TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tecnicas De Pesagem

Casos: Tecnicas De Pesagem. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/3/2015  •  1.487 Palavras (6 Páginas)  •  716 Visualizações

Página 1 de 6

1. INTRODUÇÃO

A importância das técnicas de pesagem nas balanças analítica e semi-analítica é fundamental para o aprendizado dos futuros experimentos; a balança é um instrumento essencial, sendo a mais utilizada pelos químicos. Um experimento químico envolve a utilização de uma variedade de equipamentos de laboratório bastante simples, porém, com finalidades específicas. As Balanças, analítica e semi-analítica possuem características distintas.

2. OBJETIVOS

Aprender a manipular uma balança analítica e semi-analítica. Mostrar que a pesagem de um material depende de uma série de fatores, desde a balança até o ambiente, bem como a capacitação destes na utilização de uma balança.

3. REVISÃO LITERÁRIA

Para a utilização de uma balança devemos antes de tudo verificar a capacidade máxima que a mesma suporta, sendo um aparelho de precisão delicado, não pode suporta excedentes cargas, que acarretaria estragos na mesma, normalmente a carga máxima de uma balança e de 100g a 200g.

O manuseio de uma balança requer muitos cuidados por ser um equipamento de precisão tendo como os principais cuidados: a manutenção da balança sempre limpa; a não colocação de reagentes diretamente sobre o prato do equipamento; o material a se pesado deve esta limpos, secos e a temperatura ambiente; a mesma deve ser ligada uma hora antes para que se tenha uma estabilização; antes de iniciar a pesagem deve ser verificar o nivelamento da balança, observando através de um nível em forma de bolha, cujo nivelamento é conseguido girando-se as bases localizadas na parte frontal do instrumento, o material deve ser retirado e colocado com uma pinça ou luvas e não com as mão despidas; o operador não deve se apoiar na mesa em que a balança está colocada; após a pesagem, a balança deve ser zerada e removido os resíduos que tenha caído no seu interior.

Quando se necessita da utilização da balança com frequência deve-se deixá-la ligada para reduzir o tempo de aquecimento. Se a mesma for utilizada por pouco tempo é recomendado que desligue a fonte de energia sempre com o equipamento desligado. (http://www.ebah.com.br/content/ABAAABNVwAE/tecnicas-pesagem), acesso em 03/04/2013 ás 11h24min.

4. PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL

4. 1 MATERIAIS

4.1.1 VIDRARIAS

• Vidro de Relógio;

• Béquer.

4.1.2 REAGENTES

• NaCl (Cloreto de Sódio);

• Sacarose (C12H22O11);

• Água destilada;

4.1.3 OBJETOS

• Alfinete;

• Palito de Fósforo;

• Moeda de 5(cinco) Centavos.

4.1.4 EQUIPAMENTOS

• Balança Semi-analítica;

• Pipeta de Posteur;

• Espátula de Metal.

4.2. METODOLOGIA EXPERIMENTAL

No início da prática foram passados os seguintes procedimentos para a realização do uso das técnicas de pesagem nas Balanças: A Balança será ligada uma hora antes para que possa ser estabilizada, será verificada a capacidade máxima do equipamento e o nivelamento, tendo como referencia uma bolha de água e um circulo, verifica-se que a balança estar nivelada se a bolha estiver no centro do circulo, em seguida coloca-se um recipiente no prato da balança, um vidro relógio, para que o reagente não entre em contato com o prato da balança, após fará a taragem (dispositivo para se acertar o zero, a tecla “TARA”) para que a balança despreze o peso do recipiente.

Informou-se que a balança analítica apresenta uma precisão de 4 a 5 dígitos após a virgula e a balança semi- analítica, que apresenta um precisão de 3 ou menos casas após a virgula.

A balança semi-analítica estava descalibrada, observado pelo seu indicador de nível, porém, as técnicas foram realizadas nela mesmo.

Na realização das técnicas de pesagem colocou-se sobre o prato da balança o vidro de relógio, o qual servia de recipiente dos reagentes no estado sólido e objetos, em seguida foi adequando à pesagem, pressionando se a tecla “TARA” para zerar a balança.

O primeiro experimento foi realizado com o palito de fósforo, foi colocado sobre o vidro relógio para obter a sua massa, tendo um resultado de 0,13g. Em seguida o procedimento foi realizado com a moeda de cinco centavos e foi obtido um resultado de massa3,27g; logo após a técnica foi utilizada com o prego tendo um resultado de sua massa de 1.77g.

Foi observado que a balança analítica estava quebrada, mesmo assim, foi demonstrado o procedimento da mesma: Para a sua utilização são usadas as portas existentes nas laterais e na parte superior, usam-se as portas laterais, quando é necessário pesar um reagente ou substância no estado sólido; para essa demonstração usou-se cloreto de sódio como exemplo, abriu-se uma das portas e segurou o reagente com uma da mão e pela outra porta utilizou uma espátula, segurada com a outra mão, para colocar a substância no recipiente, isso tudo feito pela parte de dentro da balança, fecha-se as portas para não haver influência do ambiente externo e realiza-se a pesagem. Já para um reagente no estado líquido usa-se a porta superior; coloca-se um recipiente, um béquer, dentro da balança e outro com substância fora da balança; e pela porta superior despeja-se com o auxilio de uma Pipeta de Pasteur a substância líquida, gota a gota, essa parte do procedimento é feita dentro da balança, e a uma distância considerável, fecha-se a porta e realiza a pesagem.

Já na Balança Semi-Analítica dando seguimento com as técnicas de pesagens, dessa vez utilizando substâncias líquidas, foram dadas a massas de determinadas substâncias para serem obtida na balança. A primeira substância foi o sólido (Cloreto de Sódio) e sua

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com