TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SÓLIDOS REULARES

Por:   •  29/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  567 Palavras (3 Páginas)  •  166 Visualizações

Página 1 de 3

                                                               Experimento nº 5:

  1. Objetivo:

Calcular experimentalmente a densidade de sólidos regurales utilizando o paquímetro e a balança semi-analítica.

  1. Fundamentação Teórica:

Como visto no relatório anterior, a densidade é definida como a razão massa/volume de um material. E, embora a massa e o volume sejam valores variáveis, a razão de seus valores é constante para um determinado material, para certo valor de temperatura. Para determinar a densidade de um sólido regular no laboratório, pode-se usar uma balança para o calculo da massa  e um paquímetro para o calculo do volume do material.

O paquímetro é um instrumento utilizado para medir as dimensões de um objeto.  Trata-se de uma régua graduada, com encosto fixo, sobre a qual desliza um cursor. O paquímetro possui dois bicos de medição, sendo um ligado à escala e o outro ao cursor.  Vernier, ou nônio, é a escala de medição contida no cursor móvel do paquímetro, que permite uma precisão decimal de leitura através do alinhamento desta escala com uma medida da régua. Quando o paquímetro está fechado, isto é quando as duas bases de medidas de cada par estão encostadas uma na outra, a distancia entre elas, evidentemente, é nula e o traço zero da escala do nônio coincide com a continuação do traço zero da escala principal. Quando se desloca a parte móvel do paquímetro, a distancia que houver entre as bases de medida será igual a distancia entre o traço zero da escala e o traço zero do nônio. Assim, o traço zero do nônio serve do índice para as leituras de comprimento na escala principal. Quando o zero do nônio cai entre duas divisões da escala principal, seu valor é medido considerando-se o valor que está mais proximo da escala zero do nônio mais uma fração dessa unidade (para saber essa fração, basta ver a parte decimal que está alinhada a escala principal).

  1. Materiais e Reagentes

Reagentes

Materiais

Alumínio

Paquímetro

Zinco

Balança semi-analítica

Chumbo

  1. Procedimento Experimental

No caso de objetos com formato de paralelepípedo, como o Alumínio e Chumbo, descobre-se as medidas da base, altura e largura usando-se o paquímetro.  Ao se multiplicar esses três valores medidos, tem-se o volume do objeto. Já no caso de objetos cilíndricos, como o Zinco, as dimensões medidas são o diamêtro e a altura, e calcula-se o volume através da fórmula: Vcilindo = π x d²/4 x h. O valor da massa é obtido através de uma balança, que no caso deste experimento foi a semi-analítica. Através da razão, massa/volume, calculamos a densidade experimental do Al, Pb e Zn.

  1. Resultados e discussões
  • Alumínio:

Massa = 21,40g

Volume:  L1 x L2 x L3 = 2,54 x 10 x 0,33 = 8,38 cm³

Densidade medida = 2,55 g/cm³

  • Zinco

Massa = 22,68g

V = π x (0,71)²/4 x 8 = 3,17 cm³

Densidade medida = 7,15 g/cm³

  • Chumbo

Massa = 167,49g

V = L1 x L2 x L3 = 4,82 x 2,92 x 1,13 = 15,94 cm³

Densidade medida = 10,50 g/cm³

Densidade medida

Densidade tabelada

Desvio

Alumínio

2,55 g/cm³

2,70 g/cm³

7,5%

Zinco

7,15 g/cm³

7,14 g/cm³

0,5%

Chumbo

10,50 g/cm³

11,30 g/cm³

40%

  1.  Conclusão

Comparando as densidades medidas com as tabelas, percebe-se que existe um erro que pode ser pequeno ou grande. Esse erro pode ocorrer pelo material não ser uniforme, por erros de medição no momento da pesagem ou do dimensionamento, devido a imprecisão dos instrumentos utilizados ou de vizualização dos integrantes do grupo. Essa diferença já era esperada, pois como percebemos através de experimentos anteriores, sempre terão fatores que influencirão na precisão das medições.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (154.1 Kb)   docx (13.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com