TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tecnicas de pesagem

Por:   •  18/11/2015  •  Relatório de pesquisa  •  1.053 Palavras (5 Páginas)  •  911 Visualizações

Página 1 de 5

Universidade Federal de Alagoas

Instituto de Química e Biotecnologia

 

A técnica de pesagem – o uso da balança

Maceió – AL

04/2015

2 – Introdução

Medir é obter um valor numérico associado a uma unidade de medida previamente estabelecida, ou seja, a necessidade de medir vem da necessidade de comparar, precisamos assim, de unidades de medidas universais e pré-estabelecidas.

Algumas vidrarias são mais exatas do que outras, dependendo da necessidade de cada experimento, devem ser utilizadas aquelas com maior exatidão, por isso deve-se levar este fator em conta na hora de escolher que vidraria será usada para a medição de volume.

3 – Objetivos

O Experimento tem por objetivo verificar a precisão das vidrarias utilizadas em laboratório, utilizando conhecimentos práticos e teóricos sobre o tema. Além de aprender as técnicas: da pesagem, da transferência de líquidos e da transferência de volumes especificados.

4 – Parte experimental

4.1 – Materiais (Reagentes, Vidrarias e Equipamentos)

Ao longo do experimento que foi realizado, utilizamos algumas vidrarias e equipamentos, são eles: Béquer, Balão volumétrico, Pipeta, Pêra de sucção, Balança semi-analítica e Termômetro digital.

Béquer – Os béqueres podem ser classificados em dois tipos: Copo Griffin (Becker Forma Baixa) e Copo Berzelius (Becker Forma Alta). Geralmente, são utilizados para despejar líquidos, fazer reações entre soluções, dissolver diversas substâncias sólidas, efetuar reações de precipitação e preparar soluções simples. Na lateral, contém uma escala graduada impressa que auxilia nas medições, porém essas medições de volume não são precisas. Este recipiente possui como característica formato cilíndrico, fundo plano e um bico presente na borda superior. Os béqueres mais comuns encontrados em laboratório são feitos de vidro borissilicato, pois estes são mais resistentes ao calor (podem ser aquecidos) e a maioria dos produtos químicos, também existem béqueres de plástico (polipropileno) e de metal (aço inoxidável ou alumínio).

Balão volumétrico - É um recipiente utilizado em laboratórios para preparação de líquidos em volumes precisos e exatos. Seu formato é semelhante a uma pêra, mas com um longo “pescoço” cilíndrico, marcado com uma linha (traço de aferição, e um maior fundo plano. Também possui uma rolha de vidro ou tampa de plástico, para fechar a abertura no topo. São produzidos em vidro borissilicato e em plástico (polipropileno). O balão volumétrico, assim como toda vidraria de medição exata, jamais deve ser utilizado para aquecer substâncias, pois o calor irá dilatar o vidro e mudar o volume calibrado.

Pipeta – É um material de laboratório muito utilizado para transportar quantidades precisas de uma substância líquida. As pipetas funcionam em sua maioria utilizando um sistema de vácuo. Existe em sua base uma abertura por onde entra o líquido. Após colocar a pipeta no líquido, a substância entrará pela base e preencher a parte interna. Para capturar a quantidade necessária, basta sugar mais que o necessário e depois ir soltando o ar aos poucos até o aferimento desejado.

Pêra de sucção – Também conhecidas como pipetadores por 3 vias, são indicadas para o auxílio de sucção em pipetas de vidro. São feitas de borracha e apresentam 3 válvulas com esferas que podem ser de vidro ou de aço inox. A pêra de sucção gera uma pressão diferente da atmosférica, que facilita a subida do líquido. Para que o líquido escoa, basta a penas abrir o sistema.

Balança Semi-Analítica – Balança, é um equipamento de laboratório que mensura a massa de um corpo. A balança semi-analítica não é um equipamento de grande precisão compara a uma analítica, mas tem suas características próprias. Pode efetuar pesagens de até 0,001g e está no grupo das balanças de precisão.

Termômetro Digital – A construção de um termômetro está baseado no uso de alguma grandeza física que depende da temperatura, seu funcionamento se dá através do equilíbrio térmico, isto é, quando em contato com o corpo, precisamos esperar alguns minutos para que o corpo e o termômetro estejam a mesma temperatura, e assim, podemos medir seu valor. É usado em laboratórios para medir a temperatura de algumas substâncias.

        

4.2 – Métodos (Descrição dos procedimentos)

Inicialmente, realizamos as três primeiras pesagens utilizando uma pipeta para coletar a amostra d’água, e, as medições de temperatura utilizando um termômetro digital. Antes de tais medições, era feita a tara do béquer na balança semi-analítica, e utilizando uma pipeta, o líquido (água) era coletado (até o aferimento do menisco) e logo após, escoado para o béquer, abrindo o sistema utilizando a pêra de sucção, e assim era feita a pesagem do volume de água. Aferimos a temperatura da substância utilizando um termômetro digital, esperávamos alguns minutos para que a temperatura se equilibrasse. Sempre que o processo era finalizado, realizávamos a limpeza dos materiais utilizados, e assim, se repetia por mais duas vezes.

Posteriormente, utilizamos um balão volumétrico. Era realizada a tara do béquer antes de cada procedimento, e assim, a água era coletada até o aferimento do menisco e logo após era transferida para o béquer com a finalidade de realizar a pesagem do volume de água. Assim, aferimos a temperatura da substância utilizando um termômetro digital, esperávamos alguns minutos para que a temperatura se equilibrasse. Ao término de cada processo, realizávamos a limpeza dos materiais utilizados, e repetíamos o processo por mais duas vezes. Assim os dados eram coletados e anotados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)   pdf (63.9 Kb)   docx (14.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com