TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATIVIDADE TQC – CONTROLE DE QUALIDADE TOTAL

Por:   •  13/3/2019  •  Trabalho acadêmico  •  2.217 Palavras (9 Páginas)  •  235 Visualizações

Página 1 de 9

ATIVIDADE TQC – CONTROLE DE QUALIDADE TOTAL

Caroline da Silva Pereira Souza                 RA: 208611612452

carolinesilvasouza16@hotmail.com

Daniel Monteiro Gil                                 RA: 205938512452

dan.mgil@gmail.com

Edna da Silva Felipe Cunha                 RA: 208611812452

ednasil.felipe@gmail.com

Kelvin Batista Silva                                 RA: 209006112452

kelvinsba@hotmail.com

Rogério Carneiro Barbosa                        RA: 208996912452

primartecar@gmail.com

Curso de Tecnologia em Processos Gerenciais – 3° Semestre

Prof. Rosilene Andrea Alvarenga – Disciplina Modelos de Gestão

1. Questão - Na opinião do grupo, qual a aplicabilidade prática das ferramentas da qualidade nas organizações atuais?

Debatemos e chegamos à conclusão que hoje pouquíssimas são as empresas que praticam o uso das ferramentas da qualidade e com certeza as que utilizam são as melhores no que fazem, pois, todas essas ferramentas na prática garantem ótimos benefícios como os apresentados abaixo.

  • Melhora relação Custo x Benefício tanto para a empresa quanto para o cliente.
  • Visa ganho de Produtividade, reduz inclusive o tempo de tomada de decisão.
  • Garante serviços/produtos de Qualidade ao cliente final.
  • Agilidade em resolução de problemas encontrados antes que percebidos fora.

2. Questão – Resenhas

Na gestão empresarial existem várias ferramentas cuja base é justamente pensar em ser sempre melhor, ou seja, aumento da produtividade, obter controle dos processos, redução de custos e desperdícios e o ganho de lucratividade. A utilização dessas ferramentas de gestão é uma forma de se conhecer melhor os processos do próprio negócio, criando demanda por estudos de mercado, estudos em qualidade, gestão de equipe entre outros assuntos de importância administrativa.

2.1 KPI

KPI em inglês significa “Key Performance Indicator”, que traduzido ao português quer dizer “Indicador-chave de Desempenho”. É utilizado como medidor de desempenho nos processos de uma empresa, onde a partir das informações obtidas, é possível colaborar para o alcance dos objetivos da companhia visando os melhores resultados.

É muito utilizada por executivos e na gestão, possibilita que comuniquem entre si, e sobre o desenvolvimento da empresa aos demais colaboradores que estão abaixo deles em um nível hierárquico.

Através dos KPIs, é possível quantificar o desempenho da empresa e permite também que os trabalhadores entendam o quanto suas atividades colaboram para o sucesso desses números. Assim sendo os líderes também se baseiam para analisar e decidir sobre uma mudança de decisão, caso os números apontem para um cenário abaixo do esperado.

A partir das metas da Companhia os KPIs são utilizados como indicadores de desempenho de cada uma dessas metas, e permitem um acompanhamento imediato no decorrer das ações.

O KPI quando bem relacionado aos objetivos da empresa, poderá apontar inclusive aonde há falha de execução ou abordagem. Essas conclusões, quando mal realizadas, podem comprometer o desenvolvimento de uma empresa ou, pelo contrário, contribuir para o sucesso de sua atuação.

2.2 Diagrama De Pareto

O Diagrama de Pareto leva o nome de Vilfredo Pareto, um economista italiano que desenvolveu diversas teorias econômicas e sociais. O Diagrama tem o objetivo de compreender a relação ação - benefício, ou seja, prioriza a ação que trará o melhor resultado.

O Diagrama e sua análise são utilizados por diversas organizações com o intuito de definir prioridades na correção dos defeitos que ocorrem no ambiente corporativo. Essas informações sobre as causas e seus efeitos são pesquisadas e dispostas em tabelas que mostram a participação detalhada de cada causa em relação ao total de efeitos. Finalmente, as informações são apresentadas num gráfico conhecido como Diagrama de Pareto ou ainda como curva ABC.

Muitas vezes, no Diagrama de Pareto são incluídos valores em porcentagem e o valor acumulado das ocorrências, a partir desta forma é possível avaliar o efeito acumulado dos itens pesquisados, tornando-se uma ferramenta muito importante porque através dela é possível identificar pequenos problemas que são críticos e causam grandes perdas.

2.3 Gráfico De Ishikawa

O Diagrama de Ishikawa, também conhecido como Diagrama de Espinha de Peixe ou Diagrama de Causa e Efeito, é uma ferramenta da qualidade que ajuda a levantar as causas-raízes de um problema, analisando todos os fatores que envolvem a execução do processo.

Criado na década de 60, por Kaoru Ishikawa, o diagrama leva em conta todos os aspectos que podem ter levado à ocorrência do problema, dessa forma, ao utilizá-lo, as chances de que algum detalhe seja esquecido diminuem consideravelmente. Por ser uma ferramenta visual, ele é muito utilizado para auxiliar na organização e no raciocínio da equipe através de sua representação gráfica.

O Diagrama de Ishikawa traz muitos benefícios para as empresas quando bem utilizado. Ele pode ser usado em conjunto com outras metodologias, como as reuniões de Brainstorming (tempestade de ideias), que potencializam o rendimento dos encontros e ajudam a equipe a expor suas ideias e pontos de vista.

Portanto, é importante considerar algumas limitações e requisitos para o seu bom desenvolvimento. Por exemplo, o método, por si só, não identifica a gravidade das causas. Além disso, ele precisa de pessoas organizadas, que saibam coordenar reuniões e que tenham características de liderança para desdobrar a ferramenta.

Um dos erros mais comuns das empresas é deixar com que seus processos sejam interferidos por pequenos problemas e falhas, sem aprofundar em suas causas ou contra-atacá-las. Isso acaba deteriorando sua rotina, o que leva a prejuízos e deixa a empresa cada vez menos produtiva. Como uma das ferramentas mais importantes da gestão de qualidade, o uso do Diagrama de Ishikawa ajuda a manter essas atividades em constante aprimoramento e facilita a solução dos seus problemas, desde os mais simples até os mais complexos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.3 Kb)   pdf (290.4 Kb)   docx (251.9 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com