TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SÍNTESE DO ALÚMEN DE POTÁSSIO

Por:   •  27/6/2017  •  Relatório de pesquisa  •  1.454 Palavras (6 Páginas)  •  611 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1] 

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE RONDÔNIA – CAMPUS JI-PARANÁ

 

 

 

 

Discentes:

Camila Ellen Oliveira

Geraldo Guilherme

Mayara Estefany dos Santos

 

 

RELATÓRIO DE QUÍMICA INORGÂNICA II

 SÍNTESE DO ALÚMEN DE POTÁSSIO

 

 

 

Ji-Paraná – RO

2017

INTRODUÇÃO

        O alumínio (Al) pode ser considerado o elemento mais importante do grupo 13, pois ficando atrás apenas do ferro (Fe) é um dos metais mais utilizados do mundo. Ele também é o terceiro elemento mais abundante da crosta terreste apresentando uma concentração de 83.000 ppm (8,3% em peso), sendo o oxigênio (45,5%) e o silício (27,2%) o primeiro e segundo mais abundantes, respectivamente (BARROS, 1992).

Segundo Lee (p. 187, 1999) a formação de sais duplos dos íons de alumínio cristalizados a partir de soluções aquosas são os alúmens de alumínio, estes apresentam a fórmula geral [M1(H2O)6][Al(H2O)6](SO4)2, o M1 da fórmula geral representa um cátion monovalente – como Na+, K+ ou NH4+. Estes sais duplos se apresentam como cristais grandes octaedros e são intensamente puros o que favorece algumas de suas aplicações.

O alúmen de potássio (KAl(SO4)2·12H2O), também conhecido como pedra ume ou sulfato duplo de alumínio é um sólido que se apresenta como um cristal ou pó branco, ele é inodoro e considerado estável e não reativo. Ele é um mineral sulfato que ocorre em rochas e áreas de meteorização de forma natural e também pode ser obtido através da reação de sais de alumínio e potássio. (Lima et al. 2009)

 O composto alúmen de potássio, pode ser utilizado como coagulante na purificação de água, na indústria de papel, na produção de picles entres outros. Sua  síntese pode ser feita utilizando a reciclagem de latas de alumínio, que devem ser retiradas a tinta e depois cortadas em pedaços pequenos. Adicionando este alumínio a uma solução de hidróxido de potássio (KOH) e aguardando sua total digestão. A solução formada deve ser filtrada e após adicionado ácido súlfurico e depois levada ao banho de gelo onde será observada a formação de cristais, estes devem ser filtrados, lavados e depois secar em temperatura ambiente (FARIAS, 2010).

                Este relatório tem como objetivo apresentar os procedimentos, resultados obtidos e discutir a atividade prática de síntese do alúmen de potássio realizada na disciplina de química inorgânica III, sob orientação do professor Renato A. Zan.


OBJETIVOS

  •  Síntese do alúmen de potássio.

 


MATERIAIS UTILIZADOS E REAGENTES

 

 

MATERIAIS:

  • Bequer
  • Papel Filtro
  • Bastão de vidro
  • Funil haste longa
  • Vidro de Relógio
  • Banho de gelo

 

REAGENTES:

  • H2O
  • KOH
  • Al
  • H2SO4

 

EQUIPAMENTOS:

  • Balança analítica
  • Capela

 


PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL

 

Após pesar previamente em um béquer de 50 ml o KOH (hidróxido potássio), obteve-se a massa de 11,2048 e foi reservado.Em um béquer de 50ml adicionou-se H2O , com o bastão de vidro dissolveu-se o hidróxido de potássio, pesou-se então 5g de alumínio cortado em pedaços. Posteriormente adicionou-se o alumínio a solução mantendo a mistura na capela até concluir a reação.

Após o alumínio se dissolver totalmente, utilizou-se o filtro de haste longa com auxilio do papel filtro e filtrou-se a mistura.

Adicionou-se H2SO4 (ácido sulfúrico) á solução filtrada, este processo foi efetuado em banho de gelo. Filtrou-se então a solução formada e colocou o que restou no papel filtro para secagem.

 


CARACTERÍSTICAS DOS REAGENTES

 

  • Alumínio Metálico: sólido inflamável, inodoro, metálico, ponto de fusão 660ºC, massa atômica 26,981539 u, dureza 2697Kg/m3 .

  • Hidróxido de Potássio: Corrosivo, provoca queimaduras severa a pele e danos aos olhos,  aspecto sólido, lentilhas, escamas, branco, pH (SOL. 5%): 14, ponto de fusão: 360ºC, ponto de ebulição: 1320ºC,  solubilidade em água completamente solúvel em álcool facilmente solúvel.
  • Ácido Sulfúrico: Corrosivo, provoca queimadura severa á pele e danos aos olhos,  aspecto líquido límpido, pesado, incolor,Odor forte, pH: (solução com 49g/l de água): 0,3 (a 25 °C), ponto de fusão: ~ - 15ºC, ponto de ebulição inicial: ~ 310ºC, densidade: 1,840,  solúvel em água e etanol (libera muito calor)

 

 


RESULTADOS E DISCUSSÕES

 

       O Alúmen de potássio é o sulfato duplo de alumínio e potássio comumente encontrado na fórmula KAl(SO4)2·12(H2O), mas também pode ter 24 moléculas de água KAl(SO4)2·24(H2O). O Alúmen de potássio é formado por cristais brancos inodoros não tóxicos e não inflamáveis, sendo possível sua aplicação em campos como medicina, indústria têxtil, papel, couro, pinturas, agentes de curtimento, purificação de água, aditivos para alimentos e outros. A solubilidade do alúmen varia grandemente com o aumento da temperatura. (Fantini, 2008).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.8 Kb)   pdf (209.4 Kb)   docx (29.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com