TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Senso Comum Pedagógico

Por:   •  4/4/2017  •  Resenha  •  502 Palavras (3 Páginas)  •  1.943 Visualizações

Página 1 de 3

1. Superação do senso comumpedagógico

Cabe ao professor de ciências naturais, ou de outras ciências ter domínio das teorias cientificas e de suas ligações com as tecnologias. Entretanto vai muito mais além, desse conhecimento prévio.

As atuações de um professor compõemum conjunto de conhecimentos e práticas que não se reduzem aumcompetente domínio dos procedimentos, modelos e teoriascientíficas.

Háumsensocomumpedagógicoqueestáimpregnadonoensino/aprendizagemdessaárea,queestárelacionadocomopressupostodequeaapropriaçãodeconhecimentosocorre pela mera transmissão mecânica deinformações.

Caracterizaaciênciacomoumprodutoacabadoeinquestionável: um trabalho didático-pedagógico que favorece a indesejável ciênciamorta.

O autor sintetiza de forma clara como a ciência em sala de aula não pode ser transmitida como algo já acabado e imutável.

2. Ciênciaparatodos

Odesafiodepôrosabercientíficoaoalcancedeumpúblicoescolaremuma grande escala, não pode ser enfrentado com as mesmas práticas docentes dasdécadasanteriores, e nem pode abranger poucos.

O conhecimento disponível se apoia para a necessidade de mudanças na atuaçãodosprofessoresdessae de outras áreas, enosdiversosníveisdeensinos.Assim,distinguindo-seumensinovoltadopredominantementeparaformarcientistas,hojeéimperativotercomopressupostoa meta de uma ciência paratodos.

3. Ciênciae tecnologia comocultura

Juntocomametadeproporcionaroconhecimentocientificoetecnológicoàmassa da populaçãoescolarizada,deve-seressaltarqueotrabalhodo docentetem que ser redirecionado para sua apropriação crítica pelos alunos, de modoqueefetivamente se incorpore no universo das representações sociais e se constituacomocultura.

Aaçãodocentetemquebuscarconstruiroentendimentodequeoprocessodeproduçãodeconhecimento constitui umaatividadehumanasubmetidaapressõesinternaseexternas,eporissopassíveisdeusoecompreensãoacríticosouingênuos.Éumprocessode produção que precisa ser apropriado eentendido.

4. Incorporar conhecimentos contemporâneos em ciência etecnologia

Já é visível que atualmente a produção de matérias didáticos para sala de aula já contem os conhecimentos mais recentes, descobertas novas, e ate mesmo curiosidades ligando a ciência com o dia-a-dia, infelizmente ainda sendo um conjunto mínimo de livros didáticos e paradidáticos. Mantém-seainda odesafiodeincorporaràpráticadocenteeaosprogramasdeensino, eos conhecimentos de ciência e tecnologia relevantes para a formação cultural e a aprendizagem doaluno.

De forma simples foi expresso como ainda se tem caminho para percorrer ate ter um material didático e paradidático viável para diminuir a distancia entre o conhecimento e a cultura.

5. Superação das insuficiências dos livrosdidáticos

Olivrodidáticocontinuaprevalecendocomoprincipalinstrumentodoprofessor,pois da uma certa direção de como prosseguir tais ensinamentos, sendo ou não intensamente usado pelos alunos. Pesquisa realizada com os livros didáticos desde a década de 70 vem apontando suas limitações e deficiências,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)   pdf (45.2 Kb)   docx (13.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com