o profissional ao contato direto com material biológico. Dessa forma, vimos que, seja na unidade básica ou avançada, apresenta vários riscos aos profissionais que não podem ser ignorados e que devem ser notificados, pois ninguém é mais importante do que o profissional de saúde no local da ocorrência, a sua segurança deve vir em primeiro lugar.

Os resultados apresentados na tabela 01 demonstram que a maioria dos enfermeiros quanto ao gênero, é do sexo feminino, e a minoria do sexo masculino. Podemos relacionar que tal prevalência se dá pela predominância de profissional do sexo feminino na enfermagem. Ao observar os números obtidos nessa indagação, percebe-se que a maioria da amostra é do gênero feminino, valores esses que se evidenciam no âmbito acadêmico, onde a maior parte das turmas de enfermagem é composta por mulheres, refletindo assim dentro dos serviços de saúde, onde a classe predomina. Contra partida a maior parte dos acidentes tem relação com o gênero oposto, o masculino.

De certa forma a equipe de enfermagem se expõe com uma intensidade maior aos riscos ocupacionais, ao prestar os cuidados direto aos pacientes pela presença de sangue, secreções, fluidos corporais por incisões, sondagens e cateteres, um ponto a se atentar é pela dependência de cuidados por parte dos pacientes, ao elevado número de procedimentos e de intervenções terapêuticas que necessitam de uso de materiais perfuro cortantes e de equipamentos, aumentando possibilidade do profissional adquirir infecções e doenças não confirmadas. Os riscos a que os profissionais estão sujeitos estão relacionados com os riscos dos pacientes que atendem.

Sendo assim torna-se imprescindível a importância da orientação e educação dos profissionais de enfermagem em controlar os agentes de risco, utilizar os Equipamentos de Proteção Individuais (EPIs) e participar dos controles administrativos, programas de exames médicos e sempre adotar medidas de segurança

Taxa de trabalhadores por Setor Acidentados :Indicador criado com a finalidade de acompanhar a NR – 32 do Ministério do Trabalho e Emprego. Considerados os equipamentos, dispositivos, ferramentas, produtos, instalações, proteções e outras situações de risco que possam contribuir para a ocorrência de acidentes durante a execução do trabalho devido ao uso, disposição ou construção incorreta.

Taxa de trabalhador por faixa Sexo Feminino ou Masculino :Indicadores, nos mostram que de 350 funcionários a maior parte são mulheres, contra partida são os homens que mais sofrem com acidentes. Em relação ao sexo do profissional 33,64% do sexo feminino foi que mais se envolveu em acidente, e apenas 66.66% do sexo masculino.

Número de acidentes :Nos Últimos 30 dias tivemos cerca de 6 acidentes, sendo a maioria no CTI.

Agente Causador :Considerados os equipamentos, dispositivos, ferramentas, produtos, instalações, proteções e outras situações de risco que possam contribuir para a ocorrência de acidentes durante a execução do trabalho devido ao uso, disposição ou construção incorreta.

Parte corpo Atingidos: A análise dos resultados do presente estudo nos sugere que todas as categorias funcionais de enfermagem estão sujeitas a inúmeros e variados riscos de acidente de trabalho, o que nos leva a perceber que há necessidade premente de estudos mais aprofundados sobre este assunto, procurando coletar dados relacionados especialmente às causas externas e as consequências desses acidentes, o que possibilitaria um levantamento mais acurado das condições inseguras do ambiente de trabalho. Isto nos traria subsídios para elaboração e desenvolvimento de programas de educação à saúde, que abordassem os principais riscos de acidentes de trabalho na prestação da assistência de enfermagem, enfatizando a importância do uso de equipamentos de proteção individual adequados e propondo modificações de rotinas que se façam necessárias, através de programação de treinamento para o desenvolvimento de técnicas adequadas e o uso correto da mecânica corpo.

Dias Afastados De Acordo com o tipo de Acidente

[pic 2]

   [pic 3]    [pic 4]

[pic 5]    [pic 6]

[pic 7]       [pic 8]

[pic 9]     [pic 10]

[pic 11]      [pic 12]

FICHA DE DESCRIÇÃO/INVESTIGAÇÃO DO ACIDENTE DE TRABALHO

Responsável pelas Informações/Emissão: (x) Chefia Imediata / (    ) SESMT

CATEGORIA FUNCIONAL DO TRABALHO: (x) Efetivo / (    ) Cargo em Comissão

( x ) TÍPICO

(    ) TRAJETO

Servidor: João das Neves

Data de Nascimento: 23 /02/1966

Sexo: (    ) Feminino ( x ) Masculino

Endereço (Rua/Av./Nº/Comp.):

Setor: CTI

CEP: 897655432

Município:  Xanxerê

UF: SC

Telefones: 49 998888766

Lotação: CTI

RG: 8988888

UF: SC

Local de Trabalho: CTI / sala de recuperação

Município: XANXERE

UF: SC

Houve Lesão? ( x ) Sim  (     ) Não

Houve Morte? (    ) Sim  ( x ) Não

Data do Acidente:

02/02/2012

Hora do Acidente:

_10h15min

Houve Afastamento do Trabalho?

( x ) Sim  (     ) Não    ______3______

                                      Número de dias

Município do Acidente:

XANXERE

UF:

SC

Último Dia Trabalhado:

01/05/2019    

Boletim de Ocorrência?

(    ) Sim  (x ) Não

Cargo: enfermeiro

Função Exercida: atendimento de enfermagem

Local do Acidente (Especificação): Box 3 da CTI

Agente Causador do Acidente: Bisturi

Descrição da Situação Geradora do Acidente: Por ordem do médico Entrevista, o funcionário realizou um pequeno procedimento junto ao paciente. Em função de um movimento do corpo do paciente, o funcionário veio a cortar a base do polegar da mão esquerda. Este corte foi retilíneo e profundo, necessitando afastar-se do ambiente de trabalho para minimizar os riscos de contaminação cruzada. O funcionário utilizava luvas cirúrgicas.

Trabalho Executado na Ocasião do Acidente: procedimento ambulatorial. 

Testemunha 1: Enfermeira chefe

Telefone: 49 988888777

Testemunha 2: Auxiliar de enfermagem

Telefone: 48 767676665

Descrição da parte do corpo atingida (PREENCHER TOTALMENTE):

[pic 13][pic 14][pic 15]

FICHA DE INSPEÇÃO SEGURANÇA

INSPEÇÃO SEGURANÇA

DATA: 01/05/2019    

HORA:  13HS

DIVISÃO:

SEÇÃO:

CHEFIA:

LOCAL, MAQUINA OU EQUIPAMENTO:  CTI / sala de recuperação

ITENS A CORRIGIR IDENTIFICADO: NESTE CASO NÃO EXISTE EQUIPAMENTO SEGURANÇA PARA PROTEGER, MAIS A FALTA DE ATENÇÃO E PROCEDIMENTO INCORRETO. INSPEÇÃO SEGURANÇA

AÇÕES RECOMENDADAS E PRAZO DE IMPLANTAÇÃO: TREINAMENTO PROCEDIMENTO CORRETO PARA EVITAR ACIDENTE TRABALHO. NR 32

PRAZO: 5 DIAS

VERIFICÃO DAS AÇÕES: TECNICO SEGURANÇA

DATA:  06/05/2019   

VISTO SUPERVISOR: ENGENHEIRO SEGURANÇA

TECNICO SEGURANÇA :JANE ZAPARTE

...

Baixar como (para membros premium)  txt (31.8 Kb)   pdf (543.7 Kb)   docx (736.1 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com