TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Titulação Ácido Base

Por:   •  4/6/2016  •  Relatório de pesquisa  •  2.324 Palavras (10 Páginas)  •  326 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1]

SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM INDUSTRIAL – CAMPUS INTEGRADO DE MANUFATURA E TECNOLOGIA

SENAI – CIMATEC

Curso técnico em petroquímica

LABORATÓRIO

RELATÓRIO

Disciplina:         Técnicas laboratoriais                         Turma: 46736

Docentes: Thiago Venceslau                                

Data da experiência: 01/04/2016                             Data de entrega: 08/04/2016

Experiência: Análise volumétrica: determinação do teor de ácido acético em amostra de vinagre.  

Discentes: Amanda Keyla

Larissa Andrade

Pedro Paulo

Tamires Viegas

SALVADOR

ABRIL/2016

Amanda Keyla, Larissa Andrade, Pedro Paulo e Tamires Viegas.

ANÁLISE VOLUMÉTRICA: DETERMINAÇÃO DO TEOR DE ÁCIDO ACÉTICO EM AMOSTRA DE VINAGRE.

[pic 2]

SALVADOR

ABRIL/2016

  1. RESUMO

Este relatório apresenta o experimento realizado pela turma de petroquímica. Nesta prática foi possível realizar uma titulação ácido-base, a partir de uma amostra de vinagre comercial, para determinar a concentração de ácido acético presente na amostra. Além de ser exercitado o manuseio de vidrarias e reagentes foi possível realizar alguns dos métodos mais importantes utilizados em laboratório como a titulação, preparação de soluções e análises de amostras.

Palavras-chaves: Titulação, vinagre, ácido-base.

  1. INTRODUÇÃO

A química analítica é o ramo da química que permite a análise qualitativa e quantitativa dos componentes de uma amostra. Entre os tipos de análises quantitativas, a titrimetria, também conhecida como titulação, é a mais empregada devido a fácil execução e baixo custo. Entretanto, a titrimetria é menos precisa do que outras técnicas como, por exemplo, a gravimetria. Existem diferentes procedimentos de titulação baseados nas propriedades dos compostos da amostra. A titulação ácido-base é usada frequentemente, pois a determinação do ponto de equivalência é facilitada devido à presença dos indicadores ácido-base. Existem titulações por precipitação, formação de complexos ou redox, cada qual mais adequada aos compostos da amostra a ser analisada.

A titulação ácido-base consiste na reação entre uma amostra com volume conhecido e outra amostra com volume e concentração conhecidos. A primeira nomeia-se como titulado, e a segunda o titulante. Sendo elas ácidos e bases. O indicador ácido-base informa o ponto de viragem da solução, pois a partir do momento que o titulante está em excesso, ocorre uma mudança do pH e, por sua vez, gerando uma mudança na coloração do indicador.

A determinação do teor do ácido acético em amostras de vinagre comercial, composto principal de ácido acético, pode ser realizada através da titulação ácido-base utilizando uma base forte, hidróxido de sódio, como titulante. A reação entre esses componentes gera um sal, o acetato de sódio, e água. Segue abaixo a reação química:

CH3-COOH(aq) + NaOH(aq) → CH3COONa(aq) + H2O(l)  [1]

O ácido acético é um ácido fraco. Os ácidos fracos são aqueles os quais, em meio aquoso, não ocorre a dissociação completa dos íons. Essa característica pode ser representada quantitativamente através da constante de acidez, o Ka.  O Ka é obtido da seguinte forma:

Ka = [A-] × [H3O+]
                [HA]

O Ka apresenta a relação de quantos íons hidrônio, H3O+, e a base conjugada, A-, são liberados por um ácido, HA. Quanto maior a quantidade de íons liberados pelo ácido, maior a constante de acidez. O pKa é o negativo do logaritmo da constante de acidez, representado por:

pKa = - log Ka

O ácido acético possui Ka igual a 1,753 x 10-5. O seu pKa é aproximadamente:

pKa = - log 1,753 x 10-5

pKa = 4,756

O hidróxido de sódio é uma base forte, pois dissociasse completamente em solução aquosa liberando os íons OH- e Na+. Outra base com dissociação completa poderia ser utilizada, como o hidróxido de potássio. A reação segue abaixo:

CH3-COOH(aq) + KOH → CH3-COOK + H2O [2]

Essa reação [2] gera o acetato de potássio. É necessária uma base forte para visualizar com mais facilidade o ponto de viragem do processo de titulação, pois o excesso de base forte altera brutamente o pH da solução.

O ponto de viragem determina o fim do processo de titulação. O ponto de viragem consiste no momento onde a concentração de base supera a concentração do ácido, ou vice-versa, devido a neutralização completa deste último. A base em excesso na solução, neste caso o hidróxido de sódio, altera o seu pH e essa alteração é perceptível devido a mudança de coloração do indicador ácido-base. A fenolftaleína é um indicador incolor em meio ácido, mas apresenta coloração rosa-carmin em meio básico. Utilizado amplamente, entretanto não sendo o único. Outros indicadores são utilizados dependendo da faixa de pH onde ocorre a alteração de cor. Por exemplo, o azul de bromotimol pode ser usado na titulação do ácido acético, já que a alteração de cor ocorre em meio básico. Todavia, o azul de bromotimol não é recomendável, pois a alteração de cor é em meio ácido, sendo assim impossível determinar o ponto de viragem para meio básico.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.3 Kb)   pdf (197.7 Kb)   docx (616.8 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com