TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teste de chama

Por:   •  29/9/2016  •  Relatório de pesquisa  •  870 Palavras (4 Páginas)  •  445 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAI ROBERTO MANGE

CURSO TÉCNICO EM QUIMICA

TESTE DE CHAMA

RENATO MENDES SIQUEIRA

Anápolis,

2016

RENATO MENDES SIQUEIRA

TESTE DE CHAMA

Relatório de Aula Prática apresentado como forma de avaliação parcial a disciplina Fundamentos a Técnicas Laboratoriais do curso Técnico de Química da Faculdade de Tecnologia SENAI Roberto Mange.

Prof: Marli Santos

       

Anápolis,

2016


1 – INTRODUÇÃO

Colocar espaçamento antes de cada paragrafo

Cada elemento químico apresenta uma distribuição eletrônica específica, com níveis de energia particulares. Quando um elemento químico absorve energia, que pode ser de uma chama, esta absorção pode provocar a passagem do elétron de um nível de menor para outro de maior energia (é a transição eletrônica). Como o elétron deixou um nível de menor energia para ocupar outro de energia mais elevada, aquele nível inicial ficou desocupado e a tendência do elétron é retornar à condição inicial (ou seja, devolver o átomo a seu estado fundamental). Nesta situação, a energia absorvida pelo elétron é liberada e pode o fazer emitindo algum tipo de radiação, algumas vezes com comprimentos de onda da região do visível, no espectro eletromagnético. Uma vez que os átomos possuem distribuições eletrônicas particulares, estas energias liberadas pelos elétrons, no seu retorno aos níveis de origem, podem ser utilizadas para identificação de elementos químicos presentes nos materiais, já que cada elemento irá apresentar absorção e emissão de energia em quantidades específicas. No final da introdução coloca so o sobrenome do autor e o ano entre parêntese. Exemplo: (PURCRS, 2016).

Disponível em: http://www.pucrs.br/quimica/professores/schenato/download/chama.pdf 19/09/2016 às 12h20min)

De acordo com o modelo atômico de Bohr os elétrons descrevem ao redor do núcleo órbitas circulares, com energia fixa e determinada (quantizada). Quando o elétron recebe energia suficiente do meio exterior ele salta de uma órbita para outra. Após receber esta energia o elétron tende a voltar para a órbita de origem, devolvendo a energia recebida na forma de luz ou calor. O modelo atômico de Bohr possui diversas limitações, e atualmente não é aceito, pois se sabe que os elétrons não descrevem uma órbita circular em torno do núcleo e sim que eles possuem propriedades ondulatórias e de partículas, porém, este modelo serviu como base para desenvolvimento de modelos atuais em que o conceito de energia quantizada (pacotes de energia) ainda é aceito. A identificação de alguns elementos é possível através da excitação dos elétrons, pois os íons quando são excitados de alguma forma emitem luz, seja no espectro do visível ou não. Cada íon emite uma determinada radiação de comprimento de onda característico.   (Disponível em: http://www.ebah.com.br/content/ABAAAezzIAB/teste-chama 19/09/2016 às 12h20min) No final da introdução coloca so o sobrenome do autor e o ano entre parêntese.exe: (EBAH, 2016).

Testes de chama são executados sistematicamente com chamas de pré-mistura. Para esses experimentos, usam-se as lata maiores, com os furos laterais, contendo 3 mL de etanol. Deposite sobre a tampa da lata, nas vizinhanças da abertura, algumas gotas de solução aquosa de cada um dos sais e inflame o conteúdo da lata. Com o aquecimento da tampa, a solução de sal ferve e pequenas gotas de solução serão aspergidas para a chama, gerando as cores características de cada cátion. (Disponível em: http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc23/a11.pdf 19/09/2016 às 12h20min) No final da introdução coloca so o sobrenome do autor e o ano entre parêntese

Identificação de alguns metais através da radiação visível emitida quando os elétrons do metal são excitados através de contato com a chama do Bico de Bunsen, devido à energia recebida na forma de calor.

2 - MATERIAIS E REAGENTES

2.1- Materiais

  • Bico de Bunsen
  • Fio de Platina

2.2- Reagentes

  • Cloreto de Lítio
  • Cloreto de Bário
  • Cloreto de Cálcio
  • Ácido Clorídrico
  • Cloreto de Sódio
  • Cloreto de Potássio
  • Cloreto de Cobre ll
  • Cloreto de Estrôncio

3 - PROCEDIMENTOS EXPERIMENTAIS

  1. Fez-se a limpeza da Argola do Fio de Platina, na solução de Acido Clorídrico.
  2. Colocou-se a Argola do Fio de Platina em contato com um dos Cloretos.
  3. Levou-se a Argola do Fio de Platina ate a Chama do Bico de Bunsen, observou-se e anotou-se a Cor.
  4. Procedeu-se assim com as demais amostras os Elementos químicos iguais o anterior.

4 - RESULTADO E DISCUSSÃO

Tabela: Resultado da identificação dos Elementos Químicos

Amostra

Cor da Chama

Cor da Chama Analisada

Cloreto de Sódio

Amarelo

Amarelo Alaranjado

Cloreto de Potássio

Laranja Purpura

Laranja

Cloreto de Bário

Amarelo Esverdeado

Amarelo Esverdeado

Cloreto de Lítio

Vermelho Carmim

Vermelho

Cloreto de Cobre ll

Verde

Verde

Cloreto de Cálcio

Laranja Avermelhado

Laranja Avermelhado

Cloreto de Estrôncio

Vermelho Purpura

Vermelho

A tabela deve conter as linhas verticais . vc inseri a tabela normal e retira as linhas laterais e horizontais. E deixa as verticais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)   pdf (119.6 Kb)   docx (26.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com