TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Departamento Pessoal

Por:   •  7/4/2021  •  Resenha  •  1.631 Palavras (7 Páginas)  •  249 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

[pic 2]

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

 MBA EM GESTÃO DE DEPARTAMENTO PESSOAL E RALAÇÕES TRABALHISTAS

 

Resenha Crítica de Caso

Trabalho da disciplina: Gestão Estratégica e Empreendedorismo

                                                                     

Rio de Janeiro

2020

MATANDO O CRAIGSLIST: EMPREENDEDORISMO NO MERCADO DE ALUGUEL DE APARTAMENTOS ON-LINE

Referência:  COLES, Peter, GANSW, Oshua, YU, El- Yuan. Matando o Craiglist: Empreendedorismo no  Mercado de Aluguel de Apartamentos On-line . The University Harvard Business School, 9-912-009, 2012 Disponível em: http://www.pos.estacio.webaula.com.br. Acesso em:

INTRODUÇÃO

        O presente Estudo de Caso aborda o Empreendedorismo dentro do mercado on-line de aluguel de apartamento, e a Gestão estratégica para o sucesso nesse mercado, que tinha como referência a empresa Craigslist que começou com serviço de distribuição de e-mails e após o crescimento passou a oferecer para seus usuários o serviço para postar avisos e anúncios.

A Internet adquiriu um papel relevante dentro das empresas no que diz respeito á questão gerencial e gestão de imagem institucional. Nos dias de hoje, o mundo empresarial presencia no cotidiano os efeitos da era do avanço da tecnologia, a competitividade, e eficiência no uso da ferramenta, fazendo com que permanentes oscilações em diferentes situações ocasionassem dificuldades para um bom resultado.

A Internet teve um grande crescimento na década de 90, foi quando as empresas começaram a enxergar uma nova oportunidade para chegar mais rápido aos seus consumidores, pois o mercado de Apartamento dos era altamente dividido por diferentes mercados, que variava por tendências. A internet por si só, pode ser uma ferramenta de suma importância seja para construir ou destruir a imagem de uma empresa, e por isso as empresas precisam de um Planejamento estratégico, pois se a empresa não a participar será “engolida” pelas mídias sociais e não terá como se defender. Além disso, não participar significa também deixar de falar com milhões de consumidores sobre seus serviços.

        

DESENVOLVIMENTO

        O Trabalho apresentando no Estudo de Caso, os Autores apresentaram o desenvolvimento do Mercado de Aluguel de Apartamentos on-line, através de comparativos das empresas que ofereceram esse tipo de serviço online: Graiglist, RendtJungle e a RentHop.

        O Mercado de Aluguel de Apartamentos On-line, começou com o grande crescimento da internet na década de 1990, pois o mercado de apartamento era muito fragilizado, pois os Mercados imobiliários locais eram gerenciados com a tendência do mercado , isso tendo como exemplo “A Cidade de Nova York teve taxas de vacâncias tão baixas quanto 1%, enquanto Houston e Orlando viram taxas de vacâncias em torno de 10% e Detroit enfrentou taxas tão elevadas quanto a 18%” (COLES, Peter, GANSW, Oshua, YU, El- Yuan. Matando o Craiglist: Empreendedorismo no Mercado de Aluguel de Apartamentos On-line. The University Harvard Business School, 9-912-009, 2012) citamos o mesmo para exemplificar que não era fácil entrar nesse mercado.

        Exatamente após o crescimento da internet, as empresas de mercado de locação de apartamentos online, começaram a enxergar o crescimento, e em 2011 começou uma disputa complexa para trazer imóveis dos proprietários  para o então chamados “ Caçadores” de imóveis, dando assim categorias para essa nova era: Sites de listagem (Serviços de listagem locais, onde as revistas faziam os classificados online, cobrando taxas por anuncio); Sindicadores (Serviços que oferecia aos proprietários e aos corretores uma “retaguarda” levando uma listagem de ambos, para respostarem); Classificados on-line ( Serviços de avisos virtuais nos quais os apartamentos eram colocados entre categorias através de quadro de avisos, sendo um serviço gratuito); Agregadores ( Serviços de agregadores que recolhiam as listagem de outros sites e respostavam, recebendo alimentação dos Sindicadores.

        Sendo assim, apresentamos as três empresas citadas no Estudo de Caso, a empresa Craiglist foi pioneira neste tipo de serviço, iniciando em 1995 pelo então Craig Newmark , que prestava um serviço de distribuição de e-mail para os amigos para eventos locais em São Francisco,  com o crescimento do site, a empresa começou a oferecer um serviço onde os usuários podiam postar avisos e anúncios para tudo, entre bens , empregos e apartamentos, esse serviço colocou a  empresa como referência de serviços de classificados em qualquer meio.

        A Graiglist passou ser uma empresa com fins lucrativos em 1990, a partir de 2011 a empresa já tinha funcionários trabalhando em seus escritórios em São Francisco, desde o inicio do Local, para a grande maioria das categorias de anúncios as postagens eram gratuitas.

        A empresa só não tinha uma gestão estratégica , pois as informações financeiras ou de propriedades eram por estimativas, mas a mesma tinha uma grande aceitação no mercado pelos consumidores, como simplicidade do site, carregamento rápido e serviços gratuitos, porém omitia assim algumas informações, pois os usuários podiam utilizar o serviço da maneira desejada pelos mesmos, sem filtro.

        Em 2009, os empresários Jon Pastor e Rick Ferris desenvolveram a RentJungle, que era uma empresa online que oferecia serviço de buscador para aluguel de apartamento ,  para isso eles fizeram várias pesquisas de mercado e montaram uma equipe de assessores, fazendo um planejamento estratégico onde tinham como objetivo obter concorrentes para compartilhar voluntariamente suas informações.

        Segundo Kotler (1992, p. 63), “planejamento estratégico é definido como o processo gerencial de desenvolver e manter uma adequação razoável entre os objetivos e recursos da empresa e as mudanças e oportunidades de mercado

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.6 Kb)   pdf (168.9 Kb)   docx (47.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com