TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tratamento de efluentes indústriais para descarte

Por:   •  31/10/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  801 Palavras (4 Páginas)  •  546 Visualizações

Página 1 de 4

Objetivos

O objetivo do Projeto Aplicado do 2 semestre de 2015 é construir um protótipo de uma estação de tratamento de efluentes antes de seu descarte para o esgoto. O grupo tem como meta representar em escala reduzida o funcionamento do tratamento de efluentes de uma empresa metalúrgica produtora de aços.

Resumo de funcionamento

A água chega na estação de tratamento de efluentes, com altas concentrações de metais e ácidos clorídrico e sulfúrico.

O artigo 19-A da CETESB, diz que o efluente não pode ser descartado sem tratamento em corpos hídricos e em redes de esgoto.

Neste sistema a água chega com pH ácido entre 2-3 e com metais pesados, é recolhida em um tanque subterrâneo especial vedado e com contenção contra vazamento, para que não haja, por hipótese alguma, contaminação do solo.

Esse tanque possui uma bomba que joga o efluente para o tanque de neutralização, onde é feita a correção do pH. A água para ser descartada, precisa atender a legislação que diz que o pH deve medir entre 5-9, para atingir este objetivo é feita a dosagem de cal.

O próximo passo do processo é a entrada no tanque de equalização, onde é adicionado floculante (um polímero que possui função de agrupar metais), separando os metais da água. Esse floculante é dissolvido antes de ser jogado no tanque.

A seguir, a água passa para o tanque de decantação, onde os sedimentos são filtrados em filtros agrupados como colméias, o material pesado fica no fundo e a água passa pelo filtro sendo finalmente descartada na rede de esgoto.

O material decantado que fica no fundo do tanque, é filtrado em um filtro prensa e a seguir descarta-se a lodo.

O descarte da lodo é feita da seguinte forma, por ser um material contaminado, tem um destino especial, onde uma empresa autorizada que presta serviços de transporte e descarte deste material. Esta empresa possui documentos regulamentários e dá o correto destino ao material, atendendo a legislação vigente de Resíduos Indústriais.

Fluxograma do Processo de tratamento

1- Neutralização dos Ácidos- Feito através da adição de soda cáustica líquida no tanque de neutralização, onde o Ph é elevado para 8,6.

2- Oxidação dos Metais- No tanque de aeração é ejetado uma grande quantidade de oxigênio com o objetivo de ajudar na precipitação dos metais, forçando uma separação da parte líquida e sólida dos efluentes.

3- Floculação- Nesta etapa é adicionado o floculante no efluente, trata-se de um agente capaz de unir as pequenas partes sólidas presentes no efluente, formando partículas maiores e mais pesadas.

4- Decantação- No decantador, os flocos formados são depositados no fundo do tanque e o efluente tratado transborda nos vertedouros.

5- Filtragem- Todo material que ficou no fundo dos decantadores é bombeado para um filtro prensa, neste filtro é então obtido um lodo onde fica retido todos os poluentes que estavam misturados aos efluentes.

Após todos os processos de tratamento, é obtida uma água com qualidade suficiente para ser descartada na rede pública de esgotos de forma segura e sem risco de poluição ambiental. O lodo pode ser reciclado nas indústrias de cimento como matéria prima para as mesmas.

Importância do Equipamento

Além de atender a normas e leis que preveêm multas casos as condições não sejam atendidas nos processos, uma estação de tratamento de efluentes industriais é de suma importância para as indústrias, pois além do fator econômico (trata e reutiliza a água) tem também o fator ecológico, pois elimina ou minimiza os efeitos negativos que o descarte irregular de tais materiais contaminados causam no meio ambiente e ecossistema local.

A representação de um protótipo deste tipo tem grande importância para o estudo e entendimento de todas as etapas e processos contidos num tratamento de efluentes industriais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)   pdf (152.9 Kb)   docx (29.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com