TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Separação de Misturas

Por:   •  24/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  740 Palavras (3 Páginas)  •  246 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

UNESPAR – UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PARANÁ
CAMPUS DE UNIÃO DA VITÓRIA
CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E BIOLÓGICAS
COLEGIADO DE QUÍMICA
3º ANO - NOTURNO.

INTRUMENTAÇÃO PARA O ENSINO DE QUÍMICA

Acadêmicos:  Adolar Noernberg Júnior
                Emerson Luiz dos Santos Veiga

TEXTO BASE – SEPARAÇÃO DE MISTURAS

Mistura nada mais é do que a associação de duas ou mais substâncias diferentes cujas estruturas permanecem inalteradas, ou seja, não ocorre reação química entre elas.

Temos dois tipos de misturas: homogênea e heterogênea. A mistura homogênea apresenta uma única fase. São exemplos de misturas homogêneas: a água salgada, a gasolina, o ar e o vinagre. A mistura homogênea é, usualmente, chamada de solução. Uma solução pode ser sólida, líquida ou gasosa. Água e areia ou água e azeite são exemplos de misturas heterogêneas.

Quando desejamos separar os componentes de uma mistura devemos usar processos específicos que são definidos de acordo com alguns fatores, como o tipo de mistura, o estado físico da matéria e as propriedades físicas dos materiais que constituem a mistura. As principais técnicas de separação de misturas são: destilação simples e fracionada, decantação, filtração, catação, sedimentação, dissolução fracionada, peneiração, liquefação, ventilação e separação por magnetismo.

Podemos esboçar o seguinte esquema com as principais técnicas de separação de mistura de acordo com o tipo de mistura:

[pic 2]

  • SEPARAÇÃO DE MISTURAS HOMOGÊNEAS
  • Cristalização

É um processo de separação de misturas, onde as substâncias da mistura são sólidas. Dissolvendo todos os componentes da mistura em líquido que logo em seguida sofre evaporação, ele provoca a cristalização das substâncias separadamente. Este processo é utilizado nas salinas, por exemplo, para obtenção de sais da água do mar, onde a água evapora e os diferentes tipos de sais cristalizam-se separadamente.

  • Destilação

Essa técnica é uma das mais aplicadas em laboratórios de Química e baseia-se na diferença de temperatura de ebulição entre as substâncias que compõem a mistura.

Existem dois tipos de destilação que são usados de acordo com o tipo de mistura que desejamos separar. No caso de misturas sólido-líquido, usa-se a destilação simples; e no caso de misturas líquido-líquido, aplica-se a destilação fracionada. A destilação simples pode ser utilizada para separar um mistura de sal e água, já a destilação fracionada é muito utilizada pela indústria petrolífera para a retirada de gás natural, querosene, gasolina, entre outras substâncias contidas no petróleo.


  • SEPARAÇÃO DE MISTURAS HETEROGÊNEAS
  • Filtração

Processo mecânico que serve para separar mistura sólida dispersa com um líquido ou gás. Utiliza-se uma superfície porosa (filtro) para reter o sólido e deixar passar o líquido.

  • Decantação

É a remoção da parte líquida, virando cuidadosamente o recipiente. Pode-se utilizar um funil de decantação para remover um dos componentes da mistura. 
Exemplo: água e óleo; água e areia.

  • Catação

Consiste basicamente em recolher com as mãos ou uma pinça um dos componentes da mistura. Exemplo: separar feijão das impurezas antes de cozinhá-los.

  • Flotação

Consiste em adicionar bolhas de ar ao meio, o que faz com que as partículas em suspensão no líquido passem a aderir-se a essas bolhas. Essa espuma formada pode então ser removida, arrastando consigo as partículas de impurezas. Esta técnica é utilizada no tratamento de água e esgoto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)   pdf (192.1 Kb)   docx (379.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com