TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teste da Chama

Por:   •  23/8/2017  •  Artigo  •  955 Palavras (4 Páginas)  •  408 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIVATES

CURSO TÉCNICO EM QUÍMICA E CURSO TÉCNICO EM ALIMENTOS

TESTE DA CHAMA

Kelin Taís Cadore

Taís dos Reis Machado

Vanessa Spolti Lupato

Lajeado, maio de 2017

Kelin Taís Cadore

Taís dos Reis Machado

Vanessa Spolti Lupato

TESTE DA CHAMA

Artigo apresentado na disciplina de Química Geral e Experimental, do Curso Técnico em Química e Alimentos do Centro Universitário UNIVATES, como avaliação parcial da terceira nota do semestre.

Professora: Mariano Rodrigues

Lajeado, maio de 2017

TESTE DA CHAMA

Kelin Taís Cadore¹

Taís dos Reis Machado²

Vanessa Spolti Lupato³

Resumo: Esta experiência consiste na realização de testes de chama, frequentemente utilizados na identificação de determinados compostos, nomeadamente de íons metálicos. Corresponde as transições eletrônicas de determinado elemento químico presentes na amostra em estudo (em especial na forma iônica) consiste em expor os sais a elevadas temperaturas, para que os cátions que os constituem passem do estado fundamental a estados excitados, com posterior emissão de radiações de cor característica, sob a forma de uma chama colorida ocorrendo assim um exemplo de análise por via seca. Baseado no espectro de emissão do elemento, o composto irá modificar a cor da chama para uma cor característica, no experimento foram utilizados os sais de Cu, Na, Li, Sr e Co sendo verificados suas colorações.

Palavras-chave: Chama. Cor Característica. Elétrons

1 INTROUÇÃO

Cada elemento químico apresenta uma distribuição eletrônica específica, com níveis de energia particulares. Quando um elemento químico absorve energia, que pode ser de uma chama, está absorção pode provocar a passagem do elétron de um nível de menor para outro de maior energia.

O teste de chama baseia-se no fato de que quando uma certa quantidade de energia é fornecida a um determinado elemento químico, alguns elétrons da última camada de valência absorvem esta energia passando para um nível de energia mais elevado, produzindo o que chamamos de estado excitado. Quando um desses elétrons excitados retorna ao estado fundamental, emite uma quantidade de energia radiante, igual àquela absorvida, cujo comprimento de onda é característico do elemento e da mudança do nível eletrônico de energia. Assim, a luz de um

 _________________

¹ Aluna do Curso Técnico em Alimentos, Centro Universitário Univates. kelincadore004@gmail.com

² Aluna do Curso Técnico em Química, Centro Universitário Univates. taizinhamachado10@gmai.com

³ Aluna do Curso Técnico em Alimentos, Centro Universitário Univates. vanessaspolti@gmail.com

comprimento de onda particular ou cor, é utilizada para identificar o referido elemento. (BACCAN, 1988)

A emissão da luz depende da diferença de energia entre a camada eletrônica em que o se encontrava e a camada para a qual “saltou” ao receber energia. Como a luz visível é formada por ondas eletromagnéticas distribuídas numa certa faixa de frequências, e a frequências da onda corresponde a quantidade de energia que ela transporta, temos que, a energia emitida pelo elétron é percebida por nós na forma de luz com a cor determinada pela quantidade de energia liberada (SÓ Biologia)

O presente teste teve como objetivo verificar a presença de determinados elementos químicos nos sais utilizados, através do teste da chama e comparar com o padrão de cores emitidos pelos elétrons ao fazerem a troca de camada.

2 MATERIAIS E REAGENTES

2.1 Materiais

  • Bico de Bunsen
  • Alça de Platina
  • Becker

2.2 Reagentes

  • Sulfato de Cobre
  • Cloreto de Lítio
  • Cloreto de Cobalto
  • Cloreto de Sódio
  • Cloreto de Estrôncio
  • Ácido Clorídrico

2.3 Procedimento

  • Colocou-se em um bécher de 250mL aproximadamente 20mL de ácido clorídrico;
  • Limpou-se a alça de platina no ácido Clorídrico;
  • Mergulhou-se a alça na solução de ácido clorídrico, em seguida mergulhou-se a mesma no sal, com o sal aderido ao fio, levou-se o fio a chama do bico de Bunsen para que o sal fosse aquecido;
  • Este procedimento foi repetido com os sais, Sulfato de Cobre (Cu), Cloreto de Estrôncio (Sr), Cloreto de Lítio (Li), Cloreto de Cobalto (Co) e Cloreto de Sódio (Na). Observando-se a coloração da chama emitida por cada um dos sais testados;

3 RESULTADOS E DISCUÇÕES

Para esta experiência, as observações foram acompanhadas de pesquisas e muita literatura, afim, de confirmar os dados obtidos, para os metais obteve-se êxito pois todas as cores foram iguais às descritas pela literatura e pesquisas. O teste de chama é rápido e fácil de ser feito.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)   pdf (367.6 Kb)   docx (250.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com