TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DO GESTOR ESCOLAR NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM DAS UNIDADES ESCOLARES DE 6º AO 9º ANO

Por:   •  15/1/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.238 Palavras (5 Páginas)  •  433 Visualizações

Página 1 de 5

A IMPORTÂNCIA DO GESTOR ESCOLAR NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM DAS UNIDADES ESCOLARES DE 6º AO 9º ANO.

[Marcio Firmo Batista[1]]

RESUMO

O presente artigo tem como objetivo discorrer sobre a atuação e importância do Gestor Escolar no Ensino Fundamental de 6º ao 9º Ano das escolas públicas, bem como sobre sua importância na gestão de um processo participativo e democrático, sua participação direta na elaboração nos Planos de Ações de aplicação dos recursos financeiros repassados pelo Poder Público e sua atuação na contribuição pedagógica para que se tenha um processo ensino-aprendizagem qualitativo. Espera-se que esta pesquisa aponte o melhor perfil para um Gestor de Ensino Fundamental de 6º ao 9ºAno, na atualidade, como grande formador de opiniões e nas decisões no âmbito pedagógico, administrativo e financeiro de uma Unidade Escolar. Ainda se tem a impressão que o Gestor Escolar é figura distante do dia-a-dia escolar, em uma sala isolada, que serve apenas para assinar papéis e para alunos e demais servidores devem temer a todo tempo. Esta pesquisa tem como objetivo, também, de tornar a pessoa do Gestor Escolar mais humanizada, que contribui diretamente para bom andamento das atividades escolares no ano letivo e que este está ali para contribuir com um sistema de ensino integrado, ou seja, responsável pela participação direta de todos os setores da escola ativa, pronto parar ouvir sugestões e apontar a melhor solução para possíveis problemas, seja ele administrativo ou pedagógico.

Palavras-Chave: Escola Pública; Gestor Escolar; Ensino-aprendizagem; Aplicação de Recursos.

  1. INTRODUÇÃO

O gestor escolar tem a função de gerir um sistema que possa contribuir, diretamente, para a construção de uma gestão participativa e democrática, envolvendo toda a comunidade escolar (corpo discente, corpo docente e responsáveis legais). Deverá cuidar e propiciar condições para que a escolar se torne um espaço de decisões e deliberações democráticas quanto aos assuntos pedagógicos, administrativos e financeiros (aplicação de recursos), levando em consideração a Legislação vigente. Dessa forma, o gestor escolar se torna um dos principais personagens nas atividades cotidianas e na estruturação administrativas da unidade de ensino, delegando funções aos colaboradores e ajudando na execução das mesmas. Gestão Escolar requer uma reflexão continua sobre a avaliação do trabalho escolar.  

  1. GESTOR DE ESCOLA PÚBLICA DE 6º AO 9º ANO

Gestor Escolar é o profissional que tem o papel de representar a escola, tendo papel primordial na responsabilização do bom andamento das atividades escolares, administrativas e pedagógicas, zelando sempre por um processo-ensino aprendizagem de qualidade. O Gestor Escolar, além de tudo é educador, e deve estar preparado para os em resolver vários desafios destinados à educação no cenário moderno. O gestor escolar é quem facilita, media e coordena, junto com sua equipe, às ações escolares do cotidiano, conforme destaca Lück (2009, p.17):

[...] Na escola, o diretor é o profissional a quem compete a liderança e organização do trabalho de todos os que nela atuam, de modo a orientá-los no desenvolvimento de ambiente educacional capaz de promover aprendizagens e formação dos alunos, no nível mais elevado possível, de modo que estejam capacitados a enfrentar os novos desafios que são apresentados.

A função de gestor escolar exige que o profissional esteja apto a exercer variadas funções, não mais só administrar. Esta função exige do indivíduo o papel de transformador social, que contribua na construção de uma educação de qualidade, motivando tanto sua equipe, quanto a comunidade escolar. Hora (1997), elenca que “a principal função do gestor escolar é realizar de uma liderança política, cultural e pedagógica, afim de garantir atendimento educacional para sua clientela”. Dessa forma podemos destacar que o gestor escolar é responsável, também, pelo desenvolvimento das habilidades e capacidades dos educandos de qualquer escola.

Libâneo (2001, p.102) aponta uma série de ações que corroboram com a função de gestor e as suas ações que podem ser desempenhados no âmbito escolar:  

[...] o diretor coordena, organiza e gerencia todas as atividades da escola, auxiliado pelos demais componentes do corpo de especialistas e de técnicos-administrativos, atendendo às leis, regulamentos e determinações dos órgãos superiores do sistema de ensino e às decisões no âmbito da escola assumidas pela equipe escolar e pela comunidade.

O gestor, mesmo tendo uma equipe que possibilita o desenvolvimento das metas previamente estabelecidas para o ano letivo, é ele que é responsável, em todos os aspectos pelo sucesso ou não do seu plano de ação, em qualquer aspecto.

  1. – GESTOR ESCOLAR E OS RECURSOS FINANCEIROS

Um dos grandes desafios do gestor escolar de 6º ao 9º Ano é gerir os recursos financeiros que são repassados pelos governos federal, estadual e municipal. Todas as escolas públicas, independente da esfera governamental a que pertença, recebe através do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), desde 1995, o Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), que visa custear os gastos com reparos e manutenção da Unidade Escolar, bem como a aquisição de mobiliário e equipamentos que possam ajudar na gestão de forma a contribuir num processo ensino-aprendizagem de qualidade. Algumas escolas públicas recebem, além deste, repasses de outras fontes, como os Fundos Municipais de Educação, que é uma forma de complementar os recursos financeiros necessário. Mais uma vez, destaca-se a importância do gestor escolar nesse sentido, visto que ele é responsável por aplicar de forma legal esses recursos financeiros, levando em consideração seu Plano de Ação Anual, podendo responder administrativamente ou civilmente por alguma irregularidade na aplicação desses recursos. Cabe então ao gestor, convocar a comunidade escolar e formar um Conselho (Conselho Escolar), que possa fiscalizar suas ações e aplicações desses recursos que devem estar em consonância com seu Plano de Ação anual.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.5 Kb)   pdf (110.7 Kb)   docx (16 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com