TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TESTE DA CHAMA

Por:   •  3/9/2015  •  Ensaio  •  2.063 Palavras (9 Páginas)  •  253 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1]

Amanda Carolynne Paglia

Heloísa Milena Menoncin Lazzarotto

TESTE DA CHAMA

Itajaí

2014

Amanda Carolynne Paglia

Heloísa Milena Menoncin Lazzarotto

TESTE DA CHAMA

Relatório de aula prática apresentado à disciplina de Química Analítica II como nota parcial da Avaliação 1. Universidade do Vale o Itajaí – UNIVALI.

Professor: Klaus Dieter Baumann

Itajaí

2014[pic 2]

SUMÁRIO

RESUMO.............................................................................................  4

INTRODUÇÃO...................................................................................... 5

OBJETIVOS.......................................................................................... 7

Objetivos Gerais......................................................................... 7

Objetivos Específicos................................................................. 7

MATERIAIS E REAGENTES................................................................ 8

PROCEDIMENTOS EXPERIMENTAIS................................................ 9

RESULTADOS E DISCUSSÃO............................................................ 10

CONCLUSÃO ...................................................................................... 15

REFERÊNCIAS.................................................................................... 16


[pic 3]

RESUMO

 

A luz é composta de radiações eletromagnéticas, que dão origem ao comprimento e a frequência de onda relacionados entre si. Se o comprimento de onda é longo, sua frequência será baixa, se a frequência de onda e alta, seu comprimento será curto. E a frequência que determina a cor emitida pela luz de uma substancia. Este relatório tem por objetivo relatar o estudo da estrutura atômica, por meio do teste da chama. No teste da chama, o Lítio, sódio, potássio, cobre, cálcio, bário e estrôncio foram submetidos ao calor da chama do bico de Bunsen. Sabe-se que quando ocorre o aquecimento da substância seus elétrons recebem energia e migram para níveis quânticos superiores, e para liberar esse excesso de energia e voltar ao seu estado fundamental o elétron libera essa energia na forma de radiação. Como cada comprimento de onda emite uma cor, temos que o Lítio emitiu cor vermelho, o potássio emitiu luz de cor violeta, o sódio emitiu luz de cor laranja, o cobre emitiu luz de coloração verde, o estrôncio emitiu luz de cor laranja-avermelhada, o cálcio emitiu cor laranja, o bário emitiu cor verde. Deduziu-se que a solução-problema 1 possui bário, por emitir cor verde, e a solução-problema 2 possui estrôncio por emitir cor laranja-avermelhado. Conclui-se que a análise qualitativa da presença de metais através do método de chama se mostrou bastante prática e eficiente na identificação de metais, através das suas respectivas emissões características conforme a teoria de Bohr a qual prevê que cada elemento libera a radiação em um comprimento de onda característico, pois a quantidade de energia necessária para excitar um elétron é única para cada elemento.

[pic 4]

1 INTRODUÇÃO

O átomo é a menor partícula que é possível obter de um determinado elemento químico e que ainda caracteriza o mesmo.

Segundo Russel (1994), o modelo atômico atual apresenta o átomo da seguinte forma: o átomo é composto de duas regiões, sendo uma o núcleo que compreende toda a carga positiva e praticamente toda a massa do átomo e a outra uma região extra nuclear sendo um espaço vazio, onde estão distribuídos os elétrons que são as partículas negativas do átomo. Os elétrons também podem ser estudados como se fossem ondas ao invés de partículas (Modelo Atômico da Mecânica Quântica) e essas ondas estariam espalhadas por uma região do espaço chamada orbital.

Russel (1994) constata que o núcleo do átomo é composto por prótons e nêutrons. Prótons são partículas positivas que possuem uma massa muito maior que o elétron. Nêutrons são partículas eletricamente neutras. Em átomos eletricamente neutros o número de prótons e de elétrons é equivalente.

 Segundo Brown et. al. (2009), os elétrons de um átomo ocupam órbitas estáveis das quais eles não podem se desviar sem primeiro absorver ou emitir energia na forma de luz.

Um átomo só pode perder energia em quantidades discretas e definidas. Isto sugere que os elétrons só podem existir em uma série de níveis discretos e definidos de energia. Quando um elétron absorve mais energia do que a energia definida que já possui, ele passa a ocupar um nível maior de energia, realizando o chamado salto quântico. Brown et. al. (2009, p.208) afirmam que a nova distribuição de elétrons consiste em um agrupamento que não está na energia mais baixa possível, chamado de estado excitado. Uma das forças motrizes mais ponderosas na natureza é a tendência a um movimento em direção a estados de menor energia, por este motivo o elétron tende a voltar a seu estado fundamental.

 Ao voltar ao seu nível inicial de energia, a energia absorvida é liberada em forma de luz, de cor característica do elemento deste átomo e diretamente relacionada com a energia característica de absorção deste elemento. Os pacotes de energia mínima liberada são chamados fótons.

A emissão desses fótons pode ser comprovada a partir do chamado teste de chama. Na chama, esses sais absorvem energia em forma de calor e esta energia provoca a excitação dos elétrons, forçando-os a realizar o salto quântico. Ao retornarem ao seu estado inicial de energia, liberam fótons de luz de cores características a cada elemento. Este teste também serve para identificar cátions em uma amostra de sal desconhecido, pois a cor emitida é a cor característica do cátion que compõe o composto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15 Kb)   pdf (577.3 Kb)   docx (175.2 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com