TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRABALHO DE COMPLEMENTOS DE QUÍMICA APLICADA ENERGIA RENOVÁVEL - HIDRELÉTRICAS

Por:   •  3/10/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.254 Palavras (6 Páginas)  •  451 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

UNIVERSIDADE PAULISTA 

 

                        Rafael Chicoli   RA: B884HG-3

 Raphael Silva   RA: B651HH-7

Rogério Lima   RA: B85074-4

Talita Frois       RA: B830EF-0

 Thales Albino    RA: C09CDD-3

 

 

 

TRABALHO DE COMPLEMENTOS DE QUÍMICA APLICADA

ENERGIA RENOVÁVEL - HIDRELÉTRICAS

 

 

 

 

SÃO PAULO 

2015 


SUMÁRIO

Objetivo        

Introdução        3        

Energia Renovável        3

As Hidrelétricas        4

Hidrelétricas no Brasil        5

Vantagens        5

Desvantagens        6

Impactos Ambientais        6

Conclusão        7

Referências:        7


Objetivo

Energia renovável é toda aquela energia que vem de recursos naturais, e que sua taxa de renovação é superior à taxa de utilização. Neste trabalho vamos mostrar o que é e como funciona a energia Hidrelétrica, que por sua vez tem como maioria da energia elétrica do Brasil como fonte, vantagens, desvantagens e seus impactos ambientais.

Introdução[pic 2]

        Em torno do século II a.C. onde se iniciou o  aproveitamento de energia cinética da movimentação da água utilizando-se moinhos d’água para moer grãos, irrigar grandes arrozais, drenar terras alagadas e por volta do século XIX até gerar eletricidade. De roda d’água para turbinas em grandes dimensões, barragens e um rio, têm-se uma usina hidroelétrica, uma energia limpa.

Energia Renovável

        A energia renovável é aquela que tem como fonte os recursos naturais que são capazes de se renovarem naturalmente e para que isso ocorra é necessário que a taxa de extração seja inferior a taxa de renovação. Assim sendo, nem toda energia que tem como fonte os recursos naturais podem ser classificadas como energia renovável. Podemos citar como fontes renováveis as marés, a chuva, o sol, o vento, biomassa e o calor interno da Terra (geotérmica).

No Brasil a quase toda energia produzida e utilizada é de fonte renovável, pelo fato do país ter muito espaço geográfico, rios e montanhas. Após o choque do petróleo em 1970, o Brasil foi forçado a utilizar energias alternativas, assim como a cana de açúcar, pelas suas vastas fazendas de cana-de-açúcar, o que movimentou muito também o mercado automobilístico para fazer carros movidos a Etanol da cana.

As Hidrelétricas

        Uma usina hidrelétrica é um complexo de projetos de engenharias: civil, mecânica, geotécnica, ambiental, florestal, de materiais, de computação, de produção, de elétrica, eletrônica, etc. Onde a finalidade é produzir energia elétrica a partir da energia cinética e potencial de um rio.

        É estudado o ambiente onde vai ser construída a planta, a água é desviada para a construção da estrutura, e depois aprisionada, mudando drasticamente o meio onde ela está. Essa água aprisionada no reservatório (represa), gera então um potencial enorme quanto a altura onde ela está e onde e a continuação do rio, a água então desce controladamente em tubos que entram em uma queda e alta velocidade, onde aciona uma turbina que dela gera o movimento mecânico que ligada a um gerador que transforma essa energia mecânica em elétrica. Essa energia é levada para a cidade em alta tensão e de lá ela é transformada em baixa tensão.

        A usina ainda tem suas comportas, onde são acionadas para controlar o nível da represa, essas não geram energia.

[pic 3]

Fonte: www.feiradeciencias.com.br

Hidrelétricas no Brasil

        No Brasil, a energia hidrelétrica desempenha um papel importante no desenvolvimento de energia renovável. O potencial hidrelétrico brasileiro está entre os 5 maiores do mundo.

        Nós contemos 12% de água doce superficial do planeta, e boas condições para exploração desse benefício. O potencial elétrico é estimado em 260GW, sendo que mais de 40% está na bacia hidrográfica do Amazonas. Atualmente há diversas plantas hidrelétricas em construção, o que pode influenciar muito para a economia do país.

[pic 4]

Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Lista_de_usinas_hidrel%C3%A9tricas_do_Brasil

Vantagens

A energia hidrelétrica trás grandes vantagens para a comunidade que ela serve sobre outros métodos de geração de energia, é fornecida pela agua, então uma fonte de energia limpa que não polui o ar como plantas de geração de energia por combustíveis fósseis, como o carvão ou gás natural.

A energia hidroelétrica é uma fonte de energia domestica, permitindo cada estado produzir sua própria energia sem a dependência de recursos internacionais e de suas oscilações de preços devido a tensões internas inerente de cada país.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)   pdf (339.8 Kb)   docx (680.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com