TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRABALHO DE QUÍMICA E TECNOLOGIA INORGÂNICA CATÁLISE

Por:   •  25/9/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.436 Palavras (6 Páginas)  •  148 Visualizações

Página 1 de 6

 [pic 1][pic 2][pic 3]

JÁVILAN MATOS

JÉSSICA CORDEIRO

NAJLA FRANÇA

 

 

 

TRABALHO DE QUÍMICA E TECNOLOGIA INORGÂNICA

CATÁLISE

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

SALVADOR

2017

 [pic 4][pic 5][pic 6]

JÁVILAN MATOS

JÉSSICA CORDEIRO

NAJLA FRANÇA

 

 

 

 

TRABALHO DE QUÍMICA E TECNOLOGIA INORGÂNICA 

CATÁLISE

 

[pic 7]

 

 

SALVADOR

2018

SUMÁRIO

1.        INTRODUÇÃO        4

2.        CATÁLISE E CATALISADOR        5

3.        CATÁLISE HOMOGÊNEA        6

4.        CATÁLISE HETEROGÊNEA        7

5.        CATÁLISE ENZIMÁTICA        8

6.        CONCLUSÃO        10

7.        REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        11

 

 

 

 

 


  1.  INTRODUÇÃO

As reações químicas estão presentes no cotidiano em grande quantidade de exemplos, sendo que estas precisam de certa quantidade energia para que aconteça. As reações transcorrem em sua velocidade natural, que geralmente é medida por métodos experimentais no laboratório. No entanto, é preciso aumentar a velocidade de determinada reação, pois seu processo natural é muito lento, sendo assim conveniente o uso de catalisadores por meio de um processo denominado de catálise. O trabalho realizado se objetivou em abordar uma análise sobre o processo da catálise transcorrendo os tipos, aplicações e vantagens de cada uma.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

  1. CATÁLISE E CATALISADOR    

 

 

 Catálise é o nome dado à reação que ocorre na presença de um catalisador. Este, é uma substância que faz variar a velocidade de uma reação química para que o equilíbrio químico seja alcançado em menor tempo, sendo que os catalizadores não são consumidos durante a reação. Os catalisadores são bem comuns; muitas reações no organismo, na atmosfera, nos oceanos, ou na indústria química ocorrem com a ajuda de catalisadores. Abaixo é representado o que ocorre em uma reação devido a presença de um catalisador:

[pic 8]

Muita pesquisa química industrial é voltada para a busca de novos e mais eficientes catalisadores para reações de importância comercial. Os catalisadores são extremamente importantes para a indústria química, onde seu uso pode aumentar a eficiência de um processo químico ou fazer diminuir o custo total do fabricante. Esforços extensivos de pesquisa também são voltados para encontrar meios de inibir ou remover determinados catalisadores que promovem reações indesejáveis, como as que ocorrem nos metais, atuam nos corpos e causam queda dos dentes.

  1. CATÁLISE HOMOGÊNEA      

         

A catálise homogênea corresponde ao tipo de reação na qual os reagentes e o catalisador formam um sistema monofásico ou homogêneo, ou seja, reagentes e catalisador encontram-se na mesma fase, proporcionando melhor interação entre esses componentes e, consequentemente, resultando em melhor rendimento de reação.

Um exemplo de ação catalítica homogênea ocorre na reação entre o dióxido de enxofre com o oxigênio para a formação do produto trióxido de enxofre. Como o processo ocorre de forma lenta, é necessário usar o catalisador dióxido de nitrogênio (NO2(g)) para acelerar o processo. Como ocorre com todos os sistemas gasosos, o catalisador (NO2(g)) forma com os reagentes (SO2(g) e O2(g)) um sistema monofásico.

[pic 9]

Na 1ª etapa: o catalisador se combina com o dióxido de enxofre (SO2(g)) para formar o trióxido de enxofre (SO3(g)) e o monóxido de nitrogênio (NO(g)). Na 2ª etapa: o monóxido de nitrogênio reage com o outro reagente, o gás oxigênio (O2(g)); e o catalisador é reconstituído. A soma das duas etapas é exatamente igual à reação original sem o catalisador, o que prova que ele apenas acelera o processo da reação e não participa dela.

A aplicação industrial da catálise homogênea normalmente é limitada, devido às dificuldades de separação do catalisador do meio de reação. Uma das mais importantes contribuições da catálise homogênea na área industrial envolveu a reação de hidrogenação de alcenos, empregando-se catalisadores de Wilkinson modificados por fosfinas oticamente ativas. Essa descoberta tornou-se a base do primeiro processo industrial envolvendo catálise assimétrica para o tratamento da Doença de Parkinson.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.6 Kb)   pdf (178.6 Kb)   docx (113.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com