TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Uso de complexos em tratamento médico

Por:   •  30/11/2022  •  Abstract  •  633 Palavras (3 Páginas)  •  67 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1][pic 2]

Docente: Liliane Catone Soares

Curso: Química analítica B

Graduação: Química Industrial

      Data de entrega: 18/10/2022

Discentes: Charles Dourado; Michael Soares; Raphael Tuna e Wagner Zwicker.

Resumo: Uso de complexos em tratamento médico

Os metais possuem uma característica fundamental para realizar suas funções biológicas, eles são bons redutores, ou seja, apresentam-se facilmente em sua forma catiônica. As biomoléculas como proteínas e DNA são ricos em elétrons, o que gera interações eletrônicas com os metais.

A carga positiva dos metais também é de grande importância para a solubilidade destes no meio fisiológico, quando solubilizado precisa passar pela dessolvatação, assim como a biomolécula, após a dessolvatação liga-se a molécula biológica correspondente e forma o complexo, este que possuirá a carga positiva igual a do íon metálico, por consequência, será solvato. Normalmente o complexo formado possui grande estabilidade devido a efeitos estéricos, eletrônicos e até mesmo entrópicos. Alguns conceitos citados relativos à estabilidade metal-biomolécula são meramente qualitativos, eles são melhor interpretados quando são avaliados pela teoria ácido e bases duros e macios.

Os  metais de transição atuam como catalisadores na deterioração oxidativa de macromoléculas biológicas, uma vez que se ligam a bio nucleófilos, moléculas ricas em elétrons, como proteínas, polipeptídeos e enzimas. O chumbo e mercúrio, por exemplo, geram intoxicações crônicas, ou seja, toxicidade desenvolvida durante exposição contínua a uma substância durante vários meses ou anos. O tempo de vida destes metais no meio biológico varia de anos a dias, depende muito da afinidade do cátion com a molécula, referente a esta afinidade, se tem que estes metais interagem mais com as proteínas, muitas dessas que atuam no organismo como enzimas, por consequência, afeta prejudicialmente diversas funções biológicas, e este prejuízo é chamado de ação tóxica.

Como existe um valor médio ideal da quantidade de cada elemento no organismo humano, o próprio sistema biológico se auto regula por meio da homeostase, que funciona como um tampão, onde mudanças na concentração total do metal não refletem diretamente no metal livre e na presença do ligante.

TOXIDEZ E HOMEOSTASE METÁLICA

        Metais são os componentes fundamentais dos minerais da crosta terrestre. Por isso, encontram-se entre os mais antigos agentes químicos tóxicos de origem natural conhecidos pelo homem, os efeitos tóxicos causados por metais são geralmente resultado da ligação destes com bionucleófilos. A toxidez dos compostos metálicos diferencia-se da maioria das moléculas porque depende muito das características do elemento metálico em questão. A expressão desta toxidez depende também das modificações toxicocinéticas derivadas do tipo de molécula: por exemplo, o mercúrio é principalmente agente neurotóxico por sua capacidade de atravessar a barreira hematoencefálica promovendo migração neuronal anormal; por outro lado, cloreto de mercúrio é nefrotóxico e consegue ser eliminado pelos rins.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (554.4 Kb)   docx (493.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com