TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Balancas e tecnicas de pesagem

Por:   •  21/4/2015  •  Monografia  •  498 Palavras (2 Páginas)  •  2.195 Visualizações

Página 1 de 2

Relatório

Titulo: Balanças e técnicas de pesagem

Introdução

Em um experimento químico, está envolvida a utilização de uma variedade de equipamentos de laboratório bastante simples, mas com finalidades bem específicas, como por exemplo, a balança que é um instrumento de grande importância, uma das mais utilizadas por químicos é a analítica, por ser mais precisa. Porém, é muito importante saber que para a utilização da mesma, devemos antes de tudo verificar a capacidade máxima que a balança suporta, sendo um aparelho de precisão delicado, não pode suporta excedentes cargas. As balanças são aparelhos destinados a medir a massa dos corpos.

Objetivo: Aprender as técnicas básicas para a utilização das balanças.

Experimental:

Na primeira etapa, realizamos uma pesagem direta na balança analítica eletrônica, primeiro verificamos se a balança estava nivelada e também se o prato estava limpo, estabilizamos e zeramos a balança, colocamos a amostra no centro da balança e fechamos a janela da mesma, efetuamos a leitura da massa e o valor foi 30, 3247, verificamos o resultado de um colega para ver se a massa obtida foi à mesma, e ao fim do experimento, desligamos a balança. Na segunda etapa medimos a massa dos mesmos materiais da primeira etapa, porém na balança semi-analítica e comparamos a massa e o valor obtido foi 29, 54, isso porque a balança analítica é mais precisa. Na terceira etapa realizamos uma pesagem de um grama do sal sulfato de cobre II por adição na balança analítica eletrônica, verificamos se a balança estava nivelada, se o prato da mesma estava limpo, estabilizamos e zeramos a balança, colocamos o papel manteiga no centro do prato e taramos a mesma, transferimos pequenas porções de sal CuSO4 até obter  a massa de 1,000 g ou próximo disso, o nosso resultado foi 30, 3089, retiramos o material do prato e desligamos a balança. Na quarta etapa medimos a massa dos mesmos materiais da terceira etapa, porém na balança semi-analítica eletrônica e o valor obtido foi 30,29. Na quinta etapa realizamos a pesagem por diferença na balança analítica eletrônica de massa de água do sal sulfato de cobre II, pesamos o cadinho de porcelana vazio, e sua massa foi 35, 085 g, transferimos para o cadinho, cerca de 2 g de sulfato de cobre II e massa do cadinho e massa foi 37, 0856 g, colocamos o cadinho na estufa e transferimos o cadinho para o dessecador e deixamos esfriar e agora a sua massa foi 36, 628 g.

Resultado e conclusão:

Depois de fazer todos os cálculos, produzir todas as soluções, o objetivo da prática foi alcançado e foi altamente produtiva. Com tudo podemos concluir as diferenças dos resultados, quando se trata de balanças diferentes, uma vez que a balança analítica nos dá um resultado mais preciso em relação à balança semi-analítica.

Referências bibliográficas:

Técnicas de pesagem, Cuité-PB, setembro de 2010. Disponível em: < http://www.ebah.com.br/content/ABAAABNVwAE/tecnicas-pesagem>. Acesso em: 19 de março 2015.

Preparo de soluções, 23 de agosto de 2012. Disponível em: < http://pt.slideshare.net/rusgat/relatorio-de-quimica-experimental-14045845>. Acesso em: 19 de março 2015.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (95.2 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com