TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Democratização e o Grande Desenvolvimento do Transporte Aéreo

Por:   •  13/9/2018  •  Pesquisas Acadêmicas  •  382 Palavras (2 Páginas)  •  278 Visualizações

Página 1 de 2

Essa análise tem por objetivo identificar o comportamento do consumidor brasileiro que utilizam vôos domésticos. Segundo uma pesquisa aplicada pela Secretaria de Aviação Civil realizada em 65 aeroportos “Quase metade dos passageiros de viagens aéreas domésticas têm entre 31 e 45 anos e viajam em sua maioria a trabalho ou estudo ”. Abaixo um gráfico representa esses consumidores :

[pic 1]

Fonte: http://www.aviacao.gov.br/obrasilquevoa/perfil-do-passageiro.php

Com a democratização e o grande desenvolvimento do transporte aéreo,  passagens aéreas diminuíram até 50% como cita a Empresa Brasileira de transportes aéreos :“Desde 2002, com o início da liberdade tarifária nas passagens aéreas, o valor médio dos bilhetes baixou 50% e passou de R$ 642,54 (2002) para R$ 349,14 (2016)”.

A motivação do consumidor ao preferir esse meio de transporte foi o custo da passagem, o tempo e o conforto das linhas aéreas. A influência familiar em viagens é o que mais pesa, entre viajar de carro ou ônibus, onde a viagem seria mais demorada e com menos conforto, as famílias fazem uma balanço entre custo x beneficio x conforto, onde uma viagem de avião leva em média de 2 a 3 horas e o valor seria compatível com os valores de outros tipos de transportes. Outra pesquisa feita pela Flight Price Index 2017 mostra que o Brasil ocupa um ranking global em primeira posição em relação a valores de passagens aéreas de voos domésticos. Os voos domésticos facilitam a compra por terem destinos mais acessíveis, as classes que utilizam esse serviço segundo dados da ANAC são A, B e C. A renda per capita aumentou nos últimos anos o que contribui para esse tipo de consumo  pelas classes C, já que antes somente as classes A e B podiam usufruir desse tipo de luxo, cenário que foi modificado pelo aumento da renda per capita e diminuição no preço das tarifas. Conforme pesquisa realizada pela Secretaria de Aviação Civil O Brasil Que Voa, tanto o gênero masculino quanto o feminino utilizam transporte voos domésticos, com faixa etária entre 31 a 45 anos, e o motivo da viagem seria para trabalho ou estudo, contudo as viagens não se restringem somente a trabalho ou estudo, uma parcela utiliza o transporte aéreo para lazer ou motivos de saúde.

https://www.kiwi.com/stories/flight-price-index-2017/usd/ - 01/04/2018 as 11:26  

http://querovoar.abear.com.br/#fatos 03/04/18 17:19

https://veja.abril.com.br/ciencia/com-luxo-e-banquete-saiba-por-que-voar-de-aviao-era-para-poucos/ 03/04/17 17:00

http://www.aviacao.gov.br/obrasilquevoa/ 03/04/18 16:35

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (172.6 Kb)   docx (94 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com