TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho de química: água e suas funções, tipos

Seminário: Trabalho de química: água e suas funções, tipos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/3/2014  •  Seminário  •  3.139 Palavras (13 Páginas)  •  341 Visualizações

Página 1 de 13

Trabalho de Química: Água e suas funções, tipos e etc...

*Por que a terra se chama planeta água?

A água não é só uma mera substância química formada por átomos de hidrogênio e oxigênio. De acordo com os cientistas a primeira espécie viva surgiu nas águas salgadas de origem a nossa espécie.

Se pensar que 3/4 da superfície da terra é de água, sendo que 97% são de água salgada e os 3% é de água doce. Na terra tudo é mantido por água a indústria, população, plantações e até nosso oxigênio que nos respiramos. Esse oxigênio vindo da água que, é equivalente a 70% do oxigênio total da terra, e são produzido pelas microscópicas algas dos rios, lagos e oceanos.

*Como está distribuída a água em nosso planeta?

A água potável, ou mesmo água doce disponível na natureza, é bastante restrita, cerca de 97,61% da água total do planeta é proveniente das águas dos oceanos; calotas polares e geleiras representam 2,08%, água subterrânea 0,29%, água doce de lagos 0,009%, água salgada de lagos 0,008%, água misturada no solo 0,005%, rios 0,00009% e vapor d’água na atmosfera 0,0009%.

*O que é água potável? Como ela deve ser?

Água potável corresponde a toda água disponível na natureza destinada ao consumo e possui características e substâncias que não oferecem riscos para os seres vivos que a consomem, como animais e homens. A água, em condições normais de temperatura e pressão, predomina em estado líquido e aparentemente é incolor, inodora e insípida e indispensável a toda e qualquer forma de vida.

Essa água está disponível para toda a população, seja rural ou urbana, no ambiente ru-ral não há o tratamento antecipado desse recurso, no entanto, nos centros urbanos quase sempre se faz necessário realizar uma verificação da qualidade e grau de contaminação, uma vez que nas proximidades das cidades os córregos e rios são extremamente poluídos.

*O que é água dura? Quais os problemas que ela pode causar?

Muitas águas com têm os cátions cálcio (Ca² +(aq)), Magnésio (Mg²+(aq)) e ferro ll ( Fe²+(aq)), que vêm acompanhados dos ânions carbonato, cloreto ou sulfato. É a quantidade de cátions citados, principalmente o cálcio e magnésio, que determina a dureza da água.

Se a água estiver apresentando teores de cátions acima de 150 mg/L, então a água é dura ; se estiver abaixo de 75mg/L, a água é mole; e ser for entre 75mg/L e 150mg/L, a água é moderada.

De forma genérica, essa reação pode ser representada por:

2 R ─ COONa(s) + Ca2+(aq) → (R ─ COO)2Ca(ppt) + 2 Na+(aq)

sabão cátion sal de cálcio cátion

(sal de sódio) cálcio precipitado sódio

Um exemplo é o sabão estereato de sódio (C17H35COONa(s)), que é solúvel na água, produzindo o ânion estereato, como mostrado a seguir:

C17H35COONa(s) → Na+(aq) + C17H35COO1-(aq)

Mas, na água dura, esse ânion reage com o cátion cálcio e impede a ação do sabão:

C17H35COO1-(aq) + Ca2+(aq) → (C17H35 ─ COO)2Ca(ppt)

Esse tipo de problema levou ao desenvolvimento dos detergentes sintéticos.

A água dura não é perigosa para sua saúde, mas pode causar vários problemas:

Vestuário – roupas certamente ficar danificado pela água dura, diminuindo sua vida útil.

Pratos – por causa da água dura, os pratos terão resíduos sobre as mesmas.

Sabão – sabão não terá o mesmo efeito com água doce. Leva muito mais tempo para fazer espuma.

Encanamento – o maior danificado será feito para a tubulação e também isso significa maiores custos de manutenção. Torneiras, tubos e aquecedores de água vão ficar danificados e precisará de reparos.

*O que é água mineral? Qual a sua classificação da água mineral quanto á sua composição química? Dê as características de cada tipo?

Águas de origem subterrânea que fazem parte de um contexto hidrogeológico dinâmico, possuindo ainda composição química e características físicas e físico-químicas bem defini-das, bem como pureza microbiológica, considerando as flutuações naturais (Lauro de Oliveira Silva Júnior, químico – CPRM/LAMIN).

Águas provenientes de fontes captadas em nascentes ou poços, cujo valor total de sólidos dissolvidos (TDS) não seja inferior a 250 mg/L (CODE of Federal Regulations, EUA).

Água Mineral Natural é a água obtida diretamente de fontes naturais ou por extração de águas subterrâneas. É caracterizada pelo conteúdo definido e constante de determinados sais minerais, oligoelementos e outros constituintes, considerando as flutuações naturais (RDC 274/2005 – ANVISA – MS).

As águas podem ser captadas diretamente das fontes, fazendo uso da construção de caixas de captação ou através de sondagem (poço tubular), utilizando técnicas adequadas, de modo a manter a integridade química, física, físico-química e microbiológica.

Na prática, o que diferencia a água mineral da água subterrânea são seus usos, pois a origem é a mesma. Assim, o termo Água Mineral é utilizado para fins de engarrafamento e balneabilidade, e Água Subterrânea, quando seu uso é para a indústria, agricultura, abastecimento público etc.

Definição e classificação conforme código de águas minerais vigente

As águas minerais brasileiras são classificadas de acordo com o Código de Águas Minerais (Decreto-Lei n° 7.841, de 08/08/1945), que as define, em seu art. 1º, como: “aquelas provenientes de fontes naturais ou de fontes artificialmente captadas que possuem composição química ou propriedades físicas ou físico-químicas distintas das águas comuns, com características que lhes confiram uma ação medicamentosa”. Já em seu capítulo 3º são definidas as águas potáveis de mesa como “as águas de composição normal provenientes de fontes naturais ou de fontes artificialmente captadas, que preencham tão somente as condições de potabilidade para a região”. Esse Decreto-Lei, além de classificá-las, ordena o seu aproveitamento através

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.4 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com