TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Velocidade do som em metais

Por:   •  6/5/2019  •  Trabalho acadêmico  •  320 Palavras (2 Páginas)  •  242 Visualizações

Página 1 de 2

Velocidade do som em metais

  1. Introdução
    A propagação de ondas mecânicas em um meio material da-se pela transmissão de vibrações das partículas constituintes do meio. O som é um exemplo de onda mecânica longitudinal, por ser uma vibração paralela a direção da propagação.
    Neste experimento, pretende- se medir a velocidade de propagção do som de uma barra metálica de cobre e outra de latão. Soltando a barra verticalmente pode-se perceber que ela “pula” ao atingir o solo. Isso acontece pois a vibração percorre ela ate atingir a extremidade superior e então volta até a extremidade inferior fazendo a barra pular. Portanto a velocidade dessa vibração ( do som) é dada por :
    v = 2l/t                                        
    (eq. 1)
  2. Objetivo
    Determinar a velocidade de propagação do som em uma barra de metal.
  3. Procedimento
    Montamos um circuito envolvendo uma fonte de tensão, um resistor, um capacitor, a barra de metal e uma fonte metálica. A principio ligamos o circuito com fim de carregar o capacitor com uma tensão de mais ou menos 10 V. Desligamos o circuito da fonte mantendo o capacitor carregado, logo em seguida batemos a barra na base de metal de modo a descarregar o capacitor, repetimos esse processo ate termos uma potencia baixa. Escolhemos fazer a analise pelo procedimento I. Anotamos os valores e fizemos um gráfico. A partir disso e da equação:



    (que relaciona Vi, Vf e o tempo de descarregamento do capacitor) e da inclinação dos gráficos podemos encontrar o tempo em que a barra ficou em contato com a base de metal. Dessa maneira, conhecendo o tamanho da barra e o tempo que ela fica em contato com a base podemos encontrar a velocidade do metal na respectiva barra (usando a eq. 1).


...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)   pdf (30.1 Kb)   docx (7.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com